BIOGRAFIAS INTERNACIONAIS

PAUL JEAN CLAYS (1819-1900)

Paul Jean Clays, nasceu no dia 27 de novembro de 1819 – Bruges e morreu no dia 10 de fevereiro de 1900 - Bruxelas – Nacionalidade: Belga. Em 1851 ele fez sua estreia no Salão de Paris e, enquanto ele tentava ficar no mainstream, sua arte foi anunciada por aqueles que estavam à procura de uma mudança a mais realismo. Em 1852 casou-se com Marie-Isaure, a filha do diretor do (d 1,860.) Observatório de Bruxelas , e mudou-se para Antuérpia , onde viveu 1852-1856; foi durante este período que a sua sorte começou a melhorar. Em 1856, ele e sua família mudou-se para Bruxelas , onde se tornou um artista prolífico, especializado em cenas ao longo do Escalda . Ele exibiu uma série de trabalhos na Exposição Universelelle de 1867 e o crítico Burger-Thoré descreveu-o como um dos maiores pintores marinhos do tempo. Em 1868 ele se tornou um membro da Société Libre des Beaux-Arts , uma sociedade fundada em 1 de Março 1868 para ajudar a promover as obras de artistas que estavam interessados em suas interpretações individuais da natureza. Ele era um expositor freqüente em muitas salas de exposições na Europa e apresentou muitas peças no Salão de Paris . Navios de guerra belgas e franceses durante a Rio Nuñez Incidente por Paul Jean Clays. Ele foi um dos mais conceituados pintores marinhos de seu tempo, e no início de sua carreira, ele substituiu um estudo sincero da natureza para a convencionalidade extravagante e artificial da maioria de seus antecessores. Pintou a vida pacífica dos rios, a poesia de estuários largos, a agitação regulada de ancoradouros e portos. E enquanto ele, portanto, rompeu com antigas tradições ele também jogou fora as amarras impostas a ele por seu mestre, o pintor de marinhas Théodore Gudin (1802-1880). Esforçando-se apenas para dar expressão verdadeiros com a natureza que encantou os olhos, ele procurou tornar a atmosfera sal límpido, o peso das águas, a transparência dos horizontes húmidos, o brilho gem-like do céu. A Fleming em seu sentimento para a cor, ele estabeleceu sua paleta com tons fortes limpas, e as suas harmonias poderosos estavam em flagrante contraste com os tons enferrujados, fumarento, em seguida, a favor. Se ele não era um " luminist " no uso moderno da palavra, ele merece, em qualquer taxa a ser classificados com os fundadores da escola naturalista moderna. Esta interpretação consciente e saudável, para que o artista se manteve fiel, sem qualquer alteração importante, ao fim de uma carreira invulgarmente longo e trabalhoso, atraiu aquelas mentes que aspiravam a ser ousado, e ganhou sobre aqueles que foram moderadas. Argilas logo tomou seu lugar entre os mais famosos pintores belgas da sua geração, e seus quadros, vendidos a preços elevados, estão a ser visto na maioria das galerias públicas e privadas. As suas obras, podemos mencionar, entre outros, "A praia em Ault ," "Barcos em um porto holandês," e "Barcos holandeses nas Estradas Flushing", o último no National Gallery, Londres . Na galeria Bruxelas estão "O Porto de Antuérpia ", "costa perto de Ostend ," e uma "calma na Escalda "; no museu Antuérpia, "The Meuse em Dordrecht "; no Pinakothek em Munique , "The Open Mar do Norte "; no Metropolitan Museum of Art , de Nova York , "O Festival da Liberdade de Scheldt em Antuérpia em 1863"; no palácio do rei dos Belgas, "chegada da rainha Victoria em Ostende em 1857"; na Bruges academia, "Porto de Feirugudo, Portugal ."

AUGUST COMTE (1798-1857)

Foi um filósofo francês. Considerado o fundador do positivismo, corrente que propõe uma nova organização social. Foi o fundador da Sociologia. Auguste Comte, nasceu em Montpellier, França, no dia 19 de janeiro de 1798, onde fez os seus primeiros estudos. Em 1814 ingressa no curso de Medicina na Escola Politécnica de Paris, de onde é expulso por causa de suas ideias. Tornou-se conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretário do socialista e filósofo Saint-Simon, de quem mais tarde viria a romper a amizade, por divergências ideológicas. Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. A partir de 1818, elaborou sua concepção da Ciência Social que ele chamou de Sociologia. Sua doutrina considerou a "ciência positiva", baseada nos fatos, como o único fator de estabilidade do universo. Em 1822, publicou "Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade". Em 1830, iniciou o livro "Curso de Filosofia Positiva", concluído em 1842. Em 1848, criou uma "Sociedade Positivista", que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo. Na obra "Discurso sobre o Espírito Positivo", escrita em 1848, Comte afirma que o espírito positivo, que compreende a inteligência, os sentimentos e as ações positivas, é maior e mais importante que a mera cientificidade, que abrange somente questões intelectuais. Na obra "Sistema de Política Positiva" Comte institui a "Religião da Humanidade" que se caracteriza pela busca da unidade moral humana. Importante ressaltar que as ideias do positivismo inspiraram até a inscrição da bandeira brasileira "Ordem e Progresso", tendo por base o lema de Auguste Comte que diz: "Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo". Suas ideias inspiraram o exército brasileiro e a proclamação da República do Brasil em 1889. O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões.

A.J. CRONIN (1896-1981)

Archibald Joseph Cronin, nasceu no dia 19 de julho de 1896 e morreu no dia 6 de Janeiro de 1981. Foi um romancista e médico escocês , autor de A Cidadela e As Chaves do Reino, ambos os romances foram feitos filmes e nomeado para um Oscar. Suas histórias de Dr. Finlay, com base em sua autobiografia. Nascido em Cardross , Dunbartonshire , Escócia, Cronin foi o único filho de pai católico mãe e Protestante e mais tarde escreveu sobre um jovem em um contexto semelhante ( The Green Anos ). Ele era um estudante precoce em Dumbarton Academy ea primeira escola de San Luis Gonzaga depois, e ganhou muitas competições de escrita. Por causa de suas habilidades excepcionais, ele recebeu uma bolsa para estudar medicina na Universidade de Glasgow . Lá ele conheceu sua futura esposa, Agnes Mary Gibson, que também era um estudante de medicina. Graduou-se com muitas honras no ano 1919. Cronin trabalhou como um médico em vários hospitais, antes de servir como cirurgião na Marinha Real durante a Primeira Guerra Mundial . Após a guerra, ele começou uma prática em uma área de mineração, na área do País de Gales do Sul e foi nomeado Inspector de Medicina de Minas. Ele usou sua experiência sobre os efeitos da mineração sobre a saúde dos trabalhadores para seus romances posteriores, The Citadel, localizada no País de Gales, e as estrelas olham para baixo , localizada no nordeste da Inglaterra . Finalmente ele se estabeleceu em Londres , e servido em Harley Street . De férias nas Highlands escocesas, ele escreveu seu primeiro romance, Castelo do Chapeleiro , que alcançou um sucesso imediato. Conta a história de uma família caída arruinada por orgulho, obstinação e intolerância de seu patriarcado. No o final dos anos '30 , Cronin se mudou para o Estados Unidos com sua esposa e três filhos, em seguida, mudou-se para New Canaan , Connecticut . Mais tarde, ele voltou para a Europa e para os últimos 25 anos de sua vida, viveu na Suíça . Ele continuou escrevendo até oitenta. Ele morreu no dia 6 de janeiro de 1981 , em Montreux , Suíça . Muitos dos livros foram best-sellers para Cronin foram traduzidos em muitas línguas. Sua força era suas habilidades e poderes de observação e descrição gráfica. Alguns de seus romances e histórias são baseadas em sua carreira médica, misturando realismo , o romance e crítica social . Ele disse que é seu romance The Citadel ajudou a estabelecer o serviço nacional de saúde no do Reino Unido , expondo a injustiça, a exploração ea incompetência da prática médica no momento. Castelo do Hatter (1931), Gran Canaria (1933), O estrelas olham para baixo (1935) , The Citadel (1937) Velando na noite (1939) , As Chaves do Reino (1941) , História de uma pasta preta (1943) , Os Verdes Anos (1944), rota Dr. Shannon (1948), O Jardineiro Espanhol (1950) , Aventuras em Dois Mundos (1952) ( autobiografia ), Beyond Silence (1953) ( romance ), Northern Light (1958), Sede de Justiça (1959, Cronin: Selected Works (1958) , Doutor Native (1959) , O Judas Árvore (1963), The Song of Sixpence (1964), Miséria e Glória (1969) , Um bolso cheio de vodka (1969) , Os cravos senhora (1976) , Os Deuses Riem – 1957 – Traduzido por Rachel de Queiroz.

EUGENE O`NEILL (1888-1953)

Eugene Gladstone O'Neill, nasceu em New York, no dia 16 de outubro de 1888 e morreu em Boston, no dia 27 de novembro de 1953. Dramaturgo americano. Sua juventude aventureira, não só desde suas primeiras experiências utilizados nas obras que foi lançado, mas também o levou a encará-lo com os problemas colocados pelo contraste entre o alvo e da natureza do homem e constituem o centro seu trabalho, não compreendido nas suas relações humanas, mas as relações entre homem e algo que pode ser chamado de Deus ou Destino. Foi um dramaturgo anarquista e socialista estadunidense. Recebeu o Nobel de Literatura de 1936 e o Prêmio Pulitzer por várias vezes.Seu pai era um irlandês que imigrou para os Estados Unidos, onde se tornou conhecido como ator e diretor de teatro, e por muitos anos foi muito popular representando o Conde de Monte Cristo. Para sete anos, Eugene O'Neill seguiu seu pai em suas "tournées"; em seguida, ele passou por várias escolas, em sua maioria católica; em 1906, matriculou-se na Universidade de Princeton, que deixou um ano mais tarde para ser usado em Nova York. Ele deixou esta posição também para se juntar a uma expedição de garimpeiros que dirigem para Honduras; a expedição falhou e O'Neill retorno à pátria, vice-diretor de uma companhia de teatro que viajou pelos Estados Unidos, até que sentiu o apelo do mar e se matriculou em uma vela veleiro norueguês de Boston a Buenos Aires foi feita. Ele ocupou vários postos de trabalho nesta cidade; mas logo voltou a embarcar, como um simples marinheiro de um navio britânico que fez a rota Buenos Aires-Durban e regresso. A terceira viagem levou de Buenos Aires a Nova Iorque, onde entrou como um tripulante em uma linha transatlântico de Nova York a Southampton. Ele voltou para os Estados Unidos, era um ator na companhia de seu pai e fez um "Tournée" pela Far West; finalmente, ele passou a fase de elaboração do jornal Telegraph modesta New London, Connecticut, como um repórter de jornal. Pouco depois, inicialmente, ele descobriu que tinha tuberculose e teve de passar seis meses em um sanatório, entre 1912 e 1913. Ele deixou fisicamente curado e decidiu escrever para o teatro. Na atmosfera, tão apaixonado e entusiasta, Greenwich Village de Nova York, escreveu as primeiras peças em uma cerimônia no ano seguinte representou um grupo de atores em Provincetown (Massachusetts). Estes Provincetown Players mudou-se para Nova York e O'Neill ofereceu um caminho para sair da sua produção abundante, totalizando mais de quarenta títulos nas obras completas do dramaturgo. As peças em um ato da fase inicial (The Moon of the Caribbean, Route Oriente para Cardiff e a longa viagem de volta usando experiências marítimas de modo directo: são estudos de caráter que dramas reais e mostra influências de GB Shaw e JM Synge. o conflito entre natureza e destino, conforme descrito no além do horizonte, que foi, em 1920, seu primeiro trabalho de extensão normal e seu primeiro grande sucesso nos teatros de Broadway, passou no mesmo ano a experiência expressionista o imperador Jones, junto com o macaco peludo, 1922, marca o período de influência do Wedekind e expressionismo alemão, embora O'Neill, diminuindo desta e de outras influências, incluindo Ibsen, reconheceu de forma explícita seus professores só Nietzsche e Strindberg. Fatalismo, que já tinha encontrado expressão em Anna Christie (1921), O'Neill levou a uma forma de teatro experimental, também alimentou as várias novas doutrinas que o autor estava descobrindo. Com Desire Under the Elms (1924) começou demonstrar a influência da psicanálise; e enquanto em O Grande Deus Brown (1926) o uso de máscaras simbólicas mostra expressionismo ação ainda vivo, estranho Interlude (1928) e Dynamo (1929) apontar para traduzir o fluxo contínuo de consciência, frustrações, complexos e outros elementos psicanalíticos utilizando o pensamento (desenvolvimento sutil do ex-"outro") falada e drama-rio em nove eventos. Com sua terceira esposa, a atriz, Carlotta Monterey, em 1937. Nesta fase experimental que representa um drama parêntese Todos os filhos de Deus têm asas (1924), uma das obras mais singulares e em movimento, inspirado pela defesa dos negros. 1931 está de luto sente bem com Electra, trilogia está entre os trabalhos mais duros, embora não o melhor alcançado, O'Neill e em que, além de a origem psicanalítica da transposição moderna de um mito clássico, culpa para expiar a ofensa não é divindade, mas a violação da moral social, identificando assim a Hado com a sociedade civil. Em intermináveis dias (1934) , uma principal irresistivelmente atraído para o catolicismo parece; em vem o homem do gelo (1946) são expressos de forma simbólica a perda de ilusões e da proximidade da morte. No mesmo ano, ele foi atacado pela doença de Parkinson O'Neill, que colocou praticamente um ponto final às suas atividades. Mas em 1940 ele havia escrito um drama autobiográfico, Dia Longo "s Longa Jornada Noite Adentro, que expressa sua vontade não foi publicado ou representados até depois de sua morte. Sob nomes fictícios, eles estão ali representadas as vicissitudes da sua família. Neste trabalho, doloroso e triste, os personagens se acusam mutuamente de fracasso em suas vidas; Eles não percebem que o fracasso era só por causa de seus erros e falsamente atribuído a circunstâncias. Em outras palavras O'Neill mostrado aqui ciente de que o Hado está dentro, e não fora de nós. Talvez essa percepção leva à conclusão de que só ele, toda a família, conseguiu se redimir e salvar através de seu trabalho como escritor; embora não seria muito longe da verdade o reconhecimento de que o seu fatalismo pessimista é um reflexo do que a doutrina calvinista puritanismo, não fora na consciência americana, tem perpetuado desde os dias de viajantes pais. Foi publicado postumamente em 1957 de setembro, a peça A Touch of the Poet. Tomado como um todo, a obra de Eugene O'Neill nos aparece de forma desigual pelo mesmo caráter experimental devido a um temperamento fundamentalmente poética, que muitas vezes tem procurado um modo de expressão violar a própria forma de arte dramática para esmagar. No entanto, esse temperamento poético permeia dramas O'Neill de substância humana e pensamento que ele os dramaturgos mais importantes dos Estados Unidos, o iniciador de um verdadeiro teatro americano faz, o primeiro a ter atingido, em o novo continente, uma ressonância internacional, que foi o reconheceu em 1936 com o Prémio Nobel. Nasceu para o teatro. Filho de um ator popular de ascendência irlandesa, O’Neill cresceu em viagens durante as temporadas teatrais pelos Estados Unidos. A vida errante fez com que a mãe se tornasse dependente de remédios e o irmão mais velho, que mais tarde se suicidaria, do álcool. Quanto a O’Neill, aos 20 anos trocou o primeiro ano na Universidade Princeton por uma vida errante. Trabalhou na prospecção de ouro e como marinheiro em portos e navios pela África, Europa e América do Sul. Vítima de tuberculose, foi obrigado a voltar para casa e a ficar seis meses confinado em um hospital. Foi nessa época que mergulhou nas obras dos dramaturgos escandinavos August Strindberg (1849-1912) e Henrik Ibsen (1828-1906), cuja leitura não só o motivou a escrever para o teatro como ainda o inspirou a levar ares mais modernos ao palco americano. Muitas de suas primeiras peças - povoadas de marinheiros, boêmios, prostitutas e delinquentes - nasceram de sua experiência no mar. Em 1920, ganhou o Prêmio Pulitzer com Além do Horizonte. Em Nova York, no bairro de Greenwich Village, centro da agitação artística e intelectual, travou contato com artistas e ativistas políticos, como o jornalista John Reed. O’Neill ganharia outros três Pulitzer: por Anna Christie, em 1922, por Estranho Interlúdio, em 1928, e por Longa Jornada Noite Adentro, em 1957, encenada, por vontade do autor, depois da morte deste. Na peça, O’Neill põe às claras os conflitos de sua família. A ação se concentra em um único dia de agosto de 1912, na casa de campo da família Tyrone - instalada em um local de constantes nevoeiros. O pai é um ator de longa carreira estigmatizado pela peça O Conde de Monte Cristo, que representou milhares de vezes. Avarento, justifica o comportamento por ter tido uma infância pobre. A mãe, que abdicou do conforto de seu lar pelo casamento, vivendo de hotel em hotel durante as temporadas do marido, recebeu tratamento médico inadequado e acabou viciada em morfina. O filho mais velho é ator e alcoólatra. O mais novo, dotado de veleidades artísticas, descobre-se tuberculoso. A mais árdua tarefa familiar, sabem eles, é a convivência mútua. Tragédias sempre foram a predileção de O’Neill. Sua maior produção concentrou-se entre os anos 1920 e 1940, e uma de suas principais obras é a trilogia dramática Electra e Os Fantasmas, adaptação do mito grego de Electra para o contexto da Guerra Civil Americana. O autor foi um dos primeiros a introduzir nos Estados Unidos as técnicas expressionistas e naturalistas da moderna dramaturgia, numa evidente dívida para com as práticas europeias. Máscaras, solilóquios e conceitos nietzschianos são incorporados a seus textos. O experimentalismo levou-o a empregar a técnica do segundo diálogo para revelar o conteúdo recalcado da mente dos personagens. Assim como Ibsen e Strindberg, O’Neill mergulhou nos mecanismos psicológicos de seus personagens seguindo alguns parâmetros clássicos, como a unidade de tempo e espaço e a divisão das peças em cinco atos. Representante da vertente realista no teatro, não deixou de explorar elementos líricos e simbólicos, mas sempre dentro dos parâmetros do real.

Pessimista, O’Neill costuma mostrar o ser humano preso a um destino sem sentido. Essa filosofia trágica ("a tragédia do homem talvez seja a única coisa significativa a seu respeito", disse ele em uma entrevista em 1923) foi um caso singular na história da literatura e do teatro dos Estados Unidos e angariou admiradores em todo o mundo. Em 1936, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

EUGENE IONESCO (1912-1994)

Nasceu no dia 26 de novembro de 1912, na Slatinia, Romênia e morreu no dia 28 de março de 1994, Paris, França. Eugene Ionesco: o principal autor do chamado Teatro do absurdo. Era filho de um advogado e foi batizado na religião ortodoxa, à qual pertenceu durante toda a vida. Ainda criança mudou-se com a família para Paris, onde seu pai tornou-se catedrático em leis. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, seu pai voltou para a Romênia, deixando Eugene e sua irmã aos cuidados da mãe. Entre 1917 e 1919, Eugene Ionesco morou em La Chapelle Anthenaise, cuidando de sua saúde frágil. Em 1922, voltou a Bucareste para viver com seu pai. Lá fez seus estudos e começou a trabalhar num banco, em 1926. Ionesco cursou a faculdade de francês na Universidade de Bucareste e colaborou com diversos revistas literárias romenas. Em 1934 publicou "Nu!" ("Não!"), uma coletânea de artigos e textos que provocou escândalo no meio literário oficial. Em 1936, Eugene Ionesco casou-se com Rodica Burileano. Passou a trabalhar como professor de francês e como instrutor no Seminário Ortodoxo de Curtea de Argis e depois no Seminário Central de Bucareste. Também foi editor das páginas literárias de diversas revistas e jornais diários. Dois anos mais tarde, recebeu uma bolsa do governo romeno para estudar literatura francesa em Paris. Durante a Segunda Guerra Mundial, Ionesco passou por dificuldades financeiras, mas conseguiu alguns trabalhos eventuais, trabalhou como revisor e traduziu as obras do poeta romeno Urmoz. Em 1948 começou a escrever a peça "A Cantora Careca", que estreou em 1950. Esta anti-comédia, plena de surrealismo verbal, foi uma das principais peças do chamado "teatro do absurdo". Seguiram-se várias outras peças, que marcaram o teatro do século 20, como "A Lição", "As Cadeiras" e "O Novo Inquilino". Em 1960 estreou sua obra mais conhecida, "O Rinoceronte". Ionesco tornou-se um escritor de prestígio e em 1971 foi admitido na Academia Francesa. Morreu aos 81 anos, em sua residência, e foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.

HENRIK IBSEN (1828 -1906)

Nasceu no dia 20 de março de 1828, Skien, Noruega e morreu no dia 23 de maio de 1906, Cristiania (atual Oslo), Noruega. Henrik Ibsen, principal representante da literatura escandinava no século 20, dedicou sua vida ao teatro como diretor e autor. Ibsen era filho de um comerciante arruinado e, em 1844, foi para Grimstad, onde trabalhou como aprendiz de farmacêutico e estudou sozinho para entrar na faculdade de medicina. Ao fracassar no exame de admissão, abandonou a idéia para dedicar-se à literatura. Em 1849, sob o pseudônimo de Brynjolf Bjarme, escreveu sua primeira peça, "Catilina", inspirada nas revoluções européias de 1848 e nos escritos do romano Cícero. No ano seguintes foi nomeado diretor do Teatro de Bergen e, em 1857, assumiu a direção do Teatro Norueguês de Cristiania (atual Oslo). Casou-se com Suzannah Thoresen em 1858 e saiu do país em 1864, quando a Prússia invadiu a Noruega. Ibsen morou em diversas cidades européias, principalmente em Roma e Munique, até retornar a seu país, em 1891. Morreu em Cristiania, aos 78 anos. Apelidado de pai do teatro moderno, criador do chamado "teatro de idéias", sua obra se caracteriza pelo estudo psicológico dos personagens (em especial os femininos), pela crítica à burguesia e ao capitalismo e pelo encontro do indivíduo com a sociedade. Em 1863, fez sucesso com "A Matéria de que se Fazem Reis", ambientada na Noruega medieval e apresentada na Itália, onde escreveu outras três peças, entre elas: "Peer Gynt" (1865), uma crítica ao homem moderno através da trajetória de um aventureiro que abandona seus princípios morais em nome da fama; "Casa de Bonecas" (1879), sobre uma mulher que abandona o marido e os filhos para ser independente. Também fazem parte de sua obra "A Comédia do Amor" e "Os Pilares da Comunidade".

ANDRÉ BRETON (1896-1966)

Oriundo de uma família da pequena burguesia católica da França, André Breton nasceu no dia 19 de fevereiro de 1896 e era filho único, criado com rigidez disciplinar de sua mãe. Viveu sua infância no subúrbio de Paris, de maneira modesta. Quando ficou mais velho, a pressão familiar o forçou a estudar medicina, algo que fez sem qualquer entusiasmo. Nesse meio tempo, André Breton ainda foi convocado para servir o exército francês, primeiro, na artilharia e, depois, como enfermeiro, no decorrer da Primeira Guerra Mundial. Foi no exército, contudo, que conheceu uma das pessoas mais marcantes de sua vida, o jovem Jacques Vaché. Jacques Vaché era um jovem niilista e de espírito sarcástico. Viveu sua vida intensamente, como se fosse personagem de um grande romance, e morreu por causas ainda não confirmadas aos 24 anos de idade. Ele não publicou nada de grande repercussão, só teve tempo de deixar algumas cartas de guerra, as quais seriam lidas por André Breton. O intenso jovem legaria grande influência crítica e criativa na vida deste. André Breton teve uma formação cultural muito rica desde cedo. Ainda no liceu que estudava quando jovem, foi introduzido à poesia de Charles Baudelaire e ao confronto que lhe foi apresentado entre positivismo e hegelianos. Publicou suas primeiras poesias na revista literária do colégio que estudava. Pouco depois, publicou alguns poemas na revista La Phalange. André Breton continuou lendo obras de muitos intelectuais até mesmo durante a guerra, mas as ideais do jovem soldado Jacques Vaché mudariam sua vida. Quando entra em contato direto com a loucura no Centro de Neurologia de Saint-Dizier, Breton vê algo mais que problemas mentais, percebe fontes de criação. Em 1917, ele se torna colaborador da revista Nord-Sud e conhece pessoalmente Guillaume Apollinaire, escritor francês que foi criador do termo surrealismo e é considerado um dos mais importantes ativistas culturais da vanguarda francesa no século XX. Envolto por um rico mundo cultural desde a infância, André Breton desenvolve amplo relacionamento com a intelectualidade artística francesa e mesmo europeia. Em 1918, Breton se envolve em um projeto desenvolvido em parceria com Philippe Soupault, um dos iniciadores do dadaísmo na França e fundador do surrealismo, e com Louis Aragon, outro poeta e escritor francês, que resultaria na publicação de um livro sobre alguns destacados pintores. Todos os autores contribuiriam com seus próprios poemas na obra e Breton faria algumas reflexões sobre a arte. Junto aos mesmos dois amigos, André Breton fundou, em 1919, a revista Littérature e ampliou seu contato com Tristan Tzara, fundador do dadaísmo, um movimento de vanguarda artística que se utiliza da falta de sentido da linguagem. A partir da década de 1920, André Breton passa a publicar suas próprias obras e destaca-se como um importante artista francês. Vincula-se fortemente ao surrealismo e é acompanhado por um grupo de outros artistas de enorme qualidade. Breton foi profundamente influenciado pelas ideias de Rimbaud e de Marx, a ponto de se filiar ao Partido Comunista, em 1927, acreditando no ideal de mudar de vida e transformar o mundo. No entanto, foi excluído do partido em 1933. André Breton passou a viver em função da venda de quadros de sua galeria de arte. Mas sua atuação afirmou o surrealismo em todos os campos da arte, semeando críticas ao entendimento humano. A situação de guerra criada novamente a partir de 1939 e o desconforto de André Breton na França o fizeram se refugiar nos Estados Unidos, para onde foi em 1941. Só retornou da América depois do conflito, em 1946. Nas suas duas últimas décadas de vida, Breton lideraria um segundo grupo de surrealistas na França. Ele faleceu no dia 28 de setembro de 1966 e suas obras mais importantes foram: Manifesto do Surrealismo (1924) e Do Surrealismo em suas Obras Vivas (1953). Como co-fundador e teórico, foi o representante mais destacado do Surrealismo, um estilo literário que exerceu também influência sobre a pintura e o cinema. Com a publicação de dois manifestos do Surrealismo (em 1924 e 1930) e como redator da revista La Revolution Surréaliste, contribuiu de modo decisivo para a elucidação e consolidação desse movimento. Remetendo às teorias de Sigmund Freud, Breton encontrava no inconsciente, nos sonhos e no êxtase a verdadeira força criadora, pelo que seu método de trabalho consistia em escrever de forma espontânea tudo o que lhe ocorria, deixando de lado a razão. O seu principal romance, Nadja, foi publicado em 1928.

COLLIN FARREL (1976)

Colin James Farrell (Castleknock, Dublin, 31 de maio de 1976) é um ator irlandês. Estrelou filmes como Minority Report, Alexandre, Miami Vice e O Novo Mundo. Colin James Farrell é filho do jogador de futebol Eamon Farrell e o nome de sua mãe é Rita. É o mais novo de quatro irmãos – Eamon Farrell Jr., Catherine e Claudine, esta última sua assistente pessoal. Farrell estudou arte dramática na “Gaiety School of Drama” em Dublin e se firmou como um talento reconhecido em sua volta a Irlanda estrelando um papel na série da BBC “Ballykissangel” (1996) e na minisérie de Deirdre Purcell “Falling for a Dancer” (1998) (TV), além do papel principal no debut de Tim Roth como diretor, “The War Zone” (1999). Colin Farrell começou a chamar atenção em Hollywood quando estrelou no filme “Tigerland” (2000)1 de Joel Schumacher, a história de soldados americanos levados a região de matas afastadas na Louisiana em 1971 para jogar jogos de guerra em preparação para a sua primeira viagem de serviço ao ganhar o prêmio de melhor ator da Sociedade de Críticos de Filmes de Boston (Boston Society of Film Critics) por sua atuação como “Bozz”, um recruta texano desordeiro que ajuda seus companheiros a escapar do combate no Vietnã. Colin também estelou ao lado de Kevin Spacey no filme de Thaddeus O’Sullivan, Ordinary Decent Criminal (2000). Foi Spacey quem o indicou para o papel depois de se surpreender com a performance de Collin na peça “In a Little World of Our Own” no Donmar Warehouse em Londres. Em 2001, Farrell interpretou o papel de Jesse James em “American Outlaws”. O ator depois protagonizou o filme “Phone Booth” (2002), que o uniu novamente ao diretor Schumacher. Também co-estrelou com Bruce Willis em “Guerra de Hart” (2001)2 que foi filmado em locação em Praga. Ao longo do tempo Colin trabalhou com diretores como Steven Spielberg em “Minority Report” (2002). Em 2004, Colin protagonizou Alexander, onde o mesmo foi criticado pela mídia, porém ganhou uma legião de fãs, por ser um filme arquitetado historicamente, muito bem feito e elevou sua fama. Mas, para o próprio Colin, arruinou sua carreira, como citado anteriormente, pelo fato de ter sido alvo das críticas negativas. Polêmica foi gerada quando um vídeo de 13 minutos e 17 segundos caseiro de Colin, gravado em 2003, vazou na internet. No vídeo, ele aparece em nu frontal, praticando sexo explícito com a então namorada Nicole Narain. O ator processou Nicole, em julho de 2005, que teria vendido este vídeo. Ela foi miss da Playboy em janeiro de 2002.4 5

THOMAS HOBBES (1588-1679)

Thomas Hobbes , nasceu no dia 05 de abril de 1588 e morreu no dia 04 de dezembro de 1679. Foi teórico político, filósofo e matemático inglês. Sua obra mais evidente é "Leviatã", cuja ideia central era a defesa do absolutismo e a elaboração da tese do contrato social. Hobbes viveu na mesma época que outro teórico político, John Locke, que era defensor dos princípios do liberalismo, ao passo que Hobbes pregava um governo centralizador. Thomas Hobbes (1588-1679) nasceu na Inglaterra, no dia 5 de abril de 1588. Foi uma época em que a Inglaterra era dominada pelos Tudors e sofria o perigo da invasão da esquadra espanhola. Era filho de um vigário, e teve sua tutela confiada a um tio. Estudou em Malmesbury e Westport, entrando mais tarde para Oxford, cuja educação era de teor aristotélico e tomista. Mas Hobbes não admirava a filosofia de Aristóteles. Foi mais influenciado pelas ideias do mecanicismo do universo e pelo cartesianismo, comum entre os intelectuais da época. Conheceu o astrônomo Galileu Galilei, cuja ideia, ajudou na tentativa de desenvolver uma filosofia social. No período em que viveu, a Inglaterra vivia a aurora de seu império, era época da revolução gloriosa, no século XVI, e a marinha inglesa começava a se fortalecer na conquista dos mares. Thomas Hobbes era defensor da monarquia. Por isso, viajou à Paris na eminência da guerra civil inglesa. Lá, tornou-se professor de matemática do futuro rei inglês Carlos II. Volta à Inglaterra depois da guerra e publicou o seu livro mais famoso, "Leviatã", em 1651. Mas as ideias de Hobbes não foram bem aceitas na época, principalmente por ser considerado ateu. Seus livros foram queimados em Oxford e suas ideias ateístas foram mal vistas pela Royal Society. No livro "Leviatã", Hobbes defendia a tese do homem que, por viver num estado de natureza onde todos estariam preocupados com os seus próprios interesses, seria necessária a existência de um governante forte para apaziguar os conflitos humanos. A guerra de todos contra todos (bellum omnia omnes) só seria evitada através do contrato social. Hobbes defendia que a igreja cristã deveria ser administrada pelo monarca, que também poderia fazer a livre interpretação da bíblia, embora não concordasse com os preceitos da reforma protestante nesse sentido. Thomas Hobbes morreu no dia 4 de dezembro de 1679, com 91 anos, depois de ter escrito, já na velhice, a tradução da "Ilíada" e da "Odisseia" para a língua inglesa.

THOMAS MANN (1875-1955)

Thomas Mann, foi um escritor alemão. Autor de "Morte em Veneza", um dos clássicos da literatura moderna. Considerado um dos maiores escritores do século XX. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1929. Thomas Mann, nasceu em Lübeck, Alemanha, no dia 6 de junho de 1875. Filho do comerciante Johann Heinrich Mann e da brasileira Júlia da Silva Bruhns. Em 1892, com a morte do pai, a família abandona o comércio e muda-se para Munique, centro das artes e da literatura. Com o incentivo da mãe passa a se dedicar à literatura. Em Munique, a família se instalou no bairro boêmio de Schwabing, onde sua mãe oferecia saraus literários e festas em sua casa. Em 1893 escreveu alguns textos para a revista "A Tempestade de Primavera". Nesse mesmo ano muda-se para a Itália, para a cidade de Palestrina, onde morava seu irmão o escritor Heinrich Mann, onde permaneceu até 1898. Nessa época começou a trabalhar no manuscrito do romance "Buddenbrooks". De volta a Munique, trabalha como editor no jornal satírico/humorístico “Simplicissimus”. Apaixona-se por Paulo Ehrenberg, sem ser correspondido, o que definiu mais tarde como “uma experiência central do seu coração”. Entra para o exército, mas se arrepende a consegue se afastar alegando problemas de saúde. Em 1900 publica sua primeira novela “Buddenbrooks”, que conta a história de uma família protestante, de comerciantes de cereais, de Lübeck, que depois de três gerações perde sua fortuna. Inspirada na história de sua família relata fatos de personalidades de sua cidade natal e o torna famoso. Em 1905 casa-se com a judia Katia Pringshein, filha de rico industrial, com quem teve seis filhos. Em 1911, viaja para a cidade de Veneza e se inspira para escrever a novela “Morte em Veneza” (1912), onde relata a paixão platônica de um escritor de meia-idade, por um jovem e belo rapaz. Em 1915 publica um ensaio sobre Friedrich II, rei da Prússia. Em 1924 publica “A Montanha Mágica”, onde defende os ideais democráticos de uma Europa esfacelada pela Primeira Guerra Mundial. Em 1929 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pela obra “Buddenbrooks”. Opositor do nazismo, Thomas Mann deixa a Alemanha em 1933 e se exila em Küsnacht, na Suíça. Em 1936, o nome de Thomas e de sua família é relacionado entre os expatriados, perdendo a nacionalidade alemã. Thomas permaneceu na Suíça até 1938, quando segue para os Estados Unidos. Seis anos depois torna-se cidadão norte-americano. Nessa época, publica ensaios sobre Freud, Goethe e Nietzsche. Em 1952 vai morar na Suíça. Thomas Mann faleceu em Kilchberg, próximo a Zurique, na Suíça, no dia 12 de agosto de 1955.

THOMAS MORUS (1478-1534)

Thomas Morus, ou Thomas More, foi escritor, diplomata, advogado e um dos grandes humanistas do Renascimento. Thomas Morus, nascido em Londres no dia 07 de fevereiro de 1478 e morreu no dia 06 de julho de 1534. Era filho do juiz John More com Agnes Graugner. Thomas era um homem de muito bom humor, fez carreira como advogado e se tornou um profissional respeitado. Sua erudição e sua habilidade o levaram à cátedra universitária por algum tempo. Rapidamente passou a ocupar a Câmara dos Comuns e ficou reconhecido como parlamentar combativo. Seu crescimento foi rápido por todos os locais que passou, o que o levou à corte de Henrique, no ano 1520. Vivendo perto da família real, Thomas foi embaixador e tornou-se cavaleiro já no ano seguinte. Sua ascensão passou por vários cargos importantes até chegar ao posto de Chanceler da Inglaterra. Em sua vida particular, era um homem caseiro e de família. Casou-se pela primeira vez com Jane Colt, em 1505, com quem teve quatro filhos. Sua primeira esposa faleceu em 1511, então se casou pela segunda vez, com Alice Middleton. Thomas era muito apegado aos seus filhos e os deu excelente educação e muito avançada para época. Não fazia distinção na educação entre filhos e filhas, todos aprenderam latim, grego, lógica, astronomia, medicina, matemática e teologia. Era amigo dos mais proeminentes humanistas europeus, como Erasmo de Roterdã, com quem tinha uma relação muito frutífera. O cargo de Chanceler foi recebido quando o rei inglês Henrique VIII queria se desposar de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O antecessor no cargo não havia alcançado êxito na efetivação do desejo do rei e foi substituído. Porém Thomas Morus era homem de muita retidão e competência. Foi extremamente eficiente e justo nas tarefas de sua responsabilidade. Só que não concordava com a questão matrimonial, pois seguia a doutrina católica. Contrário às Reformas Protestantes, temia que o catolicismo fosse derrubado na Inglaterra e deixou o cargo de Chanceler, em 1532, causando desconfiança. Henrique VIII se declarou o líder da Igreja na Inglaterra e convocou Morus para fazer seu juramento de reconhecimento em 1534. Diante da recusa, foi preso na Torre de Londres e condenado à morte pelo rei. Sua execução por decapitação ocorreu na manhã do dia seis de julho do mesmo ano e sua cabeça ficou exposta durante um mês na ponte de Londres. Thomas Morus teve uma vasta produção literária. Seu livro mais conhecido e mais importante é chamado Utopia, publicado em 1516. Nele o autor fala de uma ilha imaginária de forma alegórica permitindo muitas interpretações. Alguns acreditam ser uma idealização de Estado e outros entendem como sátira da Europa no século XVI. Foi um dos grandes intelectuais humanistas do Renascimento e, ao mesmo tempo, católico inabalável. A Igreja Católica o canonizou por sua luta pela liberdade individual. Seu corpo está sepultado na Capela Real de São Pedro ad Vincula e seu dia festivo é celebrado em 22 de junho. Foi declarado também Patrono dos Estadistas e Políticos pelo Papa João Paulo II.

ANTON TCHEKOV (1860-1904)

Grande precursor do moderno conto russo, Anton Pavlovich Tchékhov nasceu em Taganróg, Rússia, no ano de 1860. Filho de Pavel Iegorovi¬tch Tchékhov e Eugênia Kakovlevna Morozov, o jovem Tchékhov inicia seus estudos na escola grega do czar Constantino e logo depois no ginásio de Taganróg. A vida não era das mais fáceis para a família do futuro escritor, que possuía 5 irmãos. O pai de Anton possuía uma mercearia em Taganróg e todos os filhos, sob castigos severos, eram obrigados a ajudá-lo. Posteriormente, Tchékhov chegaria a escrever: ” Ao acordar, a primeira coisa em que eu pensava era: será que vou ser espancado hoje?” Em 1876 sua família se muda para Moscou e ele se vê obrigado à continuar vivendo em Taganróg até completar seus estudos, porém, garantindo a própria sobrevivência através de aulas particulares. No ano de 1879, Tchékhov chega a Moscou e inicia seus estudos na universidade, cursando Medicina. Em tal época, sua família vivia em condição de miséria e, escrevendo contos e pequenas narrativas para publicações em periódicos, o autor, adotando o pseudônimo de Antocha Tchekónte, conseguiu ajudar financeiramente os pais e os irmãos. Em 1888, recebe o prêmio Púchkin de literatura, um dos maiores prêmios da época na Rússia, terminando de vez seus anos de miséria. Com o pai já morto desde 1898, em 1901 se casa com a atriz do Teatro de Arte de Moscou, Olga Knipper. Tuberculoso desde os 26 anos e com a saúde cada vez mais debilitada, se muda para Ialta, na Criméia, e , no ano de 1904, monta residência em Badenweiler, Alemanha, onde viria a padecer. Com mais de uma centena de contos publicados, algumas peças de teatro, entre elas “Três irmãs” e “A gaivota”, e algumas novelas afamadas, Anton P. Tchékhov vem a falecer no dia 1º de julho de 1904, aos 44 anos de idade. Mesmo possuindo um certo asco a respeito das publicações autobiográficas, o autor deixou escrito um curto trecho autobiográfico que se segue: Eu, A. P. Tchékhov, nasci a 17 de janeiro de 1860 em Taganróg. Estudei primeiramente na escola grega da igreja do Czar Constantino e depois no ginásio de Taganróg. Em 1879, ingressei na faculdade de medicina da Universidade de Moscou. Tinha, então, uma ideia muito vaga sobre as faculdades e nem lembro por que motivo escolhi a faculdade de medicina, mas depois não me arrependi dessa escolha. Ainda no primeiro ano, comecei a publicar nas revistas e jornais semanais, e esses trabalhos literários assumiram, já no início da década de 1880, um caráter contínuo e profissional. Em 1888, recebi o prêmio Púchkin. Em 1890, viajei à ilha de Sacalina para, mais tarde, escrever um livro sobre a nossa colônia penal de deportação e trabalhos forçados. Afora relatórios judiciários, pareceres, artigos satíricos, notinhas de jornal, afora tudo o que redigi diariamente para os periódicos e que agora seria difícil encontrar e reunir, escrevi e publiquei mais de trezentas páginas de novelas e contos em meus vinte anos de atividade literária. Também escrevi peças de teatro.”

JERZY GROTOVSKI (1933-1999)

Jerzy Grotowski , nasceu em Rzeszów, no dia 11 de agosto de 1933 e morreu em Pontedera, no dia 14 de janeiro de 1999. Foi um diretor de teatro polaco e figura central no teatro do século XX, principalmente no teatro experimental ou de vanguarda. Seu trabalho mais conhecido em português é "Em Busca de um Teatro Pobre", onde postula um teatro praticamente sem vestimentas, baseado no trabalho psicofísico do ator. A melhor tradução de "teatro pobre" seria teatro santo ou teatro ritual. Nele Grotowski leva as últimas consequências as ações físicas elaboradas por Constantin Stanislavski, buscando um teatro mais ritualístico, para poucas pessoas. Um dos seus assistentes e responsável pela divulgação e publicação de seus trabalhos é o hoje famoso teatrólogo Eugenio Barba.Famoso diretor de teatro polaco nascido em Rzeszów, sudeste da Polônia, inovador do teatro do século XX e cujas idéias deixaram marcas profundas nos movimentos de renovação teatral em várias partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos. Graduou-se na escola dramática estatal de Cracóvia (1951-1955) e, em seguida, foi estudar direção no Instituto de Artes Dramáticas Lunacharsky, o GITIS, em Moscou (1955-1956), onde aprendeu técnicas de atuação e direção com grandes nomes do teatro soviético como Stanislavsky, Vakhtangov, Meyerhold e Tairov. De volta à Polônia, continuou estudando direção e debutou (1957) no Stary Teatr, em Cracóvia, colaborando com Aleksandra Mianowska, na produção de Eugene Ionesco, As cadeiras. No ano seguinte (1958) dirigiu uma produção workshop de Prospero Mérimée, O diabo feito uma mulher. Depois de dirigir Bogowie deiszkzu, de Jerzy Krzyszton, no Teatr Kameralny, e Uncle Vanya, de Anton Chekhov, no Stary Teatr, ambos em Cracóvia, passou a fazer parte do Teatro Laboratório, fundado nesse mesmo ano (1959), em Opole. Defendendo uma teoria teatral que ele mesmo definiu em seus escritos como teatro pobre, o diretor polonês propôs maior participação do público, idéia aplicada em suas primeiras montagens. Dirigiu textos clássicos, como Fausto (1963), Hamlet (1964) e O príncipe constante (1965), de Calderón de la Barca e fundou em Varsóvia o Teatro Laboratório Polonês (1965), grupo que dirigiu em várias produções de sucesso na Europa e apresentou-se pela primeira vez em Nova York (1969) com grande sucesso. Foi nomeado Full Professor da Ecole Supérieure d'Art Dramatique in Marseille (1971). Dirigiu outras peças nos Estados Unidos e fundou a American Institution for Research and Studies into the Oeuvre of Jerzy Grotowski, com o objetivo de popularizar suas idéias inovadoras nos USA. Regressou à Polônia (1980) onde montou O teatro das origens, produção de fundo antropológico com a qual se apresentou em diversos países. Mudou-se para os EEUU (1982) onde foi professor na Columbia University, em New York, e depois professor na University of California (1983). Fixou-se em Cracóvia (1984), mas pouco depois mudou-se para Pontedera, Itália (1985), onde morreu. Ganhou várias homenagens internacionais e nacionais na Polônia, foi Doutor Honorário das Universidades de Pittsburgh (1973), de Chicago (1985) e de Cracóvia (1991) e nomeado Professor do College de France (1997).

SÓFOCLES (496 a.C – 406 a.C)

Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C e morreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, junto com Eurípedes e Ésquilo. Viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas. Filho de um fabricante de armaduras de nome Sófilo, Sófocles recebeu na infância e juventude uma educação bem tradicional, nos moldes ateniense, ou seja, com valorizando dos aspectos culturais. Ainda na juventude, dirigiu um coral de criança, formado para comemorar a vitória ateniense na batalha de Salamina (480 a.c). No ano de 468 a.C, aos 28 anos de idade, participou de um concurso de arte dramática, em que venceu Ésquilo. Porém, foi derrotado, num concurso realizado em 441 a.C, por outro importante dramaturgo da época, Eurípedes. Durante a vida ganhou vários concursos ligados ao teatro e obteve justo reconhecimento da sociedade por seu talento na criação de sátiras e tragédias. A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias. Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião e a moral. As suas importantes obras, podemos assim destacar: Ajax , Antígona , As Traquíneas, Édipo Rei, Electra, Filoctetes e Édipo em Colono.

EURIPIDES (480 a.C – 406 a.C)

480 a.C., Salamina - Grécia- 406 a.C., Pela (antiga Macedônia, Grécia) . A influência de Eurípides estende-se de Sêneca até Sartre, em pleno século XX. Eurípides viveu, aproximadamente, entre 480 e 406 a.C. Nasceu em Salamina e morreu em Pela, na Macedônia. Pouco se sabe a respeito de sua vida. Casado duas vezes, teria o costume de escrever e meditar em completo isolamento, numa gruta em frente ao mar. Venceu quatro vezes o festival de teatro ateniense. Ao contrário de Sófocles, que foi o dramaturgo preferido por seus contemporâneos, Eurípides nunca desempenhou qualquer atividade política; contudo, em suas tragédias, a preocupação política é quase uma constante. Eurípides passou os últimos anos de sua vida na Macedônia, na corte do rei Arquelau, onde foi recebido com honrarias. Segundo a tradição, teve uma morte trágica: teria sido despedaçado, acidentalmente, pelos cães de caça do rei. As peças de Eurípides enfocam situações marcadas por tensões emocionais violentas, mostrando homens e mulheres dominados por paixões ou dilacerados por impulsos conflitantes. Para alguns estudiosos, esse dramaturgo chegou mais perto da vida cotidiana do que Ésquilo e Sófocles. O teatro de Eurípides é marcado por questionamentos que enfrentam a religião e a moral tradicionais, demonstrando uma vigorosa independência intelectual e, quase sempre, escandalizando seus contemporâneos. Ele soube mesclar o amargor de suas reflexões sobre o destino dos seres humanos à admiração pelo heroísmo e pela natureza. Em sua disposição para discutir todos os aspectos da vida humana, esse dramaturgo reflete a preocupação fundamental de todos os grandes escritores: o homem. Eurípides ataca a família não porque esta se oponha ao Estado, mas porque ela violenta a liberdade individual. Ele analisa, assim, o homem sozinho, com sua razão, seu sofrimento, seus pensamentos. O homem, desde que tenha liberdade para agir, não é mais um instrumento da vontade dos deuses, mas responsável por seus atos. Consciência e arrependimento surgem, dessa forma, como as conseqüências naturais da liberdade de agir. Mas, Eurípides também tratou do amor em suas diferentes formas: o amor conjugal, o amor materno, o amor arrebatado. E criou personagens femininas inesquecíveis. Ao contrário dos homens, em geral desagradáveis e de caráter fraco, as mulheres de Eurípides são nobres, ternas, piedosas - e freqüentemente sacrificam-se para salvar o marido, os filhos ou a pátria. Dentre as 17 tragédias e o drama satírico que chegaram até nós, duas peças são as mais importantes: Ifigênia em Aulis, de forte lirismo, e As Bacantes, a tragédia na qual Eurípides estuda as limitações da razão humana, avessa aos mistérios que transcendem o mundo material, e condena os excessos da religião. Sua peça mais popular, no entanto, talvez seja Medéia, a esposa traída que, para vingar-se do marido infiel, mata sua rival e os próprios filhos. Em Hipólito, uma de suas tragédias mais amargas, o protagonista, depois de salvar sua família, sofre um acesso de loucura e assassina o pai, a esposa e os filhos.

ARISTÓFANES (448 a.C – 380 a.C)

448 a.C., Atenas (Grécia) - 380 a.C., Atenas (Grécia) - Aristófanes nasceu em Atenas e viveu, aproximadamente, entre 448 e 380 a.C. Pouco se conhece de sua vida. Deve ter recebido cuidadosa educação, a julgar pela cultura que demonstra em suas obras e pelos ataques que faz contra a ignorância. Assinou as primeiras comédias com um pseudônimo, mas revelou sua verdadeira identidade depois de alcançar sucesso. Aristófanes era ligado ao partido aristocrático e combateu violentamente os demagogos Cléon e Hipérbolo, então dominantes na cidade. A incontrolada liberdade da comédia foi consideravelmente reduzida com a ascensão dos aristocratas ao poder, mas o dramaturgo conseguiu adaptar-se às limitações. Diálogos vivos e inteligentes - Das quarenta peças que escreveu, chegaram até nós, integralmente, apenas 11. Das restantes, só conhecemos fragmentos. Aristófanes especializou-se na sátira social e política, e é difícil encontrar um escritor de agressividade igual. Seus conhecidos enredos, às vezes descuidados, e a linguagem obscena são herança da tradição literária grega anterior. O mérito de Aristófanes está nos diálogos, vivos e inteligentes, na agudeza das paródias, na inventiva de algumas cenas e no abundante lirismo dos corais. Aristófanes não poupou em suas críticas nenhuma figura ilustre, nenhuma instituição, nem mesmo os deuses. Atacou, às vezes injuriosamente, as inovações artísticas, morais, políticas e sociais da Atenas de seu tempo, muito diferente da de Péricles. Preocupou-se, acima de tudo, em defender a paz e advertir a população, sobretudo a rural, dos abusos urbanos. Peças principais - Das 11 peças conhecidas de Aristófanes, destacam-se: (a) As nuvens, crítica aos metafísicos e aos sofistas, personificados em Sócrates, de quem, no entanto, o dramaturgo parece ter sido amigo; (b) As vespas, em que se ridicularizam os tribunais; (c) Lisístrata, em que atenienses e espartanos, pressionados por uma greve erótica de suas mulheres, fazem a paz; (d) As rãs, uma sátira ao dramaturgo Eurípides; (e) A assembléia de mulheres, uma caricatura do feminismo e das utopias socialistas; e (d) Os pássaros, considerada a sua obra-prima. Em Os pássaros, dois velhos atenienses, decepcionados com as intrigas e ambições políticas que ameaçam a paz, passam a viver entre os pássaros. Um deles, no entanto, é logo tentado pela sede do poder e convence os animais a tomarem dos deuses o domínio universal. Fundam uma cidade entre o céu e a terra, e mesmo os mensageiros divinos enviados para obter a paz deixam-se vencer pela cobiça que já fizera um dos velhos devorar os pássaros inúteis ao regime. Reconhece-se, então, a soberania da "cidade das aves entre as nuvens". A peça é uma sátira contra os defensores de utopias. Platão apresenta Aristófanes, no Banquete, como um companheiro agradável e jovial, que torna divertida uma discussão séria; essa é talvez a luz sob a qual devemos ver a maior parte de sua obra, que, infelizmente, parece não ter afetado o curso da história.

SUSANNE LANGE (1935-2003)

Susanne Langer, nome completo de Susanne Katherina Knauth, nascida em Nova Iorque, em 20 de dezembro de 1895 e de morte em Nova Iorque, no dia 17 de julho de 1985. Foi uma grande especialista em filosofia da arte, seguidora de Ernst Cassirer. Sua publicação mais conhecida em português é Filosofia em Nova Chave, seus principais escritos enfocam o papel da arte no conhecimento humano. Entre suas principais influências destacam-se também o filósofo e matemático Alfred North Whitehead, o músico Heinrich Schenker, o filósofo da educação Louis Arnaud Reid, o psiquiatra e neurologista alemão Kurt Holdstein. Define a obra de arte como um símbolo presentacional que articula a vida emocional do ser humano.

PÚBLIO TERÊNCIO (185 a.C – 159 a.C)

Terêncio nasceu na África, por volta do ano 185 a.C. Foi vendido como escravo ao senador Terêncio Lucano, que lhe deu educação e, algum tempo depois, a alforria. Por ser muito amigo de Cipão, muitos atribuíram a esse último a autoria de várias comédias de Terêncio. Toda a obra de Terêncio, composta por seis comédias, resistiu a ação do tempo chegando é aos nossos dias. São elas: "Andria", "Hécira (sogra em grego)", "Heautontimoroumenos (o que se pune a si próprio - em grego)", "O Eunuco", "Formião", "Os Adelfos (os irmãos)".Pouco apreciado pelo público romano, que preferia as farsas mais vivas e coloridas de Plauto, foi mais apreciado na Idade Média e na Renascença, sendo muito imitado até os tempos de Molière. Foi tão grande a preferência por Terêncio na Idade Média que suas peças eram representadas nos colégios e na Renascença foram traduzidas em várias línguas. Os personagens das comédias Terêncio pertencem, muitas vezes, a classes sociais mais altas. As suas obras são escritas em verso e seu estilo é "puro". Apesar disso, ele hoje é considerado um autor menor que seu contemporâneo Plauto. Públio Terêncio - Carthage, agora extinto, agora Tunísia, 185 BC- 159 aC?), Dramaturgo Latina, o maior depois de Plauto, autor de seis comédias em verso Há muito considerado um modelo da mais pura Latina. Estudada e analisada em toda a antiguidade, seu trabalho influenciou grandemente a educação romana e mais tarde no teatro europeu como a fundação de uma comédia moderna de costumes. De acordo com os dados limitado que temos de sua vida, ele foi comprado como um escravo pelo senador Terenzio Lucano, que lhe deu a liberdade, o nome e a oportunidade de entrar na atmosfera da nobreza romana. Ele estava relacionado com o círculo de Scipio, que lhe rendeu muitos inimigos, e desde muito jovem se dedicou à obra literária. Ele escreveu seis comédias que foram lançadas entre os anos 166 e 160 aC, apesar da oposição inicial de seus inimigos: Andria, a mãe (que posteriormente fez duas novas versões), Formión, o eunuco, Heautontimoroumenos (que agoniza ele mesmo) e Os loendros. Andria (166) é a parte dois comédias inspirado no Menandro grega; tal "contaminação" de várias obras levou a uma controvérsia com outros escritores dramáticos. Em 165 ele apresentou A mãe, que foi um fracasso; Aparentemente, o público deixou o teatro para ir a um show de acrobatas. Em 163 ele chegou a cena Heautontimoroumenos cujo sucesso correspondia, em parte para um ator famoso Ambivio Turpion. 161 Terence foi representado com o eunuco e Formión fortuna, e no ano seguinte, em a ocasião dos jogos fúnebres dedicados a Emilio Paulo, Los loendros. Nesta ocasião o autor ofereceu novamente para o público, e também sem sucesso a mãe da mulher, que finalmente encontrou favor em sua terceira representação, realizada nos jogos romanos setembro do mesmo ano. Terence, em seguida, foi para a Grécia, possivelmente em 159, e não parece ter morrido em Arcadia, triste com a perda, em um naufrágio, um conjunto de traduções de textos da "nova comédia" correspondente a Menandro. As comédias de Terêncio, tais como Plauto , siga os cânones da nova comédia grega, com maior profundidade psicológica nos personagens e um tom mais clássico na apresentação do enredo. A linguagem utilizada é versificação simples e correta, embora invariável. Seu interesse em dar os personagens veracidade mais realista e psicológico é, em parte, a razão pela qual suas obras estão mais próximos do drama, no que eles têm conteúdo moral e reflexão sobre o sofrimento, dessa forma comédia foi praticado por Menandro e Plauto. A diferença relevante entre a arte de Terence e Plauto foi o tratamento do prólogo, que Terenzio usado como um meio de propaganda ou de reprocessamento métodos literários modelos grega reflexão. Estes tinham prefácios explicativos, que informaram o público de eventos vitais, mas Terence renunciou-los e sempre fez a introdução da ação ou exposição sob a forma de uma cena. Com a sua demissão do prólogo do estilo antigo, restrito informação prévia para o espectador e, assim, fez a quota de audiência a mesma ignorância dos personagens, e ganhou em eficácia teatral. Este recurso, no entanto, também apresentou desvantagens óbvias, como mostrado ambos sofreram falhas com a lei, exigindo o espectador a permanecer na incerteza sobre muitos pontos. A eliminação do prólogo também obrigou o autor a introduzir, em várias ocasiões, elementos de indicação em outras partes da ação e colocá-los em detrimento da verossimilhança, na boca dos personagens que não têm de possuir tais informações. Além disso, ao contrário de Plauto, Terence não tem permissão para quebrar a ilusão teatral, dirigindo-se diretamente ao público. Ele também mostrou uma predileção por reflexões e observações, e muitas vezes adotou o tom de Provérbios.

ROLAND BARTHES (1915 – 1980)

Nasceu em 12 de novembro de 1915, em Paris. Escritor, sociólogo, filósofo, crítico literário, semiólogo e um dos teóricos da escola estruturalista. Formado em Letras Clássicas, Gramática e Filosofia, tornou-se um crítico dos conceitos teóricos complexos que circularam dentro dos centros educativos franceses na década de 1950. Segundo Francisco Bosco ”a escrita barthesiana está sempre se movendo no intervalo sutil entre o texto de vanguarda (que retarda a fluência da leitura, impondo sobre ela seu próprio e apropriado ritmo) e o texto ’clássico’ (que mantém um compromisso com uma prática confortável da leitura)”. A sua obra, ampla e variada, caracteriza-se inicialmente pela reflexão sobre a condição histórica da linguagem literária. Em diversos livros tenta demonstrar a pluralidade significativa de um texto literário e a sobrevalorização do texto em vez do signo. Como sociólogo pertence à corrente estruturalista que caracterizou uma boa parte da intelectualidade francesa. Um de seus livros, Roland Barthes por Roland Barthes (1975 na França, 1977 no Brasil), acabou sendo definido pelo que não era: nem uma autobiografia nem um livro de “confissões” (embora com muitos elementos de um e de outro). Noutro livro, Mitologias (1957), disseca os mitos e seus signos ideológicos na sociedade de massa. Um livro essencial para o entendimento da mitologia. Em Fragmentos de um discurso amoroso (1977) elabora um sofisticado estudo lingüístico sobre o sentimentalismo. Além de teórico, mantinha intensa atividade como crítico literário, criador da revista Théâtre Populaire, animador do movimento Nova Crítica, diretor da École Pratique des Hautes Études. Principais obras: O grau zero da escrita (1953); O sistema da moda (1967); S/Z (1970); A câmara clara (1980). Faleceu em 26 de março de 1980.

PETER SELLERS (1925-1980)

O famoso ator inglês Peter Sellers, nasceu no dia 8 de setembro de 1925, em Southsea, Inglaterra e morreu no dia 24 de julho de 1980. Geoffrey Rush foi criado por sua mãe dominadora, Peg (Miriam Margolyes), e por seu submisso pai, Bill (Peter Vaughan). Ainda jovem descobriu que gostava de atuar. Com o tempo utiliza este dom para se tornar ator e descobre que tem um grande jeito para comédia. No final dos anos 50, alcança fama numa popular série de rádio, "Goon Show", ao lado de Spike Milligan (Edward Tudor-Pole) e Harry Secombe (Steve Pemberton). Isto lhe abriu as portas para o estrelato no cinema, quando seu ego passou a ser melhor do que ele. Ao trabalhar num filme com Sophia Loren (Sonia Aquino), se apaixona pela grande atriz italiana e deixa Anne (Emily Watson), sua esposa. Quando ficou claro que Loren não queria nada com ele, tem um caso com a substituta da atriz. Profissionalmente sua carreira tem impulso ao aceitar atuar em "A Pantera Cor-de Rosa", que estava sendo dirigido pelo americano Blake Edwards. Pessoalmente encontra um novo amor ao conhecer a bela Britt Ekland (Charlize Theron), mas seus ataques de raiva acabam com o casamento. Enquanto ele obtém sucesso comercial como um grande cômico, sua vida particular parece ter cada vez menos graça - Atividades - Ator, Diretor, Roteiristamais - Nacionalidade Britânico

MOLIÈRE (1622-1673)

Jean-Baptiste Poquelin, conhecido pelo pseudônimo de Molière, nasceu em Paris, a 15 de janeiro de 1622, morrendo na mesma cidade a 17 de fevereiro de 1673. Filho de um rico mercador de tapetes, recebeu educação privilegiada: estudou no Colégio de Clermont, dos jesuítas. Atraído pela literatura e pela filosofia, é provável que tenha chegado a se formar em direito. Em 1643 já se dedica ao teatro, unindo-se a uma família de atores por cuja filha, Madeleine, se apaixona. Funda, assim, o grupo L'Illustre Théâtre, que por dois anos se apresentou em Paris e, com o fracasso, as dívidas e a prisão temporária do próprio Molière, passa a excursionar pelas cidades do interior da França. Durante cerca de 14 anos a companhia excursionou, representando obras do repertório clássico e algumas peças curtas de Molière. Em uma dessas viagens, o príncipe de Conti, governador do Languedoc, se tornou mecenas do grupo (de 1653 a 1657), dando o seu nome à companhia. Em 1658 os atores representaram, diante do rei Luís 14, a obra "Nicomède de Corneille" e uma peça curta do próprio Molière, "O médico apaixonado". Devido ao êxito, a companhia passou a se chamar Trupe de Monsieur (uma referência ao irmão do rei, duque Filipe de Orléans) e, com a ajuda do novo mecenas, juntou-se a uma companhia italiana dedicada à commedia dell'arte. A companhia apresentou em Paris "As preciosas ridículas", uma crítica à afetação e maneirismos da época. Em 1660, o grupo estabeleceu-se numa sala do Palais-Royal. A partir de então, Molière apresentaria em Paris - e ocasionalmente em outros lugares - obras próprias e de diversos autores, e enfrentaria com freqüência acusações de imoralidade e proibições impostas às suas obras. A inveja e a hostilidade dos seus rivais encontram ótimo pretexto quando se casa com uma suposta irmã de Madeleine, talvez filha dela, vinte anos mais moça que o dramaturgo. Mas Molière tem, nessa época, as boas graças do rei Luís 14, e satiriza no palco os seus adversários, tirando partido de um conflito entre o poder real e a Companhia do Santo Sacramento, também chamada de "cabala dos devotos", um grupo da alta sociedade francesa que protesta contra o excessivo realismo e a irreverência das peças de Molière. Só com a derrota e a dispersão dessa associação religiosa, depois de quatro a cinco anos de hesitações, o rei autoriza a encenação de "O tartufo", escrita em 1664, mas encenada apenas em 1669. O artista, contudo, se encontrava minado pela doença, por tragédias familiares e muitas dívidas. Poucos anos depois, já sem o apoio do rei, Molière morre poucas horas depois de uma representação de "O doente imaginário". Na época, os atores não podiam, por lei, ser sepultados nos cemitérios normais, já que o clero considerava tal profissão a "representação do falso". Contudo, o rei conseguiu que o enterrassem durante a noite no cemitério reservado aos não-batizados. Em 1792, seus restos mortais foram levados para o Museu dos Monumentos Franceses e, em 1817, transferidos para o cemitério de Père Lachaise, em Paris. Libertino e libertário - Representante máximo da comédia de língua francesa e um dos mais significativos dramaturgos da literatura universal, Molière é o mestre dos espetáculos divertidos, impregnados de uma viva trama do cotidiano e uma aguda visão satírica dos costumes, denunciando os caminhos e descaminhos da sociedade francesa do século 17 - e de todos os tempos. Entre a ascensão do absolutismo e a expansão econômica da burguesia - da qual, aliás, era filho -, Molière exprime uma consciência irreverente desse processo, jogando com o humorismo de suas situações particulares e recompondo com ironia as aventuras humanas. Para isso, Molière orienta-se por uma razão que é pós-cartesiana e pré-revolucionária, tendo de um lado o senso da justeza, da medida certa, e do outro uma inquietação que é crítica e sutilmente demolidora. O resultado é um equilíbrio que se percebe nas diretrizes da sua moralidade: ele acompanha os moralistas, mas só até certo ponto, pois sua valorização da experiência e natureza humanas está voltada para o futuro e antecipa, ideologicamente, a Revolução Francesa. Molière se contrapõe aos dogmas católicos e situa suas esperanças - e suas desesperanças - na pura e simples natureza humana. Do caráter falível dessa natureza emergem duas características essenciais e fecundamente contraditórias da sua comédia: a matéria do riso e a matéria da melancolia. Melancolia que, muitas vezes, se aprofunda nos momentos de humor e escurece a máscara - às vezes trágica - da comédia. Saboroso crítico da hipocrisia, das convenções repressivas, da beatice dos devotos, da falsa ciência e da estupidez sentenciosa dos médicos, Molière trabalha com intrigas simples, conduzindo seus personagens com uma lógica inflexível, de que extrai os efeitos cômicos. Em suas peças, o racional se diverte com o irracional. Seu pensamento é, de um lado, metódico, equilibrado - e, de outro, libertino e libertário. Entre suas peças, destacam-se: "O misantropo", "O tartufo", "Escola de mulheres", "O doente imaginário", "A escola dos maridos", "Don Juan", "As sabichonas" e "O burguês fidalgo".

FLAUBERT (1821 – 1880)

Gustave Flaubert foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Rouen em França no dia 12 de dezembro de 1821 e morreu em Croisset - França em 08 de maio de 1880. É considerado um dos principais representantes do Realismo. Destacou-se por seus romances e contos. Sua principal obra foi o romance “Madame Bovary” de 1857. - Nasceu numa família de classe média de antepassados católicos e protestantes. - Demonstrou interesse por literatura e teatro desde os estudos no Colégio Real, durante sua juventude. - Seguindo o desejo do pai foi estudar Direito na Universidade de Paris. Sem interesse pela área, começa a levar uma vida boêmia. - Com crises nervosas e alucinações, seu pai coloca para passar um tempo em recuperação num sitio de Croisset. - Fez uma viagem ao oriente entre os anos de 1849 e 1852. Conheceu Jerusalém, Egito e Constantinopla. - Em 1851 começou a escrever “Madame Bovary”, terminado somente em 1857, tornou-se sua grande obra literária. A obra causou um escândalo na sociedade europeia da época, em função da forma realista que abordou temas como adultério e suicídio. - Em 1866 recebeu do governo francês a Ordem Nacional da Legião de Honra. - Passou por dificuldades financeiras no final da vida. Morreu, provavelmente de Acidente Vascular Cerebral, em 8 de maio de 1880.

TENNESSEE WILLIAMS (1911-1983)

Um dos dramaturgos mais importantes do século XX nos Estados Unidos, Thomas Lanier Williams, mais conhecido como Tennessee Williams, nasceu no dia 26 de março de 1911, na cidade de Columbus, em Mississipi e morreu no dia morreu no dia 25 de fevereiro de 1983, em um hotel localizado em Nova York, aos 72 anos. Ele era filho de um vendedor itinerante de sapatos, Cornelius Coffin, e de Edwina Dakin Williams, filha de um pastor. Tennessee cresceu no seio de uma família conturbada, o que lhe ofereceu material de inspiração para suas obras. Na infância ele adquiriu difteria, o que lhe permitiu ficar ausente da escola por um ano, período que ele aproveitou para mergulhar nos livros. Eles residiram por muitos anos na cidade de Clarksdale, no Mississipi, antes de finalmente se fixarem em St. Louis, em 1918. Ele ingressa na Universidade de Missouri em 1929, passando a trabalhar em uma empresa de sapatos em 1931. O escritor publicou seu primeiro conto em um veículo de narrativas fantásticas, quando ainda concluía o segundo grau. A primeira peça por ele escrita foi Cairo! Xangai! Bombaim!, uma farsa sobre dois marinheiros, exibida em um teatro de Memphis. Alguns anos depois, em 1938, ele conquista o prêmio de 100 dólares em um concurso teatral na Califórnia. A aquisição de uma bolsa no valor de mil dólares lhe permite transferir-se para Nova York. Estagia por algum tempo em Hollywood, produzindo roteiros para o estúdio MGM, mas não obtém sucesso. O drama The Glass Menagerie, no Brasil intitulado À Margem da Vida, uma de suas obras mais importantes, é lançado em 1944, em Chicago, às vésperas do Natal, tornando-se imediatamente um grande sucesso e lhe garantindo a conquista de dois prêmios. Sua escrita nasce da junção entre fantasia e realidade, na descrição da rotina de pessoas solitárias. Sua dramaturgia é concreta, bem contextualizada, um reflexo da mente americana; ela opera um mix de movimentos literários e teatrais, costurando também, neste tecido de retalhos, fragmentos teóricos que moldaram os EUA. O dramaturgo questiona temas como a opressão sexual, racial e social vigente nos Estados Unidos, submergindo fundo nestas questões, revelando às vezes em seu estilo e no conteúdo de sua obra tamanha violência e crueza, que é impossível não sentir o negativismo presente em seus enredos. Suas tramas se desdobram, normalmente, na região sul dos EUA, em um ambiente tumultuado, povoado por psicopatas, deslocados socialmente. Ele foi o escritor teatral mais inspirador do período pós-guerra. Sua segunda peça de sucesso foi Um Bonde Chamado Desejo, que teve sua estréia em 1947, e lhe rendeu o Prêmio Pulitzer, imortalizando o autor. Ele também criou outro grande sucesso, Gata em Teto de Zinco Quente, de 1955. As duas produções inspiraram variadas transcrições cinematográficas. Uma marca deste autor é o uso de elementos musicais, da luz e de cores que procuravam simbolizar os estados de alma dos personagens. Outras de suas obras, caracterizadas igualmente pelo realismo psicológico, foram Orpheus Descending, de 1957, e Sweet Bird of Youth, de 1959.

EDGAR MORIN (1902-1994)

Karl Raimund Popper, nasceu em Viena, na Áustria, no dia 28 de julho de 1902 e morreu no dia 17 de setembro de 1994. Descendente de família judaica recebeu grande incentivo para os estudos. Ingressou na Universidade de Viena e doutorou-se em Filosofia. Com a ascensão do nazismo, emigrou para a Nova Zelândia. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se assistente de ensino na London School of The Economics em método científico, e passou a professor em 1949. Karl Popper esboçou a teoria, cujo fundamento era a ideia do racionalismo crítico, que em sua essência, era uma crítica ao método indutivo e à ciência. Popper achava que, as teorias científicas eram passíveis de erros e críticas, não havendo assim, uma teoria da ciência que fosse eterna e imutável. Segundo ele o que deveria ser feito por outros estudiosos era a comprovação da falseabilidade das teorias científicas para elaboração de outras que poderiam resolver as questões propostas pela ciência. Karl Popper era um simpatizante do comunismo, mas abandonou o partido comunista quando percebeu que muitos amigos morreram em defesa da causa marxista. Tornou-se adepto das ideias liberais da escola austríaca, seguindo o exemplo de Ludwig Von Misses e F. Hayek. A obra mais famosa do filósofo é “A Sociedade Aberta e Seus Inimigos" (1945), onde Popper refletiu que o regime democrático representativo é uma forma de limitar o poder do Estado, e de ideologias como o nazismo e o comunismo que são perigosas para a formação da sociedade aberta e democrática. Karl Popper faleceu em Kenley, Inglaterra, no dia 17 de setembro de 1994.

ERNEST TOLLER (1893-1939)

Ernst Toller, nasceu em Szamocin, Prússia, 1 de dezembro de 1893, em Nova Iorque, 22 de março de 1939. Foi um poeta, dramaturgo, político e revolucionário alemão de origem judaica. Participou na Liga Espartaquista e escreveu várias obras expressionistas. Toller combateu na Primeira Guerra Mundial, uma experiência que o levou a desenvolver uma posição pacifista e próxima à revolução socialista. Participou na revolta da Baviera de 1918, uma vez terminada a guerra, e na República Soviética da Baviera. Encarregou-se da formação de um exército vermelho, a pesar do seu ideário pacifista. Na sua posterior obra teatral O homem massa dará saída para os conflitos de consciência que lhe provocou essa contradição. Após a queda daquela república, provocada pelo exército e os corpos de voluntários de extrema direita, foi condenado a cinco anos de prisão. Em 1933, com a tomada do poder pelos nazistas, emigrou para a América do Norte, onde habitou em diferentes cidades, suicidando-se em 1939.foi um Dramaturgo Alemão. Muito jovem participou da I Guerra Mundial sofrendo sérios problemas fisicos e psicológicos. Seu primeiro trabalho como Dramaturgo ” Die Wandlung ” ( Transformação ) retrata sua amarga experiência na Guerra. Em 1919, participou da frustada tentativa de fundação da República Soviética da Baviera. Preso, terminou a peça ” Die Wandlung “ e os Dramas ” Masse Mensch “, ” Die Maschinesturmer “, ” Hinkemann “ além de poemas. Após a prisão, em 1925, pode assistir sua peça ” Hoppla, estamos vivos “, dirigida por Erwin Piscator, em Brlim. Com a ascensão do Nazismo em 1933, exilou-se em Londres encenando ” Feuer aus den Kesseln “ em 1935, seguindo em turnê pelos EUA e Canadá. No ano seguinte, mudou-se para New York onde morou até 1939, ano em que se suicidou. Um dos precursores da Dramaturgia Expressionista junto com Kaiser e Brecht, Toller foi um combatente das liberdades, retratando em seus dramas um ideal humanitário. Sobre sua experiência na I Guerra disse – ” Somos todos engrenagem de uma grande máquina que as vezes anda para frente – mas ninguem sabe para onde – e as vezes para trás – ninguem sabe por quê. “

PETER BROOK (1925-2022)

Peter Brook nasceu em Londres em 21 de março de 1925 e morreu em Paris no dia 02 de julho de 2022. Ao longo de sua carreira, distinguiu-se em vários gêneros: teatro, ópera, cinema e escrita. Foi em Londres que dirigiu sua primeira peça em 1943. Depois disso, dirigiu mais de 70 espetáculos em Londres, Paris e Nova York. Seu trabalho na Royal Shakespeare Company compreende Love’s Labour’s Lost (Trabalhos de Amor Perdidos) (1946), Measure for Measure (Medida por Medida)(1950), Titus Andronicus (1955), Rei Lear (1962), Marat/Sade (1964), US (1966), Sonho de uma Noite de Verão (1970) e Antônio e Cleopatra (1978). Em 1971, fundou em Paris, com Micheline Rozan, o International Centre for Theatre Research (Centro Internacional de Pesquisa Teatral) e, em 1974, criou sua base permanente no teatro Bouffes du Nord, onde dirigiu Timão de Atenas, Os Iks, Ubu aux Bouffes, Conferência dos Pássaros, L’Os, O Jardim das Cerejeiras, O Mahabharata, Woza Albert!, A Tempestade, The Man Who, Qui est là, Happy Days, Je suis un Phénomène, Le Costume, The Tragedy of Hamlet, Far Away, La Mort de Krishna, Ta Main dans la Mienne, The Grand Inquisitor, Tierno Bokar, Sizwe Banzi, Fragments, Warum Warum, Love is my Sin, 11 and 12, The Suit (2012) and The Valley of Astonishment (2013). Muitas dessas montagens foram apresentadas em francês e inglês. Entre as óperas, dirigiu Bohème, Boris Godounov, The Olympians, Salomé e As Bodas de Fígaro, no Covent Garden; Fausto e Eugene Onegin, no Metropolitan Opera House, New York; La Tragédie de Carmen e Impressions of Pelleas, no Bouffes du Nord, Paris; Don Giovanni, no festival de Aix en Provence; e Uma Flauta Encantada, no Bouffes du Nord (2010). Peter Brook ganhou muitos prêmios, tais como o “Prix du Brigadier“, por Timão de Atenas (1975); o prêmio “Molière”, pela direção de A Tempestade (1991); o “Grand Prix SACD”, em 2003, o “Molière d’honneur“, em 2011, entre outros. Outras montagens mais recentes também lhe renderam prêmios, tais como Fragments (“Premio Ubu“, por melhor espetáculo estrangeiro na Itália/Milão, 2008), Uma Flauta Encantada (“Molière“, por teatro musical, Paris 2011; Moroccan Federation of Theater’s professionals, Marrakech 2013). Threads of Time, autobiografia de Peter Brook, foi publicada em 1998, vindo juntar-se a outros títulos, entre os quais The Empty Space (1968) – traduzido para mais de 15 línguas, The Shifting Point (1987), There are no Secrets (1993), Evoking (and Forgetting) Shakespeare (1999) e With Grotowski (2009). Entre seus filmes estão Moderato Cantabile (1959), Lord of the Flies (O Senhor das Moscas) (1963), Marat/Sade (1967), Tell me lies (1967), Rei Lear (1969), Meetings with Remarkable Men (Encontros com Homens Notáveis (1976), O Mahabharata (1989) e The Tragedy Of Hamlet (A Tragédia de Hamlet) (2002).

ZIEMBINSKI (1908-1978)

Nasceu no dia 07 de março de 1908, Wielisczka, Polônia e morreu no dia 18 de outubro de 1978, Rio de Janeiro – RJ. Ziembinski revolucionou o teatro brasileiro com a montagem de "Vestido de Noiva", em 1943. O polonês Zbigniew Marian Ziembinski formou-se em arte dramática na Universidade de Cracóvia. Aos 23 anos já tinha sido diretor do Teatro Nacional de Varsóvia e do Teatro Lodz, onde dirigiu cinco peças. Chegou no Brasil em 1941, sem falar uma palavra de português e com a intenção de continuar a viagem para os Estados Unidos, onde tencionava dirigir um grupo polonês de teatro. Ao fazer uma escala no Rio de Janeiro, porém, apaixonou-se pela cidade e ficou no Brasil. Logo foi convidado para dirigir "Assim é se lhe Parece", de Pirandello, e várias outras. A primeira grande montagem que realizou, em 1943, foi "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues. Experimentou criar um efeito de luz usando muitos refletores, ao contrário do que era costume no teatro nacional. Outra inovação foi ter dividido a cena em três planos distintos - a realidade, o passado e o delírio da personagem - criando novas possibilidades cênicas para o texto. Era um diretor polêmico e enérgico e ensaiava à exaustão, exigindo o máximo dos atores. Passou pelo Teatro Brasileiro de Comédia e pelo Teatro Cacilda Becker. Ziembinski (ou Zimba, como logo o apelidaram), além de ator e diretor, era pintor e fotógrafo. Em 1950, já possuía sua própria companhia. Como ator, seu porte físico avantajado, conquistava os papéis de reis e tiranos. Fez um bicheiro em "Boca de Ouro", um pai de família em "Jornada de Longo Dia para Dentro da Noite", e uma velha alcoviteira em "A Celestina". Fez também "Dorotéia" e "Pega-fogo", além de "O Santo e a Porca", ao longo da década de 1950. Foi professor da Escola de Arte Dramática de São Paulo e esteve na Polônia em 1964, onde encenou duas peças brasileiras. Ganhou grande popularidade na década de 1970, por suas atuações na Rede Globo, com destaque para "Em Família", ao lado de Zilka Salaberry. Participou da telenovela "O Bofe", como tia Stanislava, em 1972. Ao tornar-se Diretor do Núcleo de Casos Especiais da emissora, Ziembinski impôs uma severa disciplina artística aos atores. Trabalhou com Jardel Filho, Maria Della Costa, Sergio Cardoso, Walmor Chagas, Raul Cortez, Cacilda Becker, Cleide Yáconis, Tonia Carrero e Cecil Thiré. Nas telas, Ziembinski atuou em vários filmes da Companhia Vera Cruz, de 1953 a 1975. Zbigniew Marian Ziembinski recebeu a Ordem do Mérito Cultural polonesa, pelas mãos do embaixador Edward Wychowanice, como reconhecimento de seu país de origem pelo seu trabalho a favor das artes brasileiras. Em 1976, o ator encomendou a Antonio Bivar uma peça para comemorar seus 50 anos de teatro e 35 de Brasil. Bivar escreveu "O Quarteto", que foi seu último trabalho nos palcos. Ziembinski morreu aos 70 anos.

BENTO JUNIOR
Enviado por BENTO JUNIOR em 26/08/2024
Reeditado em 30/08/2024
Código do texto: T8137580
Classificação de conteúdo: seguro