Biografia do Advogado e Líder Político DARCI MARTINS COELHO

Darci Martins Coelho é advogado, magistrado, professor universitário, escritor, memorialista, intelectual e líder político. Teve papel primordial na luta emancipatória do ‘Norte Goiano’ como presidente do Comitê Pró-Criação do Tocantins, que congregava inúmeras personalidade importantes que militaram junto à Assembleia Nacional Constituinte para divisão de Goiás. Conquistaram um feito notável que entrou para a história brasileira, pois, dentre as diversas propostas em debate, a única que se tornou bem-sucedida foi o Tocantins. Em 1989, Darci tornou-se o primeiro vice-governador e ao lado de Siqueira Campos conduziram a estruturação do novo estado e da capital Palmas. Foi Deputado Federal por 4 legislaturas consecutivas, tendo exercido diversos cargos nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Dotado de grande inteligência, extremamente articulado e bastante respeitado entre vários segmentos profissionais e classes sociais, ele representa a memória viva daquele período glorioso, pois é um dos poucos líderes emancipalistas remanescentes. Por tudo isso e muito mais que Darci Martins Coelho é considerado uma das maiores personalidades do Tocantins!

ORIGEM:

Darci Martins Coelho veio ao mundo no dia 17 de janeiro de 1940, na pacata cidade de Porto Franco, no sul do Maranhão, berço de sua infância e dos primeiros passos de sua bela jornada.

Filho do Sr. Benedito Coelho de Souza e dona Olga Andrade Coelho, Darci foi criado num ambiente onde a honra, a fé, a educação e a determinação eram alicerces fundamentais, valores que moldaram seu caráter e os ideais que o guiariam ao longo de sua vida.

Desde cedo, Darci se destacou por sua dedicação aos estudos, mas também por uma curiosidade incansável, sempre buscando compreender o mundo ao seu redor.

No ano de 1953, já estabelecido em Tocantinópolis, uma cidade histórica que à época se encontrava no extremo "Norte Goiano", Darci, juntamente com seu amigo Messias Alves Bezerra, fundou o "Palavra Livre". Esse periódico pioneiro teve o mérito de destacar as riquezas locais e oferecer uma plataforma para que as vozes aos nortistas, frequentemente esquecidas pelo poder público goiano, pudessem ser ouvidas. A publicação refletia o desejo de Darci e Messias pela valorização da sua terra e o bem-estar de sua gente.

Em 1957, em sua juventude, Darci assumiu o papel de diretor do Jornal "Asas Do Saber" e também se engajou ativamente na vida estudantil como Presidente da União dos Estudantes de Goiás, seção de Tocantinópolis.

Essas experiências iniciais no jornalismo e na liderança estudantil enriqueceram sua formação, bem como serviram como base para sua atuação futura em prol dos interesses coletivos em sua comunidade.

MUDANÇA PARA GOIÂNIA:

Em 1959, impulsionado por uma inabalável sede de conhecimento, Darci Martins Coelho embarcou rumo Goiânia. Lá, prosseguiu com seus estudos, passando a atuar ainda como presidente do Grêmio Lafaiete Belfort Garcia.

Em 1961, cruzou as portas da prestigiosa Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), um passo decisivo em sua formação intelectual e profissional.

Durante esse período, gerenciou uma empresa comercial na cidade e trabalhou como professor no ensino secundário.

Em 1963, assumiu o papel de tesoureiro do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (SINPRO), em Goiânia, fortalecendo sua ligação com a comunidade educacional.

O ano de 1965 foi marcado pela conquista de seu diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, culminando em sua formação como advogado, motivo de grande alegria para familiares e amigos.

No dia 25 de julho de 1966, uma nova fase de sua vida começou com o casamento com a advogada Maria Terezinha de Jesus Alves Coelho. Dessa união nasceram dois filhos: Ana Cristina Coelho e Cristiano Martins Coelho (in memoriam).

Esses primeiros passos em Goiânia não apenas moldaram a carreira de Darci, mas também o prepararam para os desafios e sucessos que o aguardavam.

MAGISTRADO COM EXCELÊNCIA:

Em 1966, Darci Coelho deu início a uma notável carreira no judiciário como promotor de justiça em Goianésia. Esse foi o começo de uma trajetória marcada por excelência e dedicação ao serviço público; um padrão que se tornaria sua marca registrada.

Nos anos seguintes, Darci assumiu várias posições-chave no sistema judiciário, desempenhando os papéis de Juiz substituto (1968) e Juiz de Direito em Carmo do Rio Verde (1968-1969), Iporá (1969) e Inhumas (1970-1973).

Além disso, Darci Coelho serviu como Procurador da República no Ministério Público Federal, em Goiânia (1973-1979) e como Procurador regional eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, no mesmo período.

Sua influência se estendeu ainda mais quando foi nomeado Juiz do TRE-Goiás, posição que ocupou com distinção (1979-1987), e como Juiz Federal em Goiânia, demonstrando sua versatilidade e profundidade de conhecimento legal.

Em 1982, a paixão de Darci pela educação o levou a ingressar no corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), e mais tarde, a lecionar na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

Como educador, ele inspirou gerações de estudantes de direito, compartilhando não apenas seu vasto conhecimento, mas também os valores de ética e justiça que guiaram sua carreira. Existem em Palmas e várias cidades do Tocantins vários ex-alunos de Darci, que hoje são proeminentes advogados e ocupantes de cargos de destaque.

COMITÊ PRÓ-CRIAÇÃO DO TOCANTINS:

A entrada de Darci Coelho na política foi tão marcante quanto sua ilustre carreira no campo jurídico. Em 1987, durante a criação da Assembleia Nacional Constituinte, liderada pelo memorável deputado Ulysses Guimarães, Darci assumiu um papel audacioso como presidente do Comitê Pró-Criação do Tocantins.

Este comitê era uma congregação de figuras proeminentes, incluindo nomes de peso como Siqueira Campos, José Freire, João Cruz, Sandra Miranda e muitos outros — todos unidos por um sonho comum: a emancipação do "Norte Goiano" e a criação do Estado do Tocantins.

Sob a liderança de Darci, ocorreu uma mobilização sem precedentes em todas as cidades da região, com o objetivo de coletar cerca de 80 mil assinaturas para uma Emenda Popular. Este movimento viu a união de políticos, empresários, agropecuaristas, jornalistas, líderes religiosos e comunitários em um esforço monumental pela causa.

O triunfo dessa campanha culminou com a promulgação da nova Constituição Brasileira em 5 de outubro de 1988, especificamente no artigo 13 das Disposições Constitucionais Transitórias, oficializando a criação do Estado do Tocantins.

Essa conquista grandiosa representou a vitória de uma luta centenária, eternizando-se como um capítulo especial na história do Brasil.

Darci Coelho, como um dos valorosos personagens dessa saga histórica ainda entre nós, consagrou-se como um memorável cronista desse episódio transformador para centenas de milhares de habitantes do novo estado.

NASCE O TOCANTINS:

Em uma data histórica, 15 de novembro de 1988, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) conduziu a primeira eleição do Estado do Tocantins.

Nesse pleito, José Wilson Siqueira Campos e Darci Martins Coelho foram eleitos com 62,49% dos votos válidos, respectivamente, governador e vice-governador, junto a senadores, deputados federais e estaduais, todos recebendo seus diplomas no auditório do Tribunal de Justiça, em Goiânia.

A ascensão de Darci Coelho ao cargo de vice-governador, ao lado de Siqueira Campos, marcou o início de um período de profundas transformações; uma era repleta de esperança e renovação para o recém-formado estado.

Em 1º de janeiro de 1989, na então capital provisória, “Miracema do Norte”, um evento histórico se desenrolou no Colégio Estadual Tocantins. O Desembargador Joaquim Henrique de Sá, presidente do TRE de Goiás, oficializou a instalação do Estado do Tocantins e empossou seus primeiros governantes. A cerimônia contou com a presença ilustre do Governador de Brasília, Joaquim Roriz, representando o Presidente José Sarney.

Nesse contexto de novos inícios, foram estabelecidos o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas do Estado, além da nomeação dos primeiros secretários executivos, estruturando os alicerces do governo.

Em 17 de fevereiro de 1989, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi inaugurado, sob a liderança do Desembargador José Maria das Neves, consolidando a autonomia jurídica do estado.

A pequena cidade de Miracema, apesar de suas limitações estruturais, tornou-se o coração pulsante do novo estado, acolhendo a todos que chegavam, atraídos pela promessa melhores oportunidades e um futuro promissor.

Em 20 de maio de 1989, um momento de significativa simbologia ocorreu com a escolha do local para a nova capital. Siqueira e Darci lideraram a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental e um culto ecumênico no Cruzeiro, na Praça dos Girassóis, semeando os sonhos e esperança para a cidade de Palmas.

A promulgação da nova Constituição Estadual, em 10 de outubro de 1989, marcou a consolidação legal e institucional do Tocantins. Em uma bonita cerimônia no Colégio Estadual Tocantins, em Miracema, líderes dos três poderes fizeram juramento e reafirmaram seu compromisso com os princípios e os valores que regeriam o estado.

Darci Coelho possui um vasto acervo particular, com fotos, documentos, jornais etc. e sabe narrar com riqueza de detalhes o desenrolar desses eventos históricos. Sua inteligência e memória admiráveis fazem dele um valioso memorialista desse período extraordinário do nascimento do Tocantins.

CONSOLIDAÇÃO DO TOCANTINS:

Darci Martins Coelho desempenhou um papel crucial não apenas na criação, mas também na estruturação e fortalecimento do Estado do Tocantins. Sua importante contribuição à política e à administração pública está presente em inúmeras entidades e realizações.

Em 1990, Darci começou sua jornada no cenário político nacional como primeiro suplente de deputado federal. Sua ascensão ao cargo efetivo veio em 1992, após a eleição de Eduardo Siqueira Campos como prefeito de Palmas.

Sua reeleição para a Câmara Federal, em 1994, fortaleceu mais sua posição no cenário político local. A convite do governador Siqueira Campos assumiu cargos estratégicos, como a Secretaria de Segurança Pública (1995) e a Secretaria de Administração (1996).

Em 1998, foi eleito para seu terceiro mandato. Coincidentemente era o terceiro mandato de Siqueira Campos, que convidou o amigo para assumir os cargos de Secretário Extraordinário das Regiões Administrativas, de Esportes e Turismo, de Governo, de Justiça, e Secretário Extraordinário da Região Metropolitana de Palmas.

Em 2002, foi eleito para seu quarto mandato, consolidando ainda mais seu legado de serviço público.

Em 2007, ele tornou-se sócio fundador da empresa Darci Coelho & Miranda Advogados.

Em 2008, coordenou com sucesso a campanha de reeleição do prefeito Raul Filho, assumindo em seguida o cargo de Secretário Municipal de Governo. Sua liderança foi fundamental para a administração municipal, provendo continuidade de ações relevantes para a população de Palmas.

Em 2020, atendendo ao convite da Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, Darci assumiu a Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários, onde trabalhou para garantir o desenvolvimento equitativo e sustentável do uso da terra na capital.

ENTIDADES DE CLASSE, ASSOCIAÇÕES E CONSELHOS:

Darci Ribeiro Martins teve presença em inúmeras entidades de classe, associativas e conselhos, tais como: Membro do Instituto dos Advogados de Goiás, da Associação dos Magistrados de Goiás, da Associação Goiana do Ministério Público, da Associação dos Juízes Federais, da Associação Goiana de Imprensa, além de outras entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Instituto dos Advogados do Tocantins, Academia Tocantinense de Letras Jurídicas e Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Foi também membro do Conselho Penitenciário de Goiás (1973-1976 e 1987-1988) e membro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária (1987-1988).

É membro fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL), titular da Cadeira nº 05, cujo patrono é Feliciano Machado Braga. Sua posse aconteceu no dia 02 de março de 1991, em Porto Nacional, conforme registrado no livro “Perfil da Academia Tocantinense de Letras”, do escritor Juarez Moreira Filho.

TÍTULOS E HOMENAGENS:

A trajetória de Darci Martins Coelho é marcada por uma série de prêmios, homenagens e honrarias que refletem seu impacto significativo na sociedade e sua contribuição ao serviço público.

Em 1988, Darci foi honrado com o título de cidadão goianiense, um reconhecimento oficial de sua influência positiva e de seu trabalho dedicado a Goiânia, concedido pela Lei Municipal nº 6.656, de 16 de agosto.

Posteriormente, em 2002, ele foi agraciado com o título de Cidadão Palmense, pela Lei Municipal nº 1109, de 29 de abril.

Em 17 de dezembro de 2018, uma cerimônia especial e descontraída em Palmas reuniu músicos, ativistas culturais e amigos em uma manifestação de agradecimento e reconhecimento ao advogado Darci.

No ano seguinte, em 14 de novembro de 2019, Darci foi honrado em Gurupi com a Comenda Bernardo Sayao, entregue pelo Prefeito Laurez Moreira. Esta comenda reconhece sua liderança e empenho na promoção do bem-estar dos tocantinenses.

Em um momento marcante, em 28 de setembro de 2023, durante a celebração dos 35 anos do Tocantins, Darci foi destacado em uma sessão solene na Assembleia Legislativa. Líderes e personalidades reconheceram sua atuação na criação do estado.

“É um privilégio integrar a celebração desta data ao lado de pessoas que fizeram não somente parte da história, mas a própria história do Tocantins, como é o caso de Darci Coelho, meu homenageado neste dia. Darci é uma das figuras decisivas nas últimas ações que culminaram na criação do nosso Estado através da constituição de 1988. Seu conhecimento jurídico e a vontade de ver surgir um novo estado o fizeram ser um dos personagens no tempo e no lugar certo.” Deputado Vilmar de Oliveira.

Em 2023, o ex-deputado federal e primeiro vice-governador do Tocantins, Darci Coelho, foi um dos homenageados na inauguração da galeria de Secretários da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP). A galeria está localizada no hall da Secretaria da Segurança Pública e pode ser apreciada pelo público em geral nos dias e horários de funcionamento do órgão. O evento contou com a participação do governador Wanderlei Barbosa.

Darci Martins Coelho, com sua trajetória de vida notável, representa com brilho e orgulho o serviço público brasileiro. Jurista respeitado, advogado perspicaz, professor gabaritado, intelectual e escritor cheio de talentos, líder emancipacionista valoroso, gestor público competente, cidadão admirável, são muitas as facetas desse nobre amigo do povo tocantinense.

Desde os primeiros momentos em Porto Franco no sul maranhense, passando por Tocantinópolis, Goiânia e diversos municípios goianos, até sua ascensão máxima em Brasília e Palmas, sua biografia é um testemunho da incansável busca pela justiça, pela democracia e pelo progresso do Brasil.

Seu legado permanecerá, inspirando novas gerações a caminhar com a mesma integridade, determinação, competência e amor que Darci Martins Coelho tão fervorosamente demonstrou pelo Tocantins e por nosso País.

BIBLIOGRAFIA:

AGORA-TO. 2020. Criação do Estado do Tocantins foi um projeto coletivo. Disponível em: https://www.agora-to.com.br/cafe-central/item/162404-criacao-de-tocantins-foi-um-projeto-coletivo

ALETO. 2023. Tocantins 35 anos: Darci Coelho é homenageado por Vilmar em Sessão Solene. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/gabinete/vilmar-de-oliveira/13201/tocantins-35-anos-darci-coelho-e-homenageado-por-vilmar-em-sessao-solene

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ATITUDE TOCANTINS. 2018. Ex-deputado federal Darci Coelho é homenageado por classe artística e amigos. Disponível em: https://atitudeto.com.br/noticias/destaque/ex-deputado-federal-darci-coelho-e-homenageado-por-classe-artistica-e-amigos/

ATITUDE TOCANTINS. 2023. Aleto entrega títulos de Cidadão Tocantinense e Cidadão Benemérito Senador João Ribeiro. Disponível em: https://atitudeto.com.br/noticias/estado/aleto-entrega-titulos-de-cidadao-tocantinense-e-cidadao-benemerito-senador-joao-ribeiro/

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

BRUNI, Fernanda Zilli. 2007. Ideais separatistas e autonomia política: depoimentos sobre a criação do estado do Tocantins. Mestrado Profissionalizante em Bens Culturais e Projetos Sociais. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Orientadora: Drª. Ângela de Castro Gomes. Rio de Janeiro, 202p. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/f9bce531-cf45-4a52-96b7-a7a1e71d58d7/content

BUCAR, RUY ALBERTO PEREIRA. 2019. Ecos do Tocantins: A Imprensa No Norte De Goiás. Dissertação de Mestado em Comunicação e Sociedade. Universidade Federal do Tocantins (UFT). Orientador: Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior. Palmas/TO, 194p. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5028/1/Ruy%20Alberto%20Pereira%20Bucar%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CAMARA DOS DEPUTADOS. 2024. Darci Coelho. Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/74187/biografia

CAMPOS, Rinaldo. 2006. O ditador do cerrado. Palmas, (Editora não identificada), 5ª edição, 2006.

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CAVALCANTE, Maria de Lourde Antônio. 1993. Geografia do Tocantins. 1ª Edição. SEBRAE/ TO. Grafcen: Niteroi (RJ). 104p.

CAVALCANTE, Maria do E. S. Rosa. 1999. Tocantins: O movimento Separatista do Norte de Goiás 1821-1988. São Paulo, Editora Anita.

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Siqueira visita exposição e relembra os fatos que marcaram a luta pela criação do Tocantins. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/04/22/siqueira-visita-exposicao-e-relembra-os-fatos-que-marcaram-a-luta-pela-criacao-do-tocantins

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2023. Darci Martins Coelho (Verbete-biográfico). Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-biografico/darci-martins-coelho

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2023. Siqueira Campos (Verbete-biográfico). Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-biografico/campos-siqueira-2

FACEBOOK. 2024. Darci Martins Coelho. Disponível em: https://www.facebook.com/darci.martinscoelho/

FOLHA DO BICO. 2023. Darci Coelho é homenageado pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/darci-coelho-e-homenageado-pela-secretaria-de-seguranca-publica-do-tocantins/

GAZETA DO CERRADO. 2022. O que vi de 2022 Darci Coelho ninguém tem o direito de torcer contra o país e o estado. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/o-que-vi-de-2022-darci-coelho-ninguem-tem-o-direito-de-torcer-contra-o-pais-e-o-estado/

GAZETA DO CERRADO. 2023. Especial Tocantins 35 anos: Gazeta entrevista o primeiro vice-governador do Tocantins Darci Coelho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-lS6W0nfcsk

GOVERNO DE GOIÁS. 2023. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

GOVERNO DO TOCANTINS. 2012. Darci Coelho é empossado titular da Secretaria Estadual para Missões Especiais. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/darci-coelho-e-empossado-titular-da-secretaria-estadual-para-missoes-especiais/1z175o9phe6q

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

INSTAGRAM. 2024. Darci Martins Coelho. Disponível em: https://www.instagram.com/darcimartinscoelho/

JORNAL OPÇÃO. 2022. Darci Coelho: “Marco da criação do Tocantins foi manifesto do governador Santillo”. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/tocantins/darci-coelho-marco-da-criacao-do-tocantins-foi-manifesto-do-governador-santillo-433106/

MARTINS, Mário Ribeiro. 1999. Dicionário Biobibliográfico de Goiás. Rio de Janeiro, Editora Máster.

MARTINS, Mário Ribeiro. 2001. Dicionário Biobibliográfico do Tocantins. Rio de Janeiro, Editora Máster.

MARTINS, Mário Ribeiro. 2005. Retrato da Academia Tocantinense de Letras - ATL. Disponível em: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=63822&cat=Ensaios&vinda=S

MPF-GOIÁS – Ministério Público Federal de Goiás. 2024. Memorial Galeria de Procuradores Chefes – Darci Martins Coelho. Disponível em: https://memorial.mpf.mp.br/go/galeria-de-membros/procuradores-chefes/darci-martins-coelho

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

O JORNAL. 2023. Darci Coelho é homenageado por Vilmar Oliveira em Sessão Solene na Aleto. Disponível em: https://www.ojornal.net/conteudo/3552/21

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL LEAL JÚNIOR. 2023. Tocantins 35 anos: Darci Coelho é homenageado por Vilmar em Sessão Solene. Disponível em: https://www.lealjunior.com.br/Noticias/Politica/Tocantins-35-anos-darci-coelho-e-homenageado-por-vilmar-em-sessao-solene-82217/

PÓVOA, José Liberato Costa. 2004. História Didática do Tocantins. Goiânia, Editora Kelps.

PREFEITURA DE GOIANIA. 1988. Lei Municipal nº 6.656, de 16 de agosto de 1988. Confere o título honorífico de cidadão goianiense ao Advogado e Professor Darci Martins Coelho. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/1988/lo_19880816_000006656.html

PREFEITURA DE PALMAS. 2002. Lei Municipal nº 1109, de 29 de abril de 2002. Concede Título de Cidadão Palmense ao Deputado Federal Darci Martins Coelho. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/media/leis/LEI%20ORDINARIA%20N%C2%BA%201109%20de%2029-04-2002%2014-16-41.pdf

PREFEITURA DE PALMAS. 2020. Administração municipal cria Secretaria de Assuntos Fundiários e nomeia Darci Coelho como titular do órgão. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/portal/noticias/administracao-municipal-cria-secretaria-de-assuntos-fundiarios-e-nomeia-darci-coelho-como-titular-do-orgao/23030/

PROFESSOR JUNIOR GEO. 2023. Proposta por Professor Júnior Geo, Aleto realiza sessão solene em homenagem aos 35 anos de criação do Tocantins. Disponível em: https://professorjuniorgeo.com.br/inicio/blog/2023/09/28/proposta-por-professor-junior-geo-aleto-realiza-sessao-solene-em-homenagem-aos-35-anos-de-criacao-do-tocantins/

RODRIGUES, JEAN CARLOS. 2008. ESTADO DO TOCANTINS: POLÍTICA E RELIGIÃO NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO TOCANTINENSE. Tese de Doutorado em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente (SP), 148p. Orientador: Prof. Dr. Jayro Gonçalves Melo. Disponível em: https://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

TO NOTICIA. 2019. Véspera do aniversário de Gurupi tem inauguração de praça Francisco Henrique Santana e entrega de comendas Bernardo Sayao. Disponível em: https://tonoticia.com.br/noticia/570/vespera-do-aniversario-de-gurupi-tem-inauguracao-da-praca-francisco-henrique-de-santana-e-entrega-das-comendas-bernardo-sayao

WIKIPÉDIA. 2024. Darci Coelho. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Darci_Coelho

WIKIPÉDIA. 2024. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2024. Siqueira Campos. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Siqueira_Campos_(pol%C3%ADtico)

WIKIPÉDIA. 2024. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior