MEUS ANCESTRAIS - PATERNOS

A matriarca dos Amorim foi Florentina Nunes de Amorim, casada com Francisco Nunes dos Reis. São filhos deste casal, Maria Nunes de Amorim (Maroca), Negra Amorim e Francisco Amorim.

Sertaneja honesta, inteligente, brava e de grande influência na vida e na história do povoado de Caieira. Tinha prédio de residência no antigo povoado de Caieira, alí naquele alto próximo à estrada que dá acesso à estação. Todos os fatos relevantes do povoado de Caieira tiveram a participação de Florentina Nunes, como o templo da Igreja do coração de Jesus, construído por ela no ano de 1902.

Em 1914 Caieira passou a denominar-se Almino Afonso (1840-1899) em homenagem ao valoroso líder e Senador da República, Almino Álvares de Afonso. É esta mulher brava, a mãe de Francisco Amorim, meu pai, que teve participação importante na história do atual municipio de Almino afonso.

Um fato marcante na vida de Maroca, minha tia, filha de Florentina Nunes, é que ela faleceu em Mossoró no Rio Grande do Norte e o seu corpo foi levado para Almino Afonso num trem especial que, ao se aproximar de todas as cidades, apitava de forma triste e penosa em sua última homenagem num pranto que se misturava com o choro do povo de sua terra.

Francisco Amorim é pois o meu querido pai, de saudosa memória.