- NAZA POETA HOLÍSTICO - Biografia para o livro "Canções e Poemas" (*)

Norberto Nazareno Barreiros Fortes

- NAZA POETA HOLÍSTICO -

Nasceu em Urussanga-SC, em 29 de agosto de 1959.

Formou-se “Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas” pelo Colégio “Rainha do Mundo”, em 1977.

Em 1979, cursou a “Faculdade de Farmácia e Bioquímica” (incompleto) na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina -. Neste mesmo ano participou do I Concurso Universitário de Violão, na Igrejinha da UFSC.

A partir de 1980 passou a cursar a “Faculdade de Direito” - também na UFSC - e em 04/01/1986 colou grau e foi-lhe conferido o título de “Bacharel em Direito”. Pós-graduado em Direito Constitucional e Direito Tributário pelo Instituto de Preparação Jurídica, em Brasília-DF.

Escritor, Poeta, Músico (OMB/SC-051/96), Terapeuta Holístico (CRT-32431) e Advogado licenciado (OAB/SC-55012).

Tornou-se músico profissional a partir de 1995 após classificar algumas de suas canções em Festivais da Canção, realizados em solo catarinense, no final da década dos anos 80 até 1994, mais precisamente em Florianópolis, São José, Blumenau e Orleans. Atualmente todos estes Festivais da Canção estão inseridos no “YouTube”, bem como todas as suas demais canções.

Para acessar suas canções no “YouTube” basta digitar o título da música e mais os pseudônimos "NAZA POETA" ou "NAZA POETA HOLÍSTICO” ou ainda "NORBERTO NAZARENO", seu nome de batismo. Em seguida estarão disponíveis para ouvir suas melodias cadastradas até o presente. Também se ouvirá suas músicas nos vídeos onde se lê "HUMBERTO 1915" - canal criado pelo seu filho "Humberto Vicente Fortes" (in memoriam) -, que também era poeta.

Em 1996 recebeu um “Diploma de Poeta” da Revista Brasília – Grupo Brasília de Comunicação – em Brasília-DF -, após classificar, na categoria “Destaque”, o poema canção intitulado “Saudades” - no “XVII Concurso Nacional de Poesias”-, poema este composto no ano de 1978, em Florianópolis, quando veio morar na capital catarinense, após proceder de sua cidade natal.

Em 1997, recebeu a Medalha do Mérito Cultural “Stella Brasiliense” (Estrela de Brasília) do “Grupo Brasília de Comunicação”, por suas participações culturais nesta entidade.

Também em 2001 recebeu o título de “Maestro Letterato” (Mestre Literato) da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, em Brasília-DF.

Ainda em 2001 participou de um Concurso de Poesias realizado pela Editora “AG Edições”, em São Paulo-SP, e classificou os poemas “Burrice Doutorada” e “Direitos Humanos”.

Depois foi membro da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC), da Academia de Letras de Biguaçu-SC, da Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e do Grupo de Poetas Livres (GPL), participando de suas antologias publicadas.

Atuou também como Tenor no Coral da AMC – Associação dos Magistrados Catarinenses - desde o ano de sua fundação, em 2000, até 2003.

Atualmente faz parte do site literário - www.recantodasletras.com.br - onde adotou o pseudônimo

- “NAZA POETA HOLÍSTICO” -.

No presente, reside na cidade de Santo Amaro da Imperatriz/SC, Região da Grande Florianópolis, onde fixou domicílio desde 15 de março de 2006.

(*) Esta biografia vai integrar o livro físico "CANÇÕES E POEMAS" que estará sendo lançado pela Editora Juca Palha,

de São José/SC, e está previsto para ser lançado na "I Bienal do Livro" que acontecerá nos dias 02 e 03 de agosto deste ano

na cidade de Santo Amaro da Imperatriz/SC.