Gilberto Freyre

Gilberto Freyre, como ele bem definiu, nem revolucionário, nem conservador, apenas realista e contraditório. Para se entender Freyre, ele mesmo dá a pista: citação de Ortega y Gasset ( eu sou eu e minhas circunstâncias).

Então para ele não tinha receita pronta, não existe regras comuns (fato bem explícito quando relata a questão da culinária), cada um em seu mundo e circunstância. Dessa forma quando fala em feminismo de Gilberto, estamos referenciando no papel dele como sociólogo, frente as circunstâncias que a sociedade lhe apresenta.

Assim ele parte do princípio de que não existe um assunto nobre, todos são importantes, depende de cada um.. ele trabalha muito bem a questão da dinâmica cultural, e na época que ele realmente cresceu e floresceu seu pensamento era justamente um momento em que a sociedade apresentava-se mais feminista que hoje ( em termos de movimentos), logo assim se fazia necessário (fugindo dos padrões, característica de Gilberto Freyre) uma interpretação diferente desse movimento feminista, visto de fora pra dentro, livre de preconceitos.

Sobre Gilberto Freire, baseado no vídeo do site http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM703549-7823-GILBERTO+FREYRE,00.html

E respondendo a um fórum sobre a questão se ele tinha um comportamento feminista.

Lilian Gonçalves
Enviado por Lilian Gonçalves em 23/01/2008
Reeditado em 23/01/2008
Código do texto: T828937
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.