PADRE BRAZ LOURENÇO, FUNDADOR DA SERRA, NO ESPÍRITO SANTO, BRASIL - Braz Lourenço nasceu em 1525, em Mello, diocese de Coimbra, importante e destacada cidade de Portugal.
CULTURA SERRANA
CLÉRIO JOSÉ BORGES
BRAZ LOURENÇO, FUNDADOR DA SERRA
Em 1556, os Índios Temiminós, comandados por Maracajaguaçu, o Gato Grande, que haviam saído da Ilha de Paranapuã (seio do mar), no Rio de Janeiro e estavam na região de Santa Cruz, com orientação do Padre Jesuíta Braz Lourenço, foram alojados nas proximidades do Mestre Álvaro, formando a Aldeia do Gato.
No dia 08 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, numa pequena capela de palhas, na Aldeia dos Temiminós, Braz Lourenço celebra a primeira missa em solo serrano. Estava fundado o núcleo que mais tarde seria chamado de Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, a Serra dos dias atuais.
O fundador da Serra, Braz Lourenço nasceu em 1525, em Mello, diocese de Coimbra, importante e destacada cidade de Portugal. Ingressou na Companhia de Jesus, Ordem dos Jesuítas, com 24 anos de idade, em 9 de maio de 1549. Chegou ao Brasil na terceira Expedição Missionária dos Jesuítas, junto com a Armada do 2º Governador Geral do Brasil, Dom Duarte da Costa. A Armada possuía 260 pessoas e era composta de quatro Navios, sendo uma Nau e três Caravelas. A expedição era dirigida pelo Padre Luiz da Grã e contava com dois padres: Braz Lourenço e Ambrósio Pires. Juntos mais quatro religiosos que estavam se preparando para serem ordenados padres: Antônio Blázques, João Gonçalves, Gregório Serrão e José de Anchieta, que mais tarde seria denominado o Apóstolo do Brasil.
Quando da viagem para o Brasil, Braz Lourenço ouviu em confissão o Governador Geral, Duarte da Costa e o seu filho, Álvaro da Costa. Álvaro que era comandante e Mestre de Navio seria homenageado posteriormente por Braz Lourenço que o nome de Álvaro à montanha existente na Serra.
Algumas pessoas erroneamente informam que o nome do Fundador da Serra é Lourenço Braz. O historiador Serafim Leite que em 1950, escreveu em Lisboa, o livro “A história da Companhia de Jesus no Brasil”, não relaciona nenhum Lourenço Braz na sua lista de Jesuítas que chegaram ao Brasil no início da colonização e sim lá consta tão somente Braz Lourenço.
Braz Lourenço juntamente com Maracajaguaçu são os fundadores da Serra.