Mestre M. Guido - 1999

PERSPECTIVAS & HISTÓRIAS

DO ANO DE 1999

PERSPECTIVAS: O ano de 1998 não só deixou marcas profundas em mim como também me destinou uma sina que eu não compreendia, apenas sabia que uma missão eu deveria cumprir. Assim, 1999 não começou bem, contudo seu início não foi só tragédia. Luciana foi a herança que 1998 havia me ofertado, embora eu soubesse que minhas novas tendência reservar-me-iam surpreendentes revelações.

No campo profissional, tudo estava bem indefinido e a Prefeitura de Camanducaia/MG não mais me seduzia. Restringi-me a realizar minhas atividades e só.

No CCL, após o título nacional passei a ser visto como favorito máximo em todas as competições que participei. Isso, contudo, não me subiu à cabeça e eu soube administrar minhas expectativas... Mesmo assim, com o sabor da Glória, a felicidade não me acompanhou.

Afetivamente, Luciana ampliou minha coleção de amores não correspondidos. Percebi a paixão se direcionar à Nanny, à Pricila Borges, à Vanessa e finalmente ao grande amor daquele ano: Andréa de Oliveira Fernandes...

Destaques do Sentimental:

Surgiu Pricila Borges, que não conseguiu segurar os pontos e sucumbiu(algo parecido com o que houve com Luana). Outras paixões passageiras perfilaram-se, fortuitas, mas nada seria análogo ao surgimento de Andréa de Oliveira Fernandes. Ela me presenteou com o céu. O Destino, mais tarde, providenciar-me-ia o inferno...

História (mês a mês):

JANEIRO:

• Foi um período insosso e eu não consegui perceber nada de excepcional em minhas férias.

FEVEREIRO:

• A Prefeitura de Camanducaia realizou o Carnaval local. Roberto Marinho e eu fomos os principais articuladores dessa nova empreita.

• Lançamos o Projeto UNIFEST. Imediatamente as escolas locais contra-atacaram e nada pude fazer contra o poderio de indução das diretorias das mesmas. O projeto fracassou em pouco tempo.

• Meu amigo Roberto Marinho, por razões totalmente esdrúxulas ( politiqueiras ), foi demitido da Prefeitura após uma semana do Carnaval.

• Meus laços com Danilo Vasconcelos se estenderam. Surgiu, então, uma grandiosa amizade: Estavam decretados os novos rumos dos Poemas Púrpuros.

MARÇO:

• Em 06, fui com alunos da EEVME para o distrito Monte Verde. Foi horrível... Luciana esteve junto e foi a principal causa de dor para um coração que já demonstrava sinais de abatimento.

• Em 19, Luciana liquida com quaisquer possibilidades de sonho. O restante do mês foi de muita tristeza.

• Em 29, Lucilei Brígido brindou-me com o ar de sua graça e fez do meu aniversário um dia feliz embora não tanto quanto o ano do ano de 1998.

ABRIL:

• Em 27, surge uma inesperada atração entre Pricila Borges e eu. Senti que algo mais concretizar-se-ia. Não me enganara.

MAIO:

• Em 04, ocorreu a sacramentação dos momentos de amor entre Pricila e eu. Mas igualmente à Luana Monteiro, as dificuldades pesaram sobre a inexperiência de Pricila. Contudo o que houve foi lindo, belo, mágico e inesquecível.

JUNHO:

• Em 11, na Festa da EE Dr. Moreira Brandão, encantei-me com Mariene Moreira e também consegui descobrir toda a graça de Carla Félix.

• Em 16, o Palmeiras conquista a Libertadores da América no Parque Antárctica (São Paulo/SP). Nesta data, eu estava na Capital Paulista disputando a Copa das Nações de Língua Portuguesa. Competição cultural esta, que eu conquistaria no dia seguinte ao derrotar na final a campeã portuguesa Mariana Ferraz.

• Em 19, mais outra desilusão com Luciana Ramos, decreta o fim da Era Luz.

JULHO:

• Ocorreu o desenvolvimento de meu projeto, em Camanducaia designado apenas por Feira das Nações da EEVME. Apesar do capítulo lastimável envolvendo Isaac Batista e o 2º Col. A2 daquele letivo (sala de Andy), o resultado foi lindo. Curiosamente os países Argentina e Itália, causadores de comoção geral e muitos elogios, perdem em suas categorias. Consagram-se campeãs Espanha e Grécia.

AGOSTO:

• Iniciei, em 06, um namoro com Vanessa Souza. Este também não perdurou e outra vez estive entregue à sorte e à solidão.

• Lancei o GOLD LYRA CUP. O projeto sucumbiu à própria fragilidade: a Gincana não ocorreu e o Baile, em 14, foi um fracasso de público.

SETEMBRO:

• Foi outro mês sem muita graça. Lanço o Baile NOITE DA LUZ COUNTRY, minha última homenagem para Luciana, bem ao seu estilo e dentro da circunferência de seu mundo.

OUTUBRO:

• Em 07 demonstro interesse numa bela ruivinha do Distrito Monte Verde: no repente vejo em Andy a oportunidade de causar minha redenção... Tudo caminhou ao sucesso e eu não tive medo e fui em busca daquele sonho tão possível a ser real...

• Em 18, Andréa e eu rendemo-nos às nossas vontades e foi inevitável um relacionamento mais sólido.

• Em 23, ocorreu o baile. O público foi bom, contudo a predisposição dos “COWBOYS” de eternamente brigar estragou o evento.

NOVEMBRO:

• Minha amizade com o pessoal de Monte Verde se agiganta. André Tenne torna-se um exímio confidente. Paralelamente Andy revela sua face geminiana e, curiosamente, ampliou-se minha certeza: Andréa era o meu anjo salvador.

• Com o regresso do Sílvia Mitiê consegui reerguer meu ego. Estava em pé o Sagrado Lírio de Madrid. Fortalecia a lenda...

DEZEMBRO:

• Mês importantíssimo dentro de todo o contexto da minha existência.

• Em 13, ocorreu o encerramento do Letivo. Foi belíssima a noite, chuvosa, que marcou a despedida entre a turma.

• Nesta mesma noite, ocorreram as cenas de ternura e paixão entre Andy e eu. Mal sabia que esta seria a derradeira... Que o adeus jamais me seria proferido, mas que aconteceria...

• Em madrugada de 18, ocorreu a Formatura da EM Karlis Kempis de Monte Verde. Lá aguardava encontrar a Andy. Não obtive êxito.

• Na tarde de 18, ocorreu a minha despedida de Mitiê. Ela regressaria para o Japão no dia 30. Nesta data eu já estaria bem longe... Em Montevidéu.

• Em tarde de 20, dirigi-me para o Rio Grande do Sul, onde venceria os três torneios que disputaria( 24 27 e 29 ).

• Em 30, conquistei a Mercosul Cultural, consagrando-me campeão sul-americano e traria ao Brasil a Estrela Quaternária de Porto Alegre/RS – Montevidéu/URU. Estava assegurada uma vaga para o Mundial de 2000, que seria disputado em 11 de Março de 2000, na capital baiana.

• Às 18:00 de 31, cheguei à Camanducaia/MG. Uma chuva torrencial marcaria o desfecho daquele ano tão movimentado e insólito de minha vida. Chegara o tão aguardado e proferido ano de 2000.