ADAUTO SANTOS. berrante da saudade.

Há alguns anos, em /2008, estive revendo um velho vídeo onde estavam juntos, num programa (VIOLA MINHA VIOLA) da década de 80 ADAUTO SANTOS, JOÃO PACÍFICO, NONÔ BASÍLIO e o apresentador MORAIS SARMENTO, batendo papo e cantando alguma coisa do João como por exemplo: CABOCLA TEREZA e CHICO MULATO.

Vindo da música popular brasileira onde teve reconhecidos seus méritos, ADAUTO SANTOS chegou na música rural para não mais sair, sendo reconhecido como um bastião dela a despeito de muitos já natos.

Sua estreita relação musical com JOÃO PACÍFICO tem alguma coisa com isso, Já que não deixavam o aspectos risonho quando fotografados juntos.

O site BOA MÚSICA BRASILEIRA traça sua biografia breve mas é algo que dá uma luz ainda que mínima sobre esse grande incentivador da música rural, com suas letras e cantorias no que eu sem tirar o total mérito biográfico do site, colhi algo para dentro desse campo do Facebook e RL

ADAUTO foi CANTOR, COMPOSITOR, SOLISTA DE VIOLÃO E EXCELENTE no emprego da viola desta na música caipira.

Nasceu em 22 DE Abril DE 1940 na cidade de SÃO BERNARDO DO CAMPO, E faleceu a 22 de Fevereiro de 1999 na capital paulista.

Embora paulista, foi criando em LONDRINA PR e está entre os símbolos da resistência dentro da música caipira de raiz, ao lado de RENATO ANDRADE, ZÉ MULATO E CASSIANO, ALMIR SATER PENA BRANCA E ROBERTO CORREIA, havendo outros.

Iniciou sua vida artística ao lado da irmã, formando o DUO HAVAI que venceu o FESTIVAL DE RODA DE VIOLA de CAPITÃO FURTADO, tendo gravado seu primeiro LP naquela cidade.

Durante anos apresentou-se no JOGRAL, bar paulista onde tocava viola e em suas apresentações mostrava repertório variado com canções de JOÃO PACÍFICO, ROLANDO BOLDRIN, MÁRIO LAGO e MILTON NASCIMENTO. mesclando seu trabalho de MPB com música de raiz, e conquistando aos pouco o seu espaço no rádio na TV e nos jornais. segundo ele seu trabalho (sempre foi artesanal com muito suor e pouco reconhecimento).

Suas primeiras composições foram gravadas em 1963 com o grupo OS AMANTES DO LUAR que interpretou o bolero NÃO ME ESQUECEREI DE TI. e o rasqueado DEITA EM MEUS BRAÇOS.

Participou algumas vezes do inesquecível programa SOM BRASIL, apresentado por ROLANDO BOLDRIN na REDE GLOBO pelas manhãs no início da década de 80. ocasião que seu nome começou a ganhar projeção nacional.

TRISTE BERRANTE foi sua primeira composição que o marcou fazendo parte da trilha sonora da novela PANTANAL da TV MANCHETE e também gravada por excelentes duplas como PENA BRANCA E XAVANTINHO, AS GALVÃO. e como parceiros teve compositores bons como MARIO LAGO, PAULO VANZOLINI, EDUARDO GODIN. E JOÃO PACÍFICO com quem compôs JUCA, VONTADE DE VOLTAR e HOMENAGEM DA MONTANHA, entre outras.

Ainda TRISTE BERRANTE, foi seu primeiro LP sendo o último TOCADOR DE VIDA E VIOLA GRAVADO EM 1997 pela gravadora CPC/UMES o qual foi indicado para o PRÊMIO SHARP de música regional daquele ano.

Merecem destaque os CDs ADAUTO SANTOS: BRASIL VIOLA E VARANDA SERTANEJA lançados pela BRASIS MOVIEPLAY.

No CD BRASIL VIOLA, ADAUTO apresenta 11 das 14 faixas em excelentes solo de viola: São verdadeiros clássicos da MPB de inspiração rural tais como NO RANCHO FUNDO de ARI BARROSO E LAMARTINE BABO E PONTEIO DE EDU LOBO E CAPINAM, no mesmo CD CD ADAUTO mostra sua voz em FLOR DO CAFEZAL de LUIZ CARLOS PARANÁ, DOCE DE CIDRA, de JOÃO PACÍFICO e CANTIGA Á MODA MINEIRA de RAIMUNDO PRATES.

Em 1980 ADAUTO participou da trilha sonora do filme CABOCLA TEREZA.

Faleceu aos 58 anos e no dia anterior a sua morte deixou gravada uma participação na composição ROSA de PIXINGUINHA que faz parte do CD MULHERES EM PIXINGUINHA.

Deixou sua marca na verdadeira música rural, e estará sempre na lembrança de seus fãs.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 16/03/2008
Reeditado em 27/02/2015
Código do texto: T903920
Classificação de conteúdo: seguro