Quem foi Osho?

Quem foi Osho?

“Osho nunca nasceu, nunca morreu,

Apenas visitou este planeta terra

Entre 1931-1990.”

Lapide em tumulo

No seu Ashram em Puna, Índia.

O guru do sexo? Líder de um culto? Charlatão? O guru dos ricos? O bhagwan autoproclamado? O comediante? O guru dos Rolls-Royce? O mestre?

Osho foi um homem de muitas faces, aclamado por seus seguidores e duramente criticado por seus inimigos - em geral religiosos tradicionais e políticos, sendo difícil obter uma opção neutra a seu respeito.

Osho foi um místico indiano (entenda por místico a pessoa que procura conhecer os fatos do universo, da natureza e do ser humano através da introspecção, meditação e experimentação subjetiva ) que viveu entre 1931 e 1990, se iluminando (termo budista que designa aquele que descobriu a verdade absoluta) aos 21 anos de idade e, a partir daí, reunindo seguidores pelos lugares onde passava formando uma nova religião em seu nome, tornando-se então um mestre.

Construiu um Ashram (1974) em Puna na Índia onde fazia palestras. Nelas abordava, e em seus livros, vários temas, desde o cotidiano e comum até as maiores verdades espirituais. Discursava sobre coisas que todos os mestres anteriores a ele discursavam: a experiência inefável, tornar-se um com deus, a iluminação. Mas sua diferença consiste no método como suas verdades eram aplicadas.

Em suas palestras, em sua comuna na índia, Osho criticava duramente a condição humana, pregava contra os condicionamentos sociais impostos ao homem e contra conceitos chave da moralidade e civilização ocidental. Indo contra os interesses dos sacerdotes e dos políticos, os quais julgava ele serem a máfia da alma, e pelos quais foi duramente perseguido em sua estada nos EUA.

Osho propunha o autoconhecimento e a individualização contra a generalização tecnocrata moderna. Propunha o nascimento de um novo homem, que não sofra desta esquizofrenia desta época, e também, o nascimento de uma nova religiosidade única, como em no titulo de um dos seus livros: Ensino religiosidade não religião.