INÍCIO DE ANO É SEMPRE ASSIM
Dá um certo medo, no trabalho, como professora da educação infantil, recebo crianças novas, acompanhadas dos seus responsáveis, é sempre uma caixinha de surpresas, há mais de trinta anos isso ocorre comigo, a espectativa é a mesma.
As cobranças em relação a planejamentos, estratégias, rotina... cada vez são maiores, ai descobrimos que não temos ajudante, são mais de vinte crianças para darmos conta sozinha. Me pergunto, como podem ser tão crueis!
Olho as pessoas ao meu lado, vejo pequenas intrigas, sabotagens, pessoas se deixando levar pelo prazer imediato do sexo e das drogas, isso em todas as camadas sociais, me dá uma tristeza! Sinto uma vontade de dá uma sacudida nessas pessoas, pra ver se acordam, sei que não posso fazer isso, então me afasto e sigo meu caminho, aprendendo, a respeitar a liberdade e o tempo de crescimento alheio, acho que essa foi a melhor lição aprendida na maturidade.
Ninguém pode interferir no caminho de ninguém, podemos caminhar parte do caminho juntos, mas quando as diferenças se tornam gritantes, o afastamento é inevitável.
Descobri, a duras penas, que sozinha não posso tudo. Preciso de ajuda externa sempre.
Cantar, dançar, fazer terapia, uma ou duas cirurgias, exames e consultas, são outras pessoas a prestar um serviço que tanto nos ajuda a seguir a vida com mais leveza.
Inicio de ano é tempo de recomeçar o que nunca foi rompido, a aceitar o inevitável, a deixar pra lá as pequenas sabotagens alheias, a prestar atenção as crianças, permitir que sejam protagonistas em pequenas ações do dia a dia.
Início de ano é tempo de passar de fase rumo a rota final, com a certeza do caminho está sendo percorrido da melhor maneira possível, é hora de aprender a contornar os problemas da melhor forma possível e chegar no final do ano com a alegria do dever cumprido.
É MUITO BOM VER O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E Coletivo!
Isso é uma alegria sem fim.
O convívio é complicado e difícil, mas o auto crescimento esse é o mais difícil, deixar de lado pequenos ranços, relevar, deixar pra lá, focar apenas no que realmente é importante.
Início de ano é tempo de planejar o novo, viver numa vida antiga cheia de manias e ansiedades.
Não permitir que o outro dite o nosso rumo no humor, alegria, raiva... tomar as rédias da nossa vida e seguir no rumo escolhido, isso é para poucos.
O inferno e o céu não podem ser os outros. Delegar isso a eles é uma fraqueza de quem o faz, deixa que os mesmos fiquem com eles.