CHICO CÂNDIDO, LUTAS E CONQUISTAS SOCIAIS NO SINDICATO DOS TRABALHADORE S E TRABALHADORAS DE SÃO JOÃO DO SÓTER-MA

Francisco da Silva nasceu em 18 de janeiro de 1948, no povoado Poção dos Rios, município de Caxias na época, hoje, município de Gonçalves Dias. Filho de Ana Maria da Silva e Cândido Pires de Araújo, irmão de Raimunda Batista dos Santos e Benedito Batista dos Santos.

Francisco da Silva, após o falecimento de sua mãe, aos 10 anos de idade, foi viver no Centro do Julião com a Senhorinha Vieira, a Sinhá”.

Viveu também no povoado São Benedito com José Ferreira Campos, trabalhando no comércio no povoado Bacuri com Antônio Nogueira de Souza, no ano de 1967, no povoado Lagoa Verde. E foi neste ano em que ele encontrou o grande amor da sua vida, a jovem Rosa Alves da Silva.

Casaram-se em 1967, no povoado Lagoa Verde, viveram lá até o ano de 1972, quando mudaram para São João do Sóter, onde residem até hoje.

Rosinha e Chico Cândido, hoje estão com 56 anos de casados. Deus deu a graça ao casal de terem oito filhos, cinco vivos: Antonio Francisco Alves da Silva, Antonio Sivaldo Alves da Silva, Francisco Alves da Silva, Valdeth Alves da Silva e Valter Alves da Silva. Os filhos lhes deram 15 netos e14 bisnetos.

Francisco da Silva, um homem inteligente e trabalhador dedicou a sua vida toda ao serviço do homem do campo, porém desenvolveu inúmeras funções durante toda a sua vida, com as habilidades do trabalho, desenvolveu profissões diversas no comércio, na construção civil, no garimpo, na marcenaria e na agricultura. Dedicou ao trabalho dos movimentos sociais e organização nas comunidades eclesiais de base.

Foi no ano de 1980, em que começou a participar das organizações sindicais do município de Caxias, aqui no antigo povoado São João dos poleiros.

No ano de 1986, começou a participar das Comunidades Eclesiais de Base, teve formação orientada pela igreja católica na época de padre Ézio Saviollo e Olinda.

Francisco da Silva filiou-se ao sindicato dos trabalhadores rurais de Caxias no ano de 1983, concorreu a eleição compondo Chapa com os colegas no ano de 1991, porém não teve êxito, perderam as eleições e em 1994 houve uma assembleia dos trabalhadores no centro de cultura em Caxias e constatou-se que o presidente da época estava irregular e o mandato foi cassado, criou-se uma comissão para assumir a direção sindical e organizaram um processo eleitoral no final do ano de 1994. João Batista Rios foi eleito ao cargo de presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras de Caxias na época.

A partir da eleição de Joãozinho do PT , Francisco da Silva foi eleito delegado sindical em São João dos Poleiros, período em que começou vários processos de desapropriação de terras no município de Caxias principalmente no 3º distrito, Povoado Pedras Mocambo, Bom Jardim/ São Raimundo, Boa Vista, São José dos Perdidos e Santa Filomena/Taboca.

Em São João do Sóter, Chico Cândido ficou como responsável pela primeira delegação local e organização das demais delegacias dos povoados adjacentes. Com a emancipação do município de São João do Sóter deu-se início ao processo de criação do sindicato dos Trabalhadores de São João do Sóter. Joãozinho do PT com auxílio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão-FETAEMA começou a implementar o processo de cadastramento dos trabalhadores sotenses durante seis meses. Após o cadastro, a federação enviou um diretor Sr. José Salvador Costa, Zé Foba para legalizar o processo de criação. Em assembleia geral em primeiro de junho de 1997, houve a aprovação do estatuto, apresentação dos diretores e eleição por aclamação sem contra ou abstenção.

A primeira diretoria eleita nesse mesmo dia por aclamação dos trabalhadores tendo como Francisco da Silva, Chico Cândido, Presidente, Antônio Francisco de Souza, Vice presidente, Raimundo Nonato Pires de Moura, Secretário geral, Jacob Lisboa do Monte, Secretário de finanças e administração, Jesiel Assunção Silva, secretário de política agrícola e agrária, Maria do Amparo Costa Andrade, secretária de políticas sociais, Antônio Alves de Souza, secretário de formação e organização sindical, Walter da Silva Brito, suplente Antônio Pereira de Oliveira, suplente, José dos Santos Lima, suplente, João Constâncio da Siva, suplente, Jorge Gomes da Silva, suplente, Francisca Ferreira Alves, suplente, in memória, Bento dos Santos, suplente, Raimundo Oliveira da Silva, conselho fiscal, e Francisca da Silva Carneiro, conselho fiscal.

Após eleição num tempo de 30 dias registraram estatuto, ata de fundação e encaminharam ao Ministério da Fazenda para adquirir CNPJ. Enquanto isso a diretoria seguia seus trabalhos sociais, de filiação, pedido de aposentadoria e outros benefícios para a categoria junto ao INSS e fundando delegacias locais.

Em 1998, o Sindicato dos trabalhadores rurais de São João do Sóter adquiriu o terreno e começou a construir a sua própria sede e no ano de 1999, já com prédio próprio mudaram de espaços alugados para onde hoje ainda funciona a sede local.

No ano de 2000 houve uma reforma estatutária garantindo mandato de quatro anos e direto a reeleição. Francisco da Silva recebeu a confiança por voto de aclamação para presidir mais quatro anos com reeleição.

Foram muitas lutas travadas para manter a organização local dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, no ano de 2000, conquistou a posse da terra da área da Costa Pinto, no mesmo ano, povoado Cipó dos Cambraias. A participação em vários eventos de discussão sobre agricultura familiar rural junto ao INSS, ocupações em agências bancárias junto ao sindicato de Caxias para garantir crédito rural aos trabalhadores locais da região; houve o grito da Terra, em Brasília, Marcha das margaridas; agendamentos de vários atendimentos aos trabalhadores de São João do Sóter; no INSS; em Congressos da CONTAG, a diretoria da época comandada por Chico Cândido, ali presente realizando, planejamento, avaliando e a organizando participação dos trabalhadores de São João do Sóter.

No ano de 2003, o Sindicato dos trabalhadores rurais de São João do Sóter comprou mais um terreno e construiu uma sede mais ampla e confortável como temos hoje.

No ano de 2005, Chico Cândido foi eleito secretário Geral do polo sindical da região dos Cocais ficando com mandado de dois anos de 2005 a 2007 até então, nesse período acumulou cargos de coordenador do polo da região dos cocais, presidente do STTR.

Em 2008 a 2012 Jesiel Assunção Silva foi eleito presidente e Francisco da Silva ficou na secretaria de finanças e administração do STTR

Entre os 2009 a 2011, Francisco da Silva, Chico Cândido, ficou na suplência da coordenação do polo dos Cocais. Foi eleito a coordenador do polo em novembro de 2011. Ficou 14 meses comandando o polo da região dos Cocais como coordenador regional, após reforma estatutária do polo, durante o período de julho de 2012 a julho de 2016.

No dia primeiro de junho de 2016, Chico Cândido foi eleito a presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de São João do Sóter pela quarta vez para o mandato de 2016 a 2020.

No dia primeiro de junho de 2020 com ocasião da pandemia da COVID 19, teve prorrogação do mandato até sete de novembro do mesmo ano, foi eleita uma nova diretoria para o quadriênio de 2020 a 2024, no dia sete de novembro de 2020 tendo como presidente Raimundo Nonato da Silva e Francisco da Silva, Chico Cândido, na composição dessa Chapa ficou na Secretaria de finanças e administração, com mandato até sete de novembro de 2024.

 

 

 

 

WALTER BERG
Enviado por WALTER BERG em 11/11/2024
Reeditado em 11/11/2024
Código do texto: T8194707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.