Quem é Teka Mendes Castro?

          Filha de imigrantes portugueses Francisco da Silva Mendes (Natural de Vila Velha) e Deonilde de Jesus Gonçalves Mendes (Natural do concelho de Viseu), nascida aos trinta dias do mês de junho de hum mil novecentos e sessenta e sete. Casada com um ser maravilhoso, que Deus me enviou: Eduardo, e mãe de 5 anjos, 2 com Papai do Céu, um aborto espontâneo e Gabriel, gêmeo de minha primogênita Alexia Cristina, depois vieram Emmanuel, e minha caçulinha Anna Clara. Formada em Química pela Universidade Ibirapuera. Pós graduada em psicopedagogia, e educação inclusiva, ambientalista ao extremo, mas também erra com a questão Ambiental. Estudou antes nas seguintes instituições: Pré - Primário: Instituto Borba Gato, que ficava na Barão de Cotagipe, depois na primeira série, na EMEF  Professora Isabel Vieira Ferreira, apartir da segunda série na EMEF Deputado João Sussumu Hirata, foi até a oitava série. Já no segundo grau, atual, ensino médio, na EE Professor Alberto Conte, depois em 1986 iniciou a universidade. Desde a tenra idade, escreve seus poemas, seus pensares e desejos, suas inspiarções em cadernos onde antes, assinava com Rosa Branca. Começou a escrever fora de seus manuscritos, para o zine poético de Cecília Fidellis, o Reviragita, e dali através de cartas e mais cartas, via correio, para outros lugares, escreveu na Revista da Associação Mens Sana de Frei Albino Aresi, temas abordados psicologia. Através do zine Reviragita, conheci outros lugares para publicar poemas, como o Zine Gospel, A tocha (em Pernambuco), e também conheceu através de tudo a escritora Leila Miccólis, co - autora de Barriga de Aluguel, novela com um tema forte na época.

     A partir daí, começou nova era para a questão da escrita, através do site Blocos on Line, conheceu novos editores, também escritores, participou de várias antologias literárias. Se associou a REBRA, Rede de Escritoras Brasileiras, hoje faz parte da diretoria da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil), em São Paulo. Participa de vários sites literários. 

     Participou de encontros literários em Minas Gerais na região dos lagos, escreveu seu primeiro livreto: Contos de Fadas, coma Komedi editora, assinando como Tereza Mendes, hoje tenta investi em seus sonhos, tentando esquecer que sua principal renda é de professora aposentada da disciplina de Química, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, iniciou sua jornada pedagógica em abril de 1988, substituindo a professora Cinira de Biologia, na mesma escola em que se formou no Ensino Médio, depois partiu para o município de Diadema, onde ministrou aulas na EE Senador Filinto Müller, atual EE Professora Silvia Esquível, voltou a lecionar em São Paulo, e foi em 1996, ano que também se uniu em matrimônio com seu esposo, Professora Coordenadora Pedagógica na EE Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos, saiu da rede após alguns meses de 1998, ano que ficou gestante de seus gêmeos, e foi para a escola particular 23 de Outubro, no finalzinho de 1987, teve um aborto espontâneo, que contribuiu na saída da coordenação.

     E, entre muitas andanças pelas escolas da diretoria Sul 1, e da Diretoria regional de Ensino de Diadema, fixou-se apenas na EE Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos, onde ministrava aulas de Ciências, Matemática e Química, onde desenvolveu para o EJA, o Projeto de Reaproveitamento alimentar, unindo Química conceitual e prática, além da arte de ver nas exposições finais desse projeto maravilhas feitas por seus alunos.

     Mas, quem afinal é Teka Mendes Castro? Uma sonhadora? Uma Mãe exigente e preocupada, mesmo com os filhos já adultos? Uma órfã de pais, que admirava muito, papai se fora em 14 de março de 2014, há dez anos, mamãe se fora recentemente, em 2021, 10 de setembro (Covid 19 - Surto - estava com duas doses da vacina astrazeneca), como sua mãe dizia: "Se não morre da doença, morre-se da cura!". Uma mulher que ainda deseja ser reconhecida como escritora? Uma professora que mesmo aposentada sonha em voltar a lecionar, e que nossos governantes ao invés de gastos super supérfluos, possam investir mais na Educação, aumentando o salário de todos os profissionais da Rede Pública principalmente, todos funcionários sim, pois agentes de organização, gestores, GOEs, e os professores principalmente, merecem mais valorização. Chega de gastos à toa que fere o repasse salarial de quem está na Educação. Uma mulher que luta por uma Educação mais inclusiva, e que trate seus alunos com Respeito, que luta para que se tenha psicólogos e acompanhamento de todos nessa questão, que não se "jogue" crianças com n transtornos numa sala de aula com quase 40 alunos, e que infelizmente, muitos docentes não conseguem enxergar, ou ministrar uma aula diferenciada. A luta pela questão da inclusão é um fato. Além de não se falar em ideologias sejam elas quais forem para nossas crianças e adolescentes, falar de respeito sim, é algo finadmental. Sem contar da questão ambiental, do projeto pró Billings, represa artificial, que inicia próximo a EMAE em São Paulo e deságua no Litoral. Onde sinceramente tentam acabar com a água em tantos termos, com hidrovias, esgostos que deságuam na nossa represa, matança de peixes, loteamentos invadidos, e outros. Nossos governantes, devem se preocupar com essa questão, pois não se come prédios, carros, e ficarmos sem árvores, vegetação nativa, e água, com certeza, não teremos mais abelhas para a polinização das plantas, e consequentemente, poderá ser o fim da espécie humana. 

     Teka Mendes Castro, apenas uma dona de casa, após sua aposentadoria em 6 de outubro de 2023, onde saiu em diário oficial, onde os ganhos como aposentada, muitas vezes, não paga todas as coisas que deveriam pagar, viaja sem sair do lugar, apenas co sua escrita. E, lembrando que têm ainda muito a aprender.

     Teka escreveu dois ebooks, um está aqui nesse Recanto gratuitamente, e o outro está nas seguintes plataformas: https://payhip.com/b/cbD2K e https://ebookbox.com.br/painel/index.php

referente a saúde mental, e lembrando acúmulo de n coisas em nossas mentes, nos leva ao estresse.

     Sendo assim, você leitor, conhecerá um pouco mais dessa escritora, mãe coruja, sensitiva, com uma sensibilidade extrema, e doente ambiental, nas busca que o próprio Google pode fornecer. 

     Agradecendo a todas as editoras e editores que já participei em grandes antologias. 

     Agradecendo sempre a Deus Pai e Criador, que me oferta a Vida e as inspirações. 

São Paulo, 22 de novembro de 2024.

7h e 34min

Teka Mendes Castro

 

 

 

 

     

     

     

 

Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 22/11/2024
Código do texto: T8202551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.