NOITE ILUSTRADA

Peguei essa biografia lá no Facebook e achei interessante ampliar pra que Lê aqui no Recanto das letras.

Nascido no dia 10 de abril de 1928, em Pirapetinga, na Zona da Mata, em Minas Gerais, o cantor Mário de Souza Marques Filho ganhou a eternidade com o apelido criado ao acaso pelo humorista baiano Zé Trindade, em um show de sua caravana na cidade mineira de Além Paraíba!

Na noite de estreia, o comediante esqueceu o nome do cantor na hora da apresentação e, pondo a mão no bolso, encontrou um exemplar da então famosa revista “Noite Ilustrada” - na mesma hora decidiu apresentá-lo assim: “E agora com vocês a grande revelação: Noite Ilustrada”!

Ao longo da carreira, Noite Ilustrada viveu muitos momentos gloriosos, mas não faltaram quedas, que o colocaram quase em total ostracismo - mesmo assim, até poucos dias antes de partir definitivamente, em julho de 2003 (em Atibaia-SP), insistia em repetir os versos de seu primeiro sucesso, de 1963: “Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima” ('Volta por cima', de Paulo Vanzolini)!

Numa das "quedas" e de modo digno, foi trabalhar como motorista de caminhão de coleta de lixo, em São Paulo; e numa das voltas por cima, mudou-se para Recife, onde permaneceu, por dez anos, vivendo exclusivamente de música!

Herdeiro da tradição e da elegância de sambistas mineiros como Ataulfo Alves e Geraldo Pereira, o grande NOITE ILUSTRADA: Perfil de um sambista - o musical era um cantor à moda antiga, que atuou como crooner em todas as grandes casas noturnas de São Paulo nos anos 60!

Noite Ilustrada deixou um legado inestimável para a cultura popular brasileira, sendo um dos maiores intérpretes de geniais compositores como Ataulfo Alves, Paulo Vanzolini e Lupicinio Rodrigues!

Nesta singela homenagem ao espetacular intérprete, Noite Ilustrada, curtam incrível pot-pourri de canções de Ataulfo Alves, contendo "Leva meu samba", "Atire a primeira pedra" (c/ Mario Lago), "Ai, que saudades da Amélia (c/ Mário Lago), "Sei que é covardia", "Pois, é", "Laranja madura" e "Na cadência do samba" (c/ Paulo Gesta), em apresentação ao lado do Quinteto em Branco e Preto, ao vivo no Programa Metrópolis, da TV Cultura!

fonte

Roda De Samba Do Ouro Verde Marapé
Enviado por Pacomolina em 21/10/2024
Código do texto: T8178949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.