Dom Alano: Aspectos Biográficos — I

Por Nemilson Vieira (*)

O que sei de vivência e por informações que coletei, em leituras auxiliares, deixo aqui por escrito; para que as pessoas tenham mais opções de acesso a leitura (além de ajudar a divulgar e preservar a nossa história).

São dados relevantes da biografia de um grande sacerdote que conheci na minha pré-adolescência no meu reduto familiar (lugar em que fui criado).

O meu desejo de ter feito este registro foi pensado, em especial, aos que ainda não sabem e, tenham a curiosidade de saber, sobre Dom Alano, — pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Campos Belos (GO), — nas décadas de (1970/80); por 12 anos, frente a esta instituição religiosa.

Transcrevi na integra, os sucintos conteúdos biográficos de duas fontes confiáveis: por se tratar de Poderes Administrtivos Municipais (guardiões da história local).

Foram escritos por servidores destas instituições públicas, em placas alusivas ao sacerdote; e expostas abaixo dos monumentos em sua homenagem; oferecidos ao grande público leitor, a lê-los.

Ainda se encontram nas praças centrais de duas cidades-polos, de Goiás e Tocantins: Campos Belos e Porto Nacional. — Lugares onde o vigário viveu e atuou em sua sublime missão sacerdotal; com mais intensidade os últimos anos da sua vida.

São informações valiosas a essas comunidades e demais interessados, sobre a sua pessoa (vida e obra); dados harmoniosos entre si, onde uns, complementam outros e enriquecem a história local.

Em minha cidade, ao lado da Igreja Matriz, abaixo do seu monumento, numa placa de fundo azul e letras brancas, consta os seguintes dizeres...

"PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS BELOS (GO). Adm. 97/2000

Alguns traços de uma rica e santa vida que se consumiu semeando, no nordeste goiano e sudeste do Tocantins, sementes de evangelho e libertação.

1899 — Nasce Jean Humbert Antoine du Noday, no castelo de Lá Grand'ville, em Saint Servant na Bretanha, norte da França, em 2 de novembro de 1899, filho do conde Arthur Roland du Noday e da condessa Antoinett R. du Noday. É batizado na igreja de Saint e Anne d'Auray.

1899 — Ingressa como oficial da cavalaria do Exército Francês; cumprindo Expedições Militares, na Argélia e Marrocos (África).

1920 — Após sua vitória em Marrocos, deixa a farda e abraça a vida religiosa, ingressando na Ordem de Dominicana, em Saint Maximin (França).

1928 — É ordenado sacerdote, em Saint Maximin (04-08-28).

1932 — Chegada ao Brasil — Rio de Janeiro, onde é nomeado pelo Cardeal Lem e assistente da ação católica.

1936 — É escolhido Bispo de Porto Nacional, Goiás — (25-03-36).

1836 — É ordenado Bispo de Porto Nacional, — no Rio de Janeiro (01-05-36).

1940 — Sofre as maiores dores físicas de sua vida, com a fratura de uma perna; sem a devida assistência médica, — em Pedro Afonso.

1953 — Recebe das mãos do Presidente da República a condecoração de COMENDADOR DA ORDEM CRUZEIRO DO SUL (decreto de 02 – 10 – 53).

1954 — Faz desmembrar de sua Diocese a Prelezia de Tocantinópolis (20-12-54).

1956 — Faz desmembrar de sua Diocese a Prelezia de Cristalândia (26-03-56).

1965 — É agraciado com a condecoração de GRANDE OFICIAL DA ORDEM DO MÉRITO DA AERONÁUTICA (23-10-65).

1966 — Faz desmembrar de sua Diocese a Prelazia de Miracema do Norte (28 – 10 – 66).

1972 — Recebe um Bispo Auxiliar, — Dom Celso Pereira de Almeida (07 – 05 – 72).

1972 — Renúncia o governo da Diocese entregando-a ao seu auxiliar vai assumir a pequena Paróquia de Campos Belos, na qual permaneceu até (1984).

1978 — Recebe em Porto Nacional, grande homenagem da Diocese e de várias outras Dioceses; ao comemorar as suas BORDAS DE OURO SACERDOTAIS (04 – 08 – 78).

1984 — Retorna a Porto Nacional, já bem cansado e doente (02 – 01 – 84/24 – 12 – 85). Após longa enfermidade descansa na paz de Deus.

É de notar-se que, o seu carisma principal foi o trabalho com as vocações sacerdotais; formando seu clero autóctone. Chega a ordenar 28 padres, quase todos desta região, bem como o seu amor aos pobres.

Cumpriu-se então a promessa divina, tornando-se pai de um grande povo feito célebre o seu nome, e bendito para sempre. Pois, em meio século de vida, Dom Alano cuidou de suas ovelhas; na terra que Deus lhes mostrou e em que permaneceu. Até 14 de dezembro de (1985).

Campos Belos, 8 de dezembro de (2000).

TEXTO EM CONSTRUÇÃO...

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 02/09/2024
Reeditado em 08/09/2024
Código do texto: T8142891
Classificação de conteúdo: seguro