Biografia de Newton Hemiliano
Foi a apreciação a textos literários, sobretudo dos livros didáticos de Português, que aflorou em Newton Hemiliano a aspiração de fabricar sua própria literatura. O poeta percebeu, aos poucos, que poderia produzir obras tão estupendas quantos as que sabia admirar. E assim ocorreu.
Na aurora de sua carreira, por volta de 2006, os seus versos eram simplórios, despojados de profundidade poética e sem a organização precisa na composição dos seus poemas. Além disso, o amor, tema mais labutado pelo próprio, restringia-se quase sempre a um romantismo sofrido sem a beleza que satura de sonhos os olhos dos peritos em poesia.
Em 2011, no epílogo da faculdade de Matemática, o autor lançou (com recursos próprios) o primeiro livro intitulado Contradições, valendo-se de uma seleção de poemas compostos em 5 anos. Tal livro é considerado pelo poeta como um filho com síndrome de down, mas ele tem por esse projeto literário um sentimento especial, pois o mesmo deu ímpeto para o nascimento dos subsequentes.
Em 2015, poeticamente mais maduro, o autor lançou (com recursos próprios) o segundo livro intitulado Compromisso com a Verdade — em prol da evangelização — por ser fruto de uma promessa a Deus. Sem a devida divulgação e andanças, tal obra ficou conhecida por pouquíssimas pessoas e, consequentemente, o objetivo principal (que era evangelizar) foi obscurecido. Ainda assim, ele continuou escrevendo abundantemente.
No mesmo ano, o autor foi convidado para participar do projeto Palavra é Arte idealizado por Gilberto Martins de Salvador-BA. Nesse projeto, que foi uma coletânea de diversos autores, ele participou com 13 poemas de sua autoria — ainda na época em que ensinava Espanhol no colégio estadual de Cajá/Caldas Brandão. Com o patrocínio dos amigos e admiradores, o poeta pôde adquirir 12 exemplares desse livro que ele não considera parte de sua “livrografia”.
Em 2022, com recursos da lei Aldir Blanc, o autor lançou o terceiro livro intitulado Homenagens, destacando as virtudes das pessoas mais íntimas e dos recantos de Caldas Brandão, mais precisamente de Cajá. Dessa vez, com a devida divulgação e andanças, o literato pôde expandir seu círculo de amizades e tornar sua obra mais conhecida entre os populares de seu lugarejo e de regiões adjacentes.
Em 2023, aconteceu uma tragicidade: ele excluiu, involuntariamente, um de seus livros ainda não publicados, o qual fora intitulado Palavra é arte. Newton Hemiliano, entretanto, levantou a cerviz e foi ainda mais inspirado por Deus, a fim de compor um livro intitulado Reflexões, o qual contém poemas melhores, porque influenciados pelos gêneros da cantoria. Desde então a sua fecundidade poética segue com um esplendor a mais.
Newton Hemiliano, no período de 2006 a 2024, debruçou-se e escreveu sobre diversos temas. Entre eles: fé, romantismo, natureza, sexo, política, informática, educação, futebol, autoajuda, conhecimento, drogas, corrupção, música, poesia, desenho animado, entre outros. Para tamanha proeza, esse pensador contemporâneo reivindica inspiração a Deus, imerge em estudos e pesquisas, além de fazer observações próprias, para poder parturiar escritos em versos e, algumas vezes, em prosas.
Características da obra de Newton Hemiliano
Uso de paradoxo e hipérbole;
Apreciação a palavras rebuscadas;
Romantismo melancólico;
Forte influência bíblica;
Temas contemporâneos;
Mesclagem de linguagem culta e coloquial;
Abundância de homenagens;
Predomínio de versos rimados;
Preocupação em resgatar valores;
A realidade como matéria-prima;
Profundidade poética.
Obras de Newton Hemiliano
Contradições (2011).
Compromisso com a Verdade (2015).
Homenagens (2022).
Sonetos (ainda não publicado).
Reflexões (ainda não publicado).
Cartas aos próximos (ainda não publicado).
Poesia pura (ainda não publicado).
O amor transcende o limite do querer (ainda não publicado).
Na mira do coração (ainda não publicado).
Alma em profundidade (ainda não publicado).
Retrato da realidade (ainda não publicado).
Dados sobre Newton Hemiliano
Newton Hemiliano de Lima, filho de José Emiliano da Silva (Joel) e Gracileide da Silva Lima (Graça) e irmão de Hailton Emiliano de Lima, nasceu em 6 de abril de 1987 na cidade de Mari-PB, mas desde sempre mora em Caldas Brandão-PB. Ele é graduado em Matemática pela UFPB e escritor de letras profundas. Ademais, atua na propagação da evangelização, entre outras formas de conhecimento.
Contatos de Newton Hemiliano
Instagram: @newtonhemiliano
Whatsapp: (83) 993788884
Blog de Newton Poeta: blogdenewton.blogspot.com
E-mails:
newtonpoeta@gmail.com;
newtonrevelacao@gmail.com;
newtonccristao@gmail.com; newtonoperadordemicro@gmail.com.