Biografia de Belchior

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, foi um cantor, poeta, compositor, músico, produtor e artista plástico. Nasceu em 26 de outubro de 1946 na cidade de Sobral, Ceará.

Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do Nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970.

Durante sua infância foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música, canto para coral e piano com Acácio Halley. Seu pai, Otávio Belchior Fernandes (1905–1980) era um cidadão muito respeitado na cidade, sendo juiz e delegado. Sua mãe, Dolores Gomes Fontenelle Fernandes (1921–2011) cantava no coral da igreja.

Depois de completar seus estudos secundários no Colégio Sobralense (depois, Colégio Diocesano Sobralense) Belchior optou por vivenciar um período de disciplina religiosa. Por três anos viveu em comunidade com frades italianos no mosteiro dos capuchinhos, em Guaramiranga. Ali estudou latim, italiano e canto gregoriano. Em seguida regressou a Fortaleza, onde estudou Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística.

Seu álbum Alucinação, de 1976, produzido por Marco Mazzola, é considerado por vários críticos musicais como um dos mais revolucionários da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira.

Entre os seus maiores sucessos estão: Apenas um Rapaz Latino-Americano, Como Nossos Pais, Mucuripe e Divina Comédia Humana.

Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A causa da morte foi a ruptura de um anemia da aorta, a principal artéria do corpo humano.

Rebeca Vasconcelos
Enviado por Rebeca Vasconcelos em 11/06/2024
Código do texto: T8083467
Classificação de conteúdo: seguro