O TRIO PARADA DURA (As andorinhas)

Minas Gerais conheceu a música sertaneja sobre mais uma vertente diferente dos outros estilos a partir da década de 70, quando surgiram duplas como: Gino e Geno, Criolo e Seresteiro, Solevante e Soleny, Delmir e Delmont, mostrando a faceta mais comum da terra do povo que fala uai, com destaque único para o estilo sem misturar nem dever a nada a outros , embora em outras épocas, Silveira e Silveirinha, mineiros de UBERABA mas com carreira feita no Estado de Goiás já tenham um estilo um pouquinho diferente e Tião carreiro que se tornando o "Rei do pagode," patenteou um estilo que na minha opinião (em que pese ele ter nascido em Monte Azul) perto de Montes Claros tem a cara do Estado de SÃO PAULO, já que de lá saiu o embrião do estilo (VIA TEDDY VIEIRA, CAPITÃO FURTADO E LORIVAL DOS SANTOS mais o MOACIR DOS SANTOS.) e rodando o Brasil veio parar em MINAS GERAIS, no giro da roda e não no eixo como é o caso do TRIO.

O TRIO PARADA DURA se fez em MINAS, rodou o BRASIL domiciliado nas ALTEROSAS (BH) e também foi a SÃO PAULO tomar a benção no santuário da música sertaneja. que devemos agradecer pela importante contribuição daquele estado que merecidamente é o que mais dedica seu espaço cultural ao gênero.

Durante cerca de 30 anos o TRIO existiu com mudanças na formação mas firme nas paradas. Inicialmente foi feito um LP com GINO E GENO E MANGABINHA, depois o TRIO COM DELMIR E DELMONT e MANGABINHA, e por outros lados CREONE E BARRERITO cantavam chegando a lançar dois LPs, feitos de forma quase artezanal mas com qualidades próprias de quem tinha tino para a coisa.

Em 1985 estoura nas paradas, do LP PERDÃO SENHOR a música AS ANDORINHAS, que passou a ser a partir dai o carro chefe do trio. e ficou famosa do OIAPOQUE AO CHUÍ.

DISCOGRAFIA

1973 DELMIR DELMONT E MANGABINHA

1974 CREONE E BARRITO A DUPLA QUE CANTA BONITO

1975 CREONE E BARRERITO A DUPLA QUE CANTA BONITO

1976 Lançam O LP MINEIRO NÃO PERDE TREM

1977 CASA DA AVENIDA

1978 O HOMEM DE PEDRA

1978 CRUZ PESADA

1979 BECO SEM SAÍDA

1980 BLUSA VERMELHA

1981 ÚLTIMO ADEUS

1982 O TRIO ACIDENTA-SE COM UM AVIÃO (não grava)

1983 LUZ DA MINHA VIDA

1983 ALTO ASTRAL (telefone mudo)

1984 BARCO DE PAPEL (o doutor e a empregada)

1985 PERDÃO SENHOR (as andorinhas)

1987 ASTRO REI. paralelo o BARREITO entra na carreira solo

OBS: apresento aos amantes do gênero apenas uma biografia parcial. As datas devem ser verificadas em outros tópicos uma vez que em caso de reedição as gravadoras sublimam a fidelidade. A informação é apenas para se for o caso de ter uma referência do ano, devendo a precisão ser pesquisada em mais de uma fonte. (Pacomolina)

O TRIO PARADA DURA. mostrou que veio para ficar e o reconhecimento do povo lhe conferiu dez DISCOS DE OURO e três de PLATINA, levando ao homem comum da cidade e do campo desde músicas irreverentes até músicas de forte apelo popular, uma receita de sucesso que ainda tinha a identidade de cada ouvinte em suas composições conforme o caso caprichadas por RONALDO ADRIANO. e compositores contratados especialmente para essa finalidade.

A partir de 1988 O TRIO se separou e passou á terceira formação com a substituição do BARRERITO (que seguiu a carreira solo,1987 com sucesso até o seu falecimento, tendo antes sido integrante do TRIO ALTO ASTRAL EM 1998). entrando em seu lugar o PARRERITO, e cantando até 1992, sendo feita uma nova adequação que está nos moldes atuais, mantendo sempre a formação de trio.

ANEXO: no domingo 16 de dezembro 2008 o trio apresentou sua nova formação. Leone, ronei e Mangabinha.

ANEXO II em 2009. Nova formação do trio Parada Dura separou o conjunto em dois e agora são de um lado o Trio parada dura com mangabinha e outros dois e A BANDA PARADA DURA com creone Parrerito e um sanfoneiro bom para a cultura que mantem a mesma vertente em dose dupla.

EM 2014 Houve uma divisão nascendo o Trio do Brasil mas todos mativeram a ótima performance do estilo e qualidade.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 23/03/2008
Reeditado em 30/09/2014
Código do texto: T913090
Classificação de conteúdo: seguro