Mestre M. Guido - 1998

PERSPECTIVAS & HISTÓRIAS

DO ANO DE 1998:

PERSPECTIVAS: Em 26/Nov./1997, eu conquistara meu primeiro título escolar no Colégio Técnico Contábil José Alves (Extrema/MG) e, além do reconhecimento, consegui junto ao Diretor Jeremias mais vagas para meus conterrâneos locais. Mal sabia tudo o que iria ocorrer... Para o meu bem e para meu desespero...

No campo profissional, acabara de realizar um brilhante trabalho de recadastramento imobiliário da Prefeitura de Camanducaia/MG, juntamente com meu amigo Luigi Raiano. Em três meses, todo o município foi percorrido e com isso ampliou-se consideravelmente a receita local com relação ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Afetivamente, houvera minha inconstante e linda saga com Cecília, quando confrontávamos culturalmente e ademais nos preenchíamos completamente. O fim desta fase revelou-me seqüelas que o tempo não cicatrizou e conduziu-me até à Cristiane. Assim, de um modo lindo, findara 1997... 1998 bem que seria o ano de minha vida... Foi e, também, não foi...

História (mês a mês):

JANEIRO:

• O primeiro dia do Ano começara lindo, embalado à canção balada: LOVE AIN’T HERE ANYMORE (Take That) ao lado de Cris (Ponte Nova).Foi demais, talvez o melhor Reveillon que já tive na vida

• Neste mesmo dia, desloquei-me a Senador Amaral com Aline & Cia e lá redigi meu primeiro poema.

• Consolidou-se minha amizade com Aline “Leka” Baião , sentimento esse que se mesclava à uma paixão contida e disfarçada que nenhum mal nos causava.

• Iniciou-se o período de rematrículas na Escola Municipal José Alves (Extrema/MG). Configurava-se com este evento minha mais linda e trágica caminhada rumo ao ínterim do meu coração: PATRÍCIA SANTOS DE ARAÚJO.

FEVEREIRO:

• No dia 02, iniciou-se a saga que revelaria muitas façanhas e tristezas ao meu viver. Conheci toda a turma camanducaiense que estudaria em Extrema e, em particular, uma pessoa chamou-me a atenção. Seu nome? Patrícia Santos Araújo.

• Na data de 18,uma chuvosa e linda quarta-feira,aula vaga coletiva no Colégio José Alves (Extrema), Patrícia e eu iniciamos uma aproximação que, de imediato, significou meu rompimento com Cristiane durante o carnaval e a revisão do meu relacionamento com Cecília, Aline Baião e demais amigos.

• Em 24, desfez-se o Pentágono da Lealdade original. Kleber e eu, únicos remanescentes, aprimoramos nossa capacidade poética e, ao lado de Aline Baião e Kelly Messina (São Paulo/SP), formamos a Equipe de Poetas Leões de Sherryatt que, de imediato, adquiriu novos membros em São Paulo e em Minas Gerais.

MARÇO:

• Este foi um período magênteo em minha vida. Patrícia tornou-se o centro da minha vida e isso acarretou em uma transformação dos meus conceitos. Definitivamente, eu amara e ademais poucos fatores eram determinantes para meu viver. Foi um sonho do qual eu jamais almejei o despertar. Ainda hoje, tanto tempo depois.

• Na data do meu aniversário (dia 29), Tatty Salles se aproxima e revela-se um perigo do qual tentei fugir... No fundo, eu sentia o poder de destruição que essa garota possuía e, nem sei o porquê, isso de algum modo me atraía... Rumo ao perigo e ao desconhecido.

ABRIL:

• Mês crucial para todas as minhas pretensões. Infelizmente, Patrícia temeu uma iniciativa mais arrojada e arrastou-se, por muito, uma situação de muitas indefinições, mágoas e contratempos.

• Em 02, conheci Roberto Marinho (que não o da Rede Globo), que se tornaria um dos meus grandes amigos. Indubitavelmente.

• Em 08, Patrícia viaja para Curitiba/PR, levando consigo os primeiros Púrpuros (poemas) e deixando-me indefinições e uma saudade doída aos extremos de minha razão.

• Ocorre, então, uma imprevista, deliciosa e pecaminosa situação: Nas noites de 10, 11 e 12, acabei envolvendo-me pelos encantos de Tatiana Salles e me entreguei ao ópio passageiro. Foi bom demais! Aproveitei todos aqueles instantes como os derradeiros. E foram...

• No dia 18, aventurei-me com Tatty Salles numa festa de casamento em Cambuí/MG. Que bobagem! Senti-me solitário, ignorado e usado, pois, descobri que fui instrumento para tão-somente afetar meu amigo Kleber Rosa.

• Em 19, declarei-me, oficialmente, para Patty. Esta não se mostrou surpresa e disse-me, então, que os obstáculos seriam incomensuráveis para uma concretização, mas que sua amizade e seu companheirismo jamais iria me abandonar. Além de que o caminho estaria aberto para que eu pudesse conquistar seu amor... Bem devagar...

• Em 22, recebi a confirmação de minha participação no Circuito Cultural do Lírio. Disputaria o badalado Torneio Cultural HERNANI LECCI SANCHES, sendo o cabeça-de-chave n.º17.

• No dia 30, ocorreu meu melhor momento ao lado da Patty e, quiçá, da minha Vida: o nosso encontro frente à sua casa em que Patty me concedeu a máxima força para que eu me tornasse o mais poderoso entre todos os Lírios de Madrid. Seu incentivo foi fundamental e decisivo para dar-me força para suportar o isolamento da Concentração, a hostilidade dos torcedores de Guarulhos/SP e a própria saudade de Patrícia.

MAIO

• Esse mês iniciou-se fulminante. Conquistei de modo glorioso o torneio HERNANI SANCHES derrotando o impiedoso campeão daquela época - David Hiroshi - . Patrícia foi minha inspiração e o retorno no dia 04 (para nós) foi inesquecível...

• Contudo, em 14, com a depressão de Cecília, vi pairar minha ruína. Patty me feriu e eu a ela, também... Fiz a coisa certa e Cecília recompôs-se com um breve espaço temporal. Mas eu cumpri o sacrifício para recompor a felicidade da Deusa da Canção (Ceci).

• Em 15, nasceu Marcos Vinícius, filho de meu amicíssimo companheiro do Pentágono da Lealdade - Kleber/Buraco - e eu (mergulhado em depressão) nem pude participar desta experiência tão linda do meu colega.

• Mais prejuízos adquiri: Mergulhei-me em solidão e Patty, mesmo presente, já não mais estava comigo e senti muito essa egoísta e dolorosa ausência.

• Surgiram, então, as aventuras passageiras que não mais despertavam ciúmes em Patty (como no episódio do Furacão de Salles) e havia um novo fator preponderante: surgiu Ricardo e tudo se complicou. Era o Princípio do fim da minha Era cor-de-rosa.

JUNHO:

• Mês conturbado e, simultaneamente, de expectativas. Todas as minhas investidas em Patrícia revelaram-se vãs e meu fracasso fez-se irreversível.

• Em 01, Roberto e eu iniciamos a realização de acordo por estimativa com hoteleiros no Distrito Monte Verde. O projeto atinge seu objetivo e a arrecadação municipal cresceu monumentalmente.

• Na Copa da França, o Brasil venceu a Escócia por 2 x 1( dia 10 ), derrotou o Marrocos por 3 x 0 ( dia 16 ), perdeu para a Noruega 1 x 2 ( dia 22 ), abateu o Chile nas Oitavas-de-final 4 x 1 ( dia 27 ).

JULHO:

• Seguiu a Copa com vitória brasileira sobre a Dinamarca por 3 x 2( dia 03 ), dramático triunfo do Brasil sobre a Holanda em 07( 1 x 1, 0 x 0 e 4x 2 ). Enfim, após quatro anos, o Brasil faria outra final, desta vez enfrentando a França em seu estádio, em Paris.

• Em minha vida, ocorria a derrocada derradeira com Patty e o Rodeio de Camanducaia que contou com Zé Ramalho( dia 10 ) e que trouxe Gian & Giovani( dia 12 ).

• Em 11, Patty me confessa estar apaixonada por Ricardo. Meu mundo desmoronou, mas fingi-me forte e entreguei-me aos braços de outras mulheres para esquecê-la. Não deu...

• Em 12, o Brasil foi abatido pela França por 3 x 0. Foi uma das maiores decepções que sofri. À noite, Patrícia não foi ao rodeio que, apesar da desolação nacional e pessoal, julguei muito agradável com um show muito simpático de Gian & Giovani.

• Em 18 e 19, realizou-se a 1ª Gincana Interescolar de Camanducaia com vitória da Escola Municipal Francisco Leite Melo (Distrito São Matheus de Minas). Foi a última vez que detive Patrícia ao meu lado em alguma empreita... Inesquecível.

• No dia 24, recebi o golpe final de Patty. Juntamente com Ricardo, ela decretou o fim da Era mais sóbria do Guido que, a partir daquela data, tornar-se-ia cada vez mais o VAN LYRA.

• Ocorreu em 26 e 27 de julho a Copa Cultural das Oliveiras Sacras (OLIVA CUP). Fragilizado, enfrentei numa semifinal o competidor paulistano Fabrício Mello que, aproveitando de minhas fraquezas me abateu por 5 x 3 e se classificou para a final, onde se sagrou Campeão. Para mim, restou-me disputar e conquistar o 3º lugar contra Kelly Messina, fato este que me entristeceu ainda mais.

• Em 27, Patty resolveu abandonar o curso em Extrema. Estava decretado o meu destino e o adeus aos anseios do meu bi-escolar, tão sonhados por aqueles que verdadeiramente gostavam de mim.

• Em 31, redigi o poema A Última Prece, esse tão marcante para minha vida.

AGOSTO:

• No dia 01, ocorreu na cidade a visita do então governador e recandidato EDUARDO AZEREDO que enfrentou a ira de Ana Portanova numa cena, no mínimo, exótica e divertida. Nesta mesma data, conheci Lidiane( Lili). Com ela, tentei esquecer Patty e, momentaneamente, consegui o intento. Contudo, foi preciso regressar à minha realidade.

• Em 02, iniciei o Projeto da GIC II, com total apoio da Prefeitura de Camanducaia. O professor Isaac Batista de Souza foi formidável nesta empreita e sem ele e Roberto Marinho o projeto não seria tão especial e competente.

• Ao mesmo tempo, iniciou-se meu projeto paralelo: o regresso da Fanfarra. Esta foi denominada FANFARRA UNIÀO ESTUDANTIL CAMANDUCAIENSE (FUEC) e contou com alunos da EE Moreira Brandão, EE Miguel Chiaradia e com a EE Virgínia Marcondes Escobar. Orestes Novais foi o instrutor e eu atuei como Coordenador.

• Em 16, conquistei a COPA DOS CAMPEÕES CULTURAIS DE SÃO PAULO & DE MINAS GERAIS e conquistei vaga para disputar o Campeonato Brasileiro que ocorreria em 12 e 13 de dezembro em Porto Alegre/RS.

• No plano sentimental, apareceu a Tatiana (Monte Verde) e, por diversas vezes, ficamos juntos. Contudo notei algo mais forte em relação à sua amiga Adriana Rosa. Somente após algum tempo, consegui desvendar o enigma: Não era paixão. Era algo mais puro e nem era amor... Não amor nesta vida...

SETEMBRO:

• Finalmente, em 05, ocorreu a abertura da GIC II, no Ginásio Poliesportivo José Vargas. Como de esperado, a EE Virgínia Marcondes Escobar mostrou poderio de fogo nos esportes e venceu quatro das cinco modalidades. Na etapa infantil, a EE Miguel Chiaradia abateu a EE Moreira Brandão.

• Nesta data, conheci a menina-mulher Luana Monteiro e, arrebatadoramente, surgiu a paixão entre nós. Inegavelmente, foi difícil lutar contra minhas diretrizes, pois Luana era 8 anos mais nova que eu.

• Em 06, foi a data mais eletrizante do evento. EEVME não conseguiu manter a equipotência e foi detonada pela EE Dr. José Rodrigues Seabra( de Itapeva/MG ). No cultural, Luana e Dawis mostraram suas forças e a seleção cultural local, mesmo tendo a jovem Luciana Ramos e Sônia Regina Vaccari, não conseguiu reação e perdeu. Entre EEMB e EEMC, sobressaiu-se a última que, com a soma dos resultados, praticamente garantiu antecipadamente sua vitória na gincana.

• Sentimentalmente, Luana fulminou-me com sua luz. A Luz da Lua.

• Na manhã de 07, fui obrigado a tolerar as gozações da turma com relação à idade de Luana, mas estava feliz. Era o momento da FUEC se exibir. Foi belíssima a apresentação que, em determinado momento, não pude conter as lágrimas...

• Mas as emoções mais fortes viriam na tarde de 07: Luana contou-me sobre seu namorado Genivaldo e também sobre os dilemas pessoais que a incomodavam. Seguindo a nossa natureza, ocorreu na Praça do Bosque nosso primeiro beijo. Rendemo-nos à lógica e, ao menos naquela tarde, fomos muito felizes. Como nunca mais seríamos...

• ... Ocorreu uma tragédia nos últimos minutos de 10, meu melhor amigo atira contra a própria cabeça e morre instantaneamente. Josmar morreu por amar... A paixão que alimentava por Lílian foi mais forte que ele. Superou qualquer limite da mais insana e irresponsável loucura.

• Por mais algumas vezes, revi Luana. Porém, com todas as dificuldades das nossas vidas, separamo-nos. Julguei, naquela oportunidade (dia 23), que seria para sempre. Não foi...

OUTUBRO:

• Em 12, a FUEC se apresentou no Estádio Municipal, em comemoração ao Dia das Crianças.

• Em 14, ocorre algo inusitado: Luciana Ramos, literalmente, me derrubou no Estádio Municipal. Iniciava-se a era Luz.

• FHC se reelege Presidente e seu desafeto Itamar Franco consagra-se Governador de Minas Gerais.

• Em 15, minha amiga Marcela Lomas conhece o homem “Marcelo Guido”. Foi único e tão intenso esse breve devaneio real quanto o interlúdio de Tatiana Salles em Abril.

NOVEMBRO:

• Em 07, abandono, definitivamente, a EE José Alves.

• Em 10, fico sabendo que o Campeonato Brasileiro do CCL, ocorreria em Santos/SP. Inicio minha preparação, obsecado pela ausência de Patrícia e querendo provar que mesmo sem Patty eu poderia ser um vencedor. O título viria, mas a um preço alto demais...

• Em 15, ocorre a 1ª FEIRA DAS CIÊNCIAS da Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar, um projeto que Rudineio e eu apresentamos para a Direção em 1997.

• À essa altura, minha amizade com Betão de Monte Verde já era muito intensa e os frutos da união de ideais resultaram na aproximação de antigos rivais(camanducaienses da sede x camanducaienses daquele distrito) e na consolidação de novas amizades.

• Enfim, essa foi uma fase muito boa nesse âmbito (da conquista de amigos e de aliados), embora, sentimentalmente, eu já soubesse que outro fracasso(Luciana M. Ramos) seria mera questão de tempo.

DEZEMBRO:

• Em 13, consagrei-me Campeão Brasileiro do CCL e garanti a vaga para o Sul-americano de 1999, em Montevidéu (URU). Também recebi o Convite para participar da Copa Cultural das Nações de Língua Portuguesa em junho/99, em São Paulo/SP.

• Sentimentalmente, o ano fechou negativo para mim: Luciana não pôde ou não quis corresponder à missão que eu havia lhe incumbido.

• Acabava-se 1998 de modo bem oposto do inicial e meu fracasso foi visível. Felizmente, ainda restaram-me meus amigos e as poesias que me confortaram e expressaram, fidedignamente, toda o meu princípio. Mas a inocência findara-se... E irreversivelmente.