NENZINHA RIBEIRO

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

ANA RITA PESSOA VELOSO, NENZINHA RIBEIRO, nasceu em 2 de fevereiro de 1888, natural de Nazaré da Mata/PE e faleceu em João Pessoa/Pb em 9 de setembro de 1971, prima de Helena Pessoa de Melo Ribeiro Coutinho, primeira esposa de João Ursulo Ribeiro Coutinho, com quem casou-se em março de 1929, ficando viúva em 01 de abril de 1930, não ficou filho do casal. Dona Nenzinha Ribeiro ficou com a responsabilidade de criar e educar os sete enteados: Renato, João Ursulo, Luiz Ignácio, Flávio, Cassiano, Odilon e Abelardo Ribeiro Coutinho. Foi uma verdadeira mãe, dedicou-se integralmente aos meninos, enfrentando todos os tipos de desafios. Era meiga, calma, carinhosa e educada. Ligada ao clero. Ajudava os seminaristas de baixa renda, doando batinas, livros e cadernos. Muito querida pelos filhos de seus enteados, que carinhosamente a chamavam de Vovó Nenzinha.

Em síntese o Governo Municipal de Santa Rita/Pb, desde o século XX que construiu, instalou e está em pleno funcionamento a CRECHE NENZINHA RIBEIRO, à Rua Pará – Tibiri I – Santa Rita – PB, em sua homenagem como mãe dedicada aos mais humildes.

..............................

REFERÊNCIA

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. João Ursulo, homem de visão. São Paulo: Recanto das Letras, 2019 [ Anexo IV – p. 29/37 – apud COUTINHO, Natércia Suassuna Dutra Ribeiro. Odilon Ribeiro Coutinho. Santa Rita/PB: Abril de 2008. Manuscrito da autora]. Disponível in.:< https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6419710 > . Acessado em 25/07/2024.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 25/07/2024
Reeditado em 25/07/2024
Código do texto: T8114544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.