Texto Biográfico do Prof. Samuel Aureliano
Transcrito por Nemilson Vieira
Samuel Aureliano da Silva nasceu em Porto Nacional-TO, em 30 de agosto de 1932, filho de Manoel Aureliano da Silva e Clotildes Aires Aureliano. Realizou cursos de Educação Básica no Seminário Menor São José, em sua cidade Natal. Cursou filosofia no Seminário Maior em Silvânia, Arquidiocese de Goiânia-GO. E cursou Teologia no Seminário Maior de Mariana-MG. Em 1958 foi ordenado sacerdote pelo Bispo Dom Alano Maria du Noday. Foi um homem visionário, sonhador e realizador. Trabalhou como Vigário-cooperador em Porto Nacional-TO, e, em 2960/62 como vigário em Miracema do Norte-TO, onde construiu uma escola paroquial e fundou uma cooperativa agrícola. Atuou como Vigário na recém-criada Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Campos Belos- GO, de 2963/69 e como diretor da Escola Professora Ricarda. Criou a Função Educacional e Social de Campos Belos, idealizou e liderou a construção do Ginásio Industrial nesta cidade, inaugurando-o em 1969. Por decisão pessoal, afastou-se de suas funções eclesiásticas, legalmente autorizado por instâncias superiores da Igreja Católica Apostólica Romana, e, a partir de 1970, passou a residir em Brasília (DF). Lá, foi professor de Filosofia e Sociologia na Secretaria de Educação do GDF e Técnico em Assuntos educacionais do Ministério da Educação e Cultura. Realizou vários cursos de capacitação e pós-graduação, como o de Especialização em Planejamento Educacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2982/83. Aposentou-se em 1987. Casou-se com Odiva Silva Xavier em 2971 e foi pai de três filhos: Luciana (in memoriam), Renata e Rafael. Viveu em prol da Educação e vislumbrava para Campos Belos uma instituição como a do IF Goiano, sempre atuando junto às autoridades, direta ou indiretamente, para que esse sonho se concretizasse. Em 2020, presenciou a inauguração oficial do IF Goiano Campus Campos Belos. Foi sempre um grande entusiasta da Educação e dessa Instituição Federal. Faleceu em Brasília-DF, em 13 de julho de 2022.