1188-OS GIBIS E EU-1-Meus pimeiros gibis

OS GIBIS E EU – Meus primeiros gibis

Fui alfabetizado antes de entrar para o curso primário. Ao ingressar no Grupo Escolar Campos do Amaral, em 1943, com 7 anos completados em 9 de novembro de 1942, já conhecia os números e lia algumas palavras. E folheava os exemplares de um jornalzinho italiano – “La Domenica Del Corriere” – na ânsia de saber o que estava escrito em em outra lingua.

Assim, já lia revistas infantis, principalmente o “O Tico-Tico”, emprestado por Dona Maria Duarte, que os comprava para seu filho Benito. E adorava as histórias em quadrinhos daquela revista maravilhosa.

Em outubro de 43 sofri uma cirurgia para extração de amígdalas – e como premio, ganhei meus primeiros gibis.

Foi assim: sofria muito com inflamação das amígdalas (amigdalite) e tinha medo, sim, de ser operado. Beatriz, minha inesquecível e querida prima trabalhava em São Pauo, era enfermeira de alto padrão no Hospital Leão XII, e numa de suas vindas a São Sebastião do Paraiso, afim de incentivar-me a ser operado, prometeu-me.

— Quando você for operado da garganta, mando-lhe gibis de presente.

É claro que a promessa pouco influiu na cirurgia, que foi realizada para me livrar da amigdalite, que já se tornara crônica.

Na manhã seguinte ao dia da cirurgia, estando eu acamado e ainda muito indisposto, Tio Armando, que morava na nossa casa, me entregou um embrulho com formato de um grosso canudo. Vinha com meu nome escrito em torno do canudo.

— Foi a Beatriz que te mandou, - ele disse.

Mamãe me ajudou a abrir o embrulho, pois o papel era forte e bem colado. Quando conseguimos desembrulhar, surgiam três revistas que me deixaram quase louco de surpresa e alegria: um exemplar de “O Tico-Tico”, de “O Globo Juvenil Mensal” e um do “Gibi Mensal”. As capas brilhantes e coloridas me encheram os olhos de alegria, e lá se foram as dores e a indisposição.

Folheei as revistas com avidez. Os heróis lá estavam, nos quadrinhos movimentados, cheios de ação e de aventura: Super- Homem, Tocha Humana, Capitão Marvel, Zorro, Flexa Dourada, Capitão América... e muitos outros!

Se bem me lembro, a recuperação da cirurgia foi instantânea. Os dias que faltei ás aulas da escola primaria foram todos preenchidos com a leitura dos meus primeiros gibis.

E agora, ao narrar o evento, me vem a mente a desconfiança – prá escrever a verdade – a certeza de que houve um complô entre Beatriz e tio Armando: como é que as revistas chegaram exatamente no dia seguinte á cirurgia? Não chegaram pelo correio, pois não havia selos colados no pacote. E as revistas estavam tão novinhas, como se tivessem sido compradas naquela manhã, do Alfredo Jornaleiro, único vendedor de revistas na cidade.

Como terei oportunidade de narrar futuramente, os gibis sempre foram, para mim, motivos de mistério, alegrias e felicidades sem fim.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Lagoa Santa, MG, 26 de junho de 2024.

Conto # 1188 da Série INFINITAS HISTÓRIAS

470 palavras

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 26/06/2024
Código do texto: T8094038
Classificação de conteúdo: seguro