Biografia de Joilson de Souza Silva:

 

 

Joilson de Souza Silva, o terceiro de sete irmãos, Filho de Anastácio Tenório da Silva e Elza de Souza Silva,nasceu em 27 de janeiro de 1970, no município de Parintins, Amazonas. Desde cedo, enfrentou a adversidade com a perda de seu irmão gêmeo no parto. Em 1976, sua família se mudou para Itacoatiara, onde Joilson cresceu e estudou em escolas públicas. A sua infância foi marcada por muitos trabalhos como; vendedor de frutas, jornal, lavador de carro. As brincadeiras peão, bolinha de gude, futebol e muitas felicidades.

 

Sua trajetória acadêmica é marcada por uma dedicação contínua à educação. A sua vida estudantil foram nas escolas municipais e estadual: Cel Cruz, Eliz Ribeiro, Luiza Vasconcelos, Deputado Vital de Mendonça, Jamel Amed. Ele completou o Magistério no IAAI em 1992, seguido por um curso de Normal Superior na UEA em 2009. Sua paixão pelo esporte o levou a se formar em Educação Física em 2015 e a concluir uma pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos no I-FAM.

 

Desde 1993, Joilson tem exercido a nobre função de professor, impactando a vida de muitos alunos.A sua primeira escola como professor Centro Educacional Adventista de Itacoatiara. No ano de 1996 sai candidato a vereador pelo PL, nos anos de 1997 a 1999, exerceu o cargo de Coordenador de Cultura no município de Urucurituba. No ano de 2000 deu início a sua missão como professor na rede pública, lecionando na zona rural Rio Curupira. Em outubro do mesmo ano, foi transferido para Novo Remanso a vila que tem em seu nome artístico. Além de sua carreira na educação, ele é conhecido por suas contribuições culturais como poeta, compositor e palhaço. Sob o pseudônimo Joilson Remanso, ele expressa sua arte através de poemas que refletem a vida e os sentimentos do povo amazonense. Seus trabalhos podem ser encontrados online, e ele também atua como colunista, compartilhando suas crônicas e artigos que narram o cotidiano de sua região.No ano de 2023 lançou seu primeiro livro infantil: A floresta em Perigo, e já está com a boneca do seu segundo livro pronto,um livro de contos infantil.

 

Joilson também é ativo na comunicação, mantendo um portal de notícias: Portal Remanso Digital onde reporta eventos locais e histórias significativas. Sua vida pessoal é igualmente rica, casado com a professora Maria Glorete, ele é pai de quatro filhos: Isabele, Gabriel, Isabel e Lucas. Atualmente, ele desempenha um papel vital como bibliotecário na escola Petrônio Pinheiro, na vila de Novo Remanso, onde continua a enriquecer a comunidade com seu conhecimento e paixão pela literatura. Este ano estará a frente do 6° Concurso de Poesia por ele idealizado.

 

A vida de Joilson é um testemunho de seu compromisso com a educação, cultura e bem-estar de sua comunidade, tornando-o uma figura respeitada e querida por muitos.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 25/03/2024
Código do texto: T8027773
Classificação de conteúdo: seguro