VICENTE MACHADO
Joaquim Vicente Machado, natural de Bambuí, 29 de Outubro de 1945, Começou a tocar catira com seis anos de idade. A partir de então passou a participar de Folias de Reis e outros eventos. Após a morte do pai, abandonou a viola e passou dez anos sem tocar. Aos vinte anos de idade, mudou-se para Belo Horizonte onde aprendeu a profissão de cabelereiro masculino. Voltou a tocar viola após começar a trabalhar no Mercado Novo, em Belo Horizonte onde se realiza tradicional encontro de violeiros da cidade.
Participou de diversos encontros de violeiros em Belo Horizonte. Passou posteriormente a atuar na Orquestra Minas de Viola formada por dez violeiros e com a qual gravou o CD “Clássicos do sertão” Participou de programas de televisão. Em 2002, fez participação especial em todas as faixas do CD lançado pela dupla Paulo Line e Patriota.
Em 2003, lançou seu primeiro CD solo, no qual interpretou clássicos da música caipira. Faleceu em Belo Horizonte em um acidente automobilístico. no ano de 2006.
No Mercado Novo, Avenida Olegário Maciel 742, Belo Horizonte, Minas Gerais, existe há cerca de 20 anos uma Roda de viola por ele iniciada e continuada pela iniciativa dos diversos s violeiros com o sábado tomado de sons das violas de 11 até 19 horas. Esse é o legado que ele deixa para cultura da capital mineira. Referência: Dicionario Cravo Albin.