Biografia de Julieta Gaia Lopes
Biografia de Julieta Gaia Lopes
Julieta Gaia Lopes, nasceu em Unaí (MG), em 20 de junho de 1931. Filha de Arthur Gaia e Amélia Alves de Souza, tendo realizado seus estudos iniciais na terra natal e, ali residindo até 1958. No dia 20 de novembro de 1954 foi nomeada pelo então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira para exercer um cargo público na Secretaria da Fazenda do Estado, com lotação na cidade de Unaí.
Quatro anos mais tarde, no dia 13 de dezembro de 1958, foi transferida para Buritis, na época distrito de Unaí, ocupando o cargo de Administradora Fazendária, onde era feita toda a arrecadação, a emissão de notas fiscais e o recebimento dos impostos de todo o comércio da região. Era, ainda, a responsável em fazer os pagamentos dos professores e dos policiais, uma vez que não havia agência bancária em Buritis.
Chegando a Buritis, foi morar na pensão do simpático casal Celina Pitangui do Prado e Egídio Evangelista do Prado, encontrando na cidade um povo alegre, simples e acolhedor, como ela costuma dizer.
No dia 18 de julho de 1964, contraiu núpcias com o empreendedor rural Délio Prado Lopes, nascendo dessa união dois filhos, a saber, Marcelo Gaia Lopes e Mauro Gaia Lopes.
Julieta foi a pioneira no comando do órgão de arrecadação tributária em Buritis, ali trabalhando vinte e dois anos, do primeiro dia de instalação da repartição em Buritis, até o dia de sua aposentadoria. Com um trabalho eficiente e transparente de arrecadação financeira e reforço de caixa, Buritis e a região puderam caminhar no rumo do desenvolvimento, com ênfase aos serviços de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública, entre outros.
Por fim, em 1980, aposentou-se do serviço público, mas nunca parou de trabalhar na iniciativa particular. Continua morando em Buritis, destacando-se como uma mulher de uma linda história de vida, inteligente, determinada e reconhecida pela sua inestimável contribuição à sociedade buritisense, sendo merecedora da homenagem recebida recentemente em solenidade pela Câmara de Vereadores.
(Dados fornecidos gentilmente por Mauro Gaia Lopes, filho da biografada)