SINHÁ MOREIRA. HOMENAGEM NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER A grande mulher pioneira do VALE DA ELETRÔNICA

No dia internacional da mulher a Cidade de SANTA RITA DO SAPUCAI, no SUL DE MINAS tem motivos para comemorar a uma Cidadã ilustre. SINHA MOREIRA (LUZIA RENNÓ MOREIRA)1907/1963 era filha do CORONEL FRANCISCO MOREIRA DA COSTA e DONA MINDOCA RENNÓ MOREIRA. e sobrinha do PRESIDENTE DA REPUBLICA DELFIM MOREIRA DA COSTA (1918 A 1919).

DONA SINHÁ, como era chamada por capatazes e ex-escravos, teve formação educacional e cultural esmerada com frequentes e longas viagens à capital federal (à época o PALÁCIO DO CATETE). casou-se em 1929 com o então diplomata ANTÔNIO MOREIRA DE ABREU, obtendo a oportunidade de conhecer o mundo. fato raro para a época.

Em 1942, retornou definitivamente para SANTA RITA DO SAPUCAÍ, onde desenvolveu sua vocação de articulação política. por ser sobrinha do presidente Delfim moreira. Embora o tio já tivesse falecido anos antes (1920), gostava de participar de reuniões políticas, filantropia e incentivos a cultura e ao desenvolvimento, seus objetivos maiores. De suas viagens, trouxe o princípio da ELETRÔNICA do JAPÃO.

Em 1958, fundou a primeira ESCOLA DE ELETRÔNICA da America latina, A ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA, que foi a embriã do VALE DA ELETRÔNICA.

Os gestos e iniciativas dessa GRANDE FUTURISTA, criaram a base de uma nova ordem social que gradualmente se instalou na cidade provocando profundas transformações na cultura local, com influência em todo Estado, melhorando a vida de todos naquela cidade interiorana produtora de leite e café, proporcionando o acesso a condição de CENTRO DE EXCELÊNCIA EM ELETRÔNICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, colocando Santa Rita do Sapucaí de vez no mapa do progresso e desenvolvimento com eterno reconhecimento da população local e região.

Hoje, dia internacional da mulher, ai está mais uma entre tantas que mostram a que vieram neste mundo necessitado de evoluções espontâneas, apolíticas e avessas a interesses lucrativos afastados do social, pelo que fica a minha homenagem a essa GRANDE MULHER que com iniciativas próprias fez a diferença no desenvolvimento não de uma região mas de toda AMÉRICA LATINA. Os meus parabéns.