UMA BIOGRAFIA SEM VERBOS
LIDUINA DE SOUSA, nome curto e pessoa simplória. Natural da cidade de Várzea Alegre - Ceará. Filha de Antonio de Sousa Neto e Maria Senhorinha de Sousa. Sexta filha do casal. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em Língua Portuguesa, também pela URCA. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Metodologia do ensino, Ciências da educação, Gestão escolar e Coordenação pedagógica. Mestra em Ciências da Educação, pela Universidade Lusófona, de Lisboa - Portugal. Apaixonada pelas letras e pelas artes da linguagem, Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção textual. Colaboradora da educação, nas mais variadas modalidades de ensino (Fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, nível superior, Professora de cursinho, enfim). Também contributiva da educação em várias Instituições (Escola Dr. Pedro Sátiro, Colégio São Raimundo Nonato, Escola José Correia Lima, Escola Maria Afonsina Diniz Macedo, Secretaria de Educação de Várzea Alegre; Universidade Regional do Cariri, Instituto Federal de Iguatu, CREDE 17, no Icó, Escola Luiza Távora, em Jucás, entre outras cidades do Ceará (Nova Olinda, Barro, Assaré e Quixeramobim). Apreciadora da cultura, na mesma proporção de apreciadora da educação. Outrora, detentora de muitos desafios. Hoje, praticamente, com a vida definida, no contexto profissional e financeiro. Sempre aquela menina, não de pés descalços, mas de pés no chão. De cabeça erguida e sem salto alto. Não proveniente de tapetes vermelhos, mas conquistadora de inumeráveis vitórias. Escritora de vários artigos, Dissertação de mestrado, poesias, sonetos, crônicas e, sobretudo, autora de quatro livros publicados (Por uma inquietude da minha mente; Coesão textual - numa confusão de caso ao caos; Turbulência das Palavras em seus versos e avessos e O Susto do Jairzinho). Ganhadora de vários troféus e honrarias (em nível municipal, estadual e nacional). Conquistadora do troféu “Mário Quintana”, em Caxias do Sul - Rio Grande do Sul (no ano de 2021); da medalha Papai Raimundo, em Várzea Alegre - Ceará (no ano de 2018). Contribuidora das artes e da cultura municipal, estadual e nacional, com placa de azulejo, na Casa dos Poetas, em Petrópolis - Rio de Janeiro; debatedora no Seminário “Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes", em Brasília, pela Olimpíada de Língua Portuguesa (Seminário, no ano de 2011) - Contemplada, por três vezes, entre os 100 (cem) melhores novos poetas do Brasil (anos de 2016, 2017 e 2018). Agraciada com publicação de texto, em revista de grande circulação internacional (em Lisboa, Portugal). Publicação de trabalho de conclusão do Mestrado, com assento nas Bibliotecas Nacional e Internacional, com o título pontuado em “Formação Continuada no Ensino Médio: Uma análise reflexiva das vozes dos Professores - ano de obtenção: 2020. Confreira nas seguintes Academias de Letras: AVL - Academia de Letras de Várzea Alegre, ocupante da Cadeira de nº 3, com o patrono, Raimundo Lucas Bidinho; ALAF - Academia de Letras e Artes de Fortaleza, com o patrono, Domingos Olímpio; ALMAS - Academia de Letras, Música e Artes de Salvador; ALSPA - Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - Rio de Janeiro, inclusive, ao lado de grandes celebridades da cultura nacional, a exemplo da atriz Fernanda Montenegro, entre outros. Eis, aqui, parte da biografia de Liduina de Sousa - um nome pequeno e, portanto, um dos menores nomes da cultura varzealegrense.