Biografia do Veterinário CÉSAR HANNA HALUM

César Hanna Halum é médico veterinário, agropecuarista, empresário, gestor público, escritor, apresentador, líder classista e político. Anapolino de nascimento, estabeleceu-se com sua família no ‘Norte Goiano’, onde prosperou e consolidou brilhante carreira, tornando-se referência de liderança, empreendedorismo e valorização das potencialidades locais. Participou de todas as lutas apoiando Siquera Campos na criação do Tocantins. Tem presença em inúmeros segmentos da sociedade civil, entidades de classe, órgãos públicos e cargos de decisão, nas três esferas de governo, municipal, estadual e federal. Fez parte da implantação e estruturação e até os dias de hoje desempenha papel relevante para o desenvolvimento do Estado. É considerado uma das maiores personalidades públicas tocantinenses, atuante na defesa e incentivo ao homem do campo. Reconhecido como principal legislador e proponente de políticas de proteção ambiental, estímulo à agricultura familiar e ao fortalecimento do agronegócio. Poucos profissionais tem uma trajetória tão rica, honrada e dedicada a esses segmentos socioeconômicos, que são a força motriz da sociedade tocantinense.

Vale a pena conhecer mais detalhes de sua bela biografia.

ORIGEM:

Sua história familiar de ascendência libanesa nos mostra uma oportunidade de descobrir um pouco mais da trajetória de nosso País, que é extremamente rico em diversidade étnica e cultural.

Além dos três principais grupos – indígenas, africanos e portugueses, nossa Nação recebeu milhões de imigrantes de várias partes do mundo, tais como: espanhóis, italianos, alemães, japoneses, árabes etc.

Há cerca de 150 anos, o Imperador Dom Pedro II, acompanhado de sua esposa, Imperatriz Tereza Christina Maria, e de uma comitiva de 200 pessoas, visitaram o Líbano e cercanias, estabelecendo uma das mais antigas relações de irmandade com o Brasil.

Nas décadas seguintes, milhares de libaneses percorrendo aproximadamente 17 mil quilômetros, atravessando o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, até aportarem em terras brasileiras. Chegando aqui, esses imigrantes se espalharam por todas as regiões, trabalhando em plantações de café, lavouras e fazendas de gado. Boa parte deles, seguindo a tradição de sua gente, tornaram-se “caixeiros-viajantes”, vendendo mercadorias de casa em casa, percorrendo as periferias das cidades, visitando vilas e povoados.

Foi dentro desse contexto que em meados do Século XX um ramo libanês “Hanna Halum” estabeleceu-se no interior de Goiás.

Cesar Hanna Halum nasceu em 10 de março de 1954, na cidade de Anápolis-GO, filho de Nahim Hanna Halum e Geny Elias Halum.

Na década de 1960, Anápolis era um polo comercial e industrial de Goiás, que abastecia o ‘Norte Goiano’ e inúmeros municípios do Mato Grosso, Pará e Maranhão. Era uma cidade próspera e bastante rica, considerada uma das melhores das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Além de indústrias e inúmeros estabelecimentos comerciais, Anápolis contava com ampla rede de assistência médico-hospitalar, composta por 6 hospitais, 2 casas de saúde, 1 maternidade etc. Possuía, ainda, 2 faculdades, 4 cinemas, 1 teatro, inúmeros hotéis, restaurantes e pensões (IBGE, 1968).

NORTE GOIANO:

A abertura da Rodovia Federal BR-153, ligando a capital federal, Brasília, à capital do Pará, Belém, proporcionou grande desenvolvimento às vilas e povoados posicionados às suas margens, e, sem dúvida alguma, Araguaína foi o município do ‘Norte Goiano’ que mais prosperou ao longo do traçado dessa Rodovia.

Araguaína era um pequeno povoado que pertencia ao município de Filadélfia e foi emancipado pela Lei Estadual n.º 2.125, de 14 de novembro de 1958. A instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1959, com a posse de Prefeito e Vereadores.

De um simples vilarejo, com poucas moradias e alguns comércios, deu um salto extraordinário, chegando, em 1970, ao posto de maior cidade do ‘Norte Goiano’, contendo 37.780 habitantes (MORAIS, 2014).

Num período de aproximadamente 12 anos, Araguaína superou outras cidades tradicionais posicionadas às margens do rio Araguaia (por exemplo: Araguacema e Araguatins), e todas as demais cidades históricas no eixo do rio Tocantins, tais como: Paranã, Peixe, Porto Nacional, Pedro Afonso, Miracema, Filadélfia e Tocantinópolis (IBGE, 1970).

Em 1972, seu pai Nahim e seu irmão Fernando iniciaram os negócios em Araguaína. Para chegar lá era preciso percorrer 1100 km, passando sufocos e imprevistos, pois a Rodovia Belém-Brasília não era totalmente asfaltada e a energia em várias localidades provinha de grupos-geradores. Os serviços de saúde eram precários e havia escassez de bens de consumo e produtos industrializados.

Araguaína estava em franca expansão, mas mesmo assim não chegava aos pés do progresso e da qualidade de vida que existiam em Anápolis. Muita gente achava uma tremenda loucura aquela empreitada, mas Nahim e Fernando estavam decididos a encarar os desafios.

Nahim e Fernando, como empreendedores e visionários, participaram e contribuíram para o progresso dessa nova cidade. Em 1975, ajudaram a fundar a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA).

Nessa época, o jovem César ingressou no cursou de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Goiás (UFG), mas viajava frequentemente nas férias e feriados prolongados para visitar seus parentes.

A formatura aconteceu em dezembro de 1979, aos 25 anos, o que foi motivo de grande alegria. A conclusão do curso permitiu que toda família se reunisse novamente.

Num período de 10 anos (1970-80), a população araguainense, praticamente, dobrou de tamanho, saltando de 37.780 para 72.063 habitantes. De acordo com dados do IBGE (1980), Araguaína tornou-se a 5ª maior cidade do estado de Goiás, estando atrás somente de Itumbiara, Luziânia, Anápolis e Goiânia.

Em 1980, Cesar mudou-se para Araguaína, passando a atuar conjuntamente com seus familiares em inúmeras ações e projetos para alavancar o crescimento de Araguaína e região. Chefiou o Escritório da Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás, implantando os programas de controle de febre aftosa e de anemia infecciosa equina.

Também atuou com professor de Química e Biologia em escolas de Araguaína.

Entre 1984-85, Cesar Halum foi presidente do Rotary Clube Internacional de Araguaína.

Nessa época, ele fundou em sociedade com seu irmão Fernando Halum o Supermercado Mundial, localizado na Avenida 1º de Janeiro, nº 2823, Setor Central. Chegaram a ter várias filiais espalhadas pela cidade.

Em 1988, ingressou na carreira política, sendo eleito vereador de Araguaína. Foi líder na Câmara do prefeito João Batista de Jesus Ribeiro.

Os Vereadores eleitos naquele ano foram: Cesar Halum, Antonio (“Gaiolinha”), Augusto Cesar, Divino de Araújo, Valuar Barros, Gentil Soares, Itacy Carneiro, João Crisóstomo, João Sobrinho, José Dias “Zé Filho”, José de Araújo “Juquinha”, Manoel Plinio “Paraná”, Marivone Carvalho, Verônica Dias e Valtenis Lino.

CRIAÇÃO DO TOCANTINS:

César Halum teve participação ativa no grupo de empresários, jornalistas, produtores rurais e lideranças políticas que atuaram ao lado do então Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos na luta emancipatória do ‘Norte Goiano’.

No cenário político e socioeconômico, o estado do Tocantins tinha acabado de nascer constitucionalmente. As instituições públicas e privadas que fazem parte da estrutura estatal das unidades federativas começavam a se organizar e criar suas entidades.

É impressionante o número de entidades que tem a digital de César Halum e sua família.

Considerado um dos veterinários pioneiros (carteirinha nº 158), colaborou na estruturação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO)

Participava da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA). Inclusive a sede foi construída em 1989-90 e batizada de “Nahim Hanna Halum”, em homenagem ao seu pai, empresário pioneiro e fundador da Associação.

Em 1992, foi um dos fundadores do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios do Tocantins (SIGEALTO); tendo presidido a entidade por 20 anos.

Ajudou a criar a Federação do Comércio na Região Norte, em Araguaína, que, após determinado tempo, fundiu-se a Federação do Comércio em Gurupi, dando origem a Federação do Comércio do Estado do Tocantins (FECOMERCIO-TO).

Na FECOMERCIO, Cesar Halum ocupou diversos cargos, com destaque para: 2º Suplente de Tesoureiro (1993-2012), 1º Suplente e Diretor para Assuntos Sociais (1999-2006) e Diretor para Assuntos de Políticas Econômicas de Fiscais (2006-2012).

Em 1995, foi Diretor Estadual de Indústria, Comércio e Turismo e Presidente do Grupo de Desestatização do Estado.

Devido ao afastamento do prefeito Joaquim de Lima Quinta, Cesar Halum foi nomeado interventor de Araguaína, em março de 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano.

Em 1998, Halum foi candidato a Deputado Estadual, obtendo 5.181 votos, ficando como suplente.

MUDANÇAS PARA PALMAS:

Em 1º de janeiro de 1999, mudou-se para a capital tocantinense, ao atender o convite do goverandor José Wilson Siqueira Campos, para presidir o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS). No órgão intensificou o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), beneficiando mais de 40 mil produtores rurais com financiamentos. Promoveu as classes produtoras, incentivando o associativismo e cooperativismo. Fez um excelente trabalho, permanecendo no cargo até 2001.

Em 2002, concorreu nas eleições, sendo eleito Deputado Estadual, com 9.619 votos. Ganhou notoriedade e prestígio pela sua atuação na Casa de Leis.

Presidiu o Assembleia Legislativa no biênio 2005/2006, quando criou e coordenou a bancada ruralista. Foi líder do governo na gestão Marcelo Miranda e vice-presidente do Parlamento Amazônico (PARLAMAZ), que congrega os parlamentares dessa região.

Em 2006, foi reeleito com 17.204 votos, sendo o quarto mais votado naquela eleição.

Marcou presença como conselheiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-TO) e do Serviço Social da Industria (SESI-TO)

Em 2008, por aclamação unânime foi eleito presidente da União Nacional das Legislativos Estaduais (UNALE), que congrega a união dos 1059 Deputados Estaduais da República Federativa. Halum criou os Encontros Regionais com objetivo de discutir e propor ações pertinentes à cada região brasileira.

Em 2010, foi eleito Deputado Federal, com 39.827 votos.

Em 2014, foi reeleito para a Câmara Federal, com 46.119 votos. Presidiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia, a Frente Parlamentar pela qualidade da Hotelaria Brasileira, a Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-153 e o Grupo Parlamentar Brasil – Países Árabes.

Em maio de 2015, César Halum integrou a comitiva de deputados em visita oficial ao Parlamento libanês, na capital Beirute. Esse intercambio teve como finalidade a troca de informações entre os dois países, com vistas a estreitar laços de amizade e as experiências, uma vez que a colônia libanesa no Brasil representa uma boa parcela da população.

Em 2018, concorreu a uma cadeira no Senado, obtendo votação expressiva de 184.235 votos, sem, contudo, lograr êxito.

Em fevereiro de 2019, assumiu como Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (SEAGRO), durante mandato do governador Mauro Carlesse. Como Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (CONSEAGRI), idealizou e coordenou o Grupo Agro MATOPIBA, que reúne os Secretários de Agricultura dos 4 estados (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Em junho de 2020, mudou-se para Brasília para exercer o cargo de Secretário Nacional de Políticas Agrícolas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em dezembro de 2021, foi convidado pelo governador Wanderlei Barbosa para retornar à Palmas e assumir a Secretaria Executiva da Governadoria.

Além de exercer importantes cargos públicos, César Halum encontra tempo para dedicar-se à literatura. Tem três obras publicadas, que se tornaram referência pela valorização e promoção do Tocantins. A primeira é “Municípios tocantinenses: suas origens, seus nomes (2008)”, uma obra única do gênero, que apresenta de forma leve e prática informações sobre os 139 municípios. Seu segundo livro “Leis ambientais do Tocantins (2009)” é considerado o mais detalhado sobre a legislação ambiental. O terceiro, “A verdade sobre o Tocantins (2011)”, mostra o progresso, riqueza e potencialidades do Estado.

Além de escritor, César Halum atua em programas de TVs. Foi apresentador do ‘Patrulha do Consumidor Tocantins’, exibido às terças e quintas-feiras no Balanço Geral Tocantins, e ‘Mundo Agro’, exibido nas manhãs de domingo na TV Jovem Record Tocantins. Teve ainda participação no ‘Canal Agro Top’ da RedeTV Tocantins.

É casado com Grácia Maria Teixeira Halum, com quem tem 3 filhos: Flávia, Fernanda e César Henrique; e 5 netos: Isadora, João Victor, João Guilherme, Maria Fernanda e Miguel.

É torcedor do Palmas Futebol e Regatas e do Botafogo carioca.

TÍTULOS E HOMENAGENS:

Em reconhecimento aos seus feitos durante sua vida pública, Cesar Halum conquistou inúmeros prêmios e honrarias.

Em 2005, foi homenageado pela Polícia Militar do Tocantins com a ‘Medalha Tiradentes’, honraria concedida as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao estado e à corporação.

Em 2009, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo ‘Pedro Ludovico Teixeira’ da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) e a Medalha do Mérito Legislativo ‘Newton Miranda’ da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

Em maio 2014, na celebração de comemoração dos 25 anos de Palmas, ele recebeu o Título de Cidadão Palmense, através da Lei Municipal nº 2.052, de 16 de maio de 2014.

Em 05 de agosto de 2014, em Curitiba-PR o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) outorgou-lhe o ‘Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho’ pelos relevantes serviços prestados para a ciência veterinária e para o desenvolvimento agropecuário do Brasil. Além da placa, recebeu um boton e uma lapela com a efígie de Paulo Dacorso Filho, símbolo da Medicina Veterinária.

Em 29 de novembro 2019, numa bela cerimônia realizada no auditório do IFTO em Palmas, Cesar Halum recebeu a Comenda Semear 2019, concedida pela Federação das Associações Rurais do Tocantins (FAERTO), por seus relevantes serviços prestados à agricultura familiar e ao agronegócio tocantinense.

"Sinto-me honrado e feliz. Essa homenagem partiu dos pequenos agricultores, que eu prefiro chamar de pequenos proprietários. É uma honra receber a homenagem e só nos estimula a trabalhar com mais determinação e firmeza para desenvolver programas que procurem consolidar as suas atividades econômicas”, Cesar Halum

“A Comenda é uma forma de homenagear autoridades, técnicos e instituições que se destacaram durante o ano, nos serviços de engrandecimento social e econômico dos pequenos agricultores familiares. Os homenageados foram escolhidos por meio de pesquisa realizada com 1.200 agricultores e produtores rurais. É o reconhecimento pelo trabalho, carinho, atenção e dedicação desses profissionais aos produtores da agricultura familiar tocantinense”, Presidente da FAERTO Marcino Pereira Lima

Em 2020, foi agraciado com a Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO), pelo trabalho à frente da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e pela posse como Secretário Nacional de Políticas Agrícolas, do Ministério da Agricultura. A homenagem foi de autoria do Deputado Estadual Ricardo Ayres.

Em outubro de 2023, aconteceu na Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO) uma Sessão Solene em comemoração aos 35 de Criação do Estado do Tocantins, e no evento César Halum foi homenageado.

A biografia de César Halum não se trata de um simples registro de informações sobre uma pessoa ou profissional; vai bem além disso, pois ele carrega os valores e sonhos de seus ascendentes libaneses, que deixaram o Oriente Médio e vieram para contribuir decisivamente com o nosso País.

Esse mesmo espírito de ousadia, coragem e desbravamento faz parte da trajetória de sua família, que deixou o conforto de Anápolis e migrou para o “Norte Goiano”, cooperando para o progresso daquela região, inclusive tendo papel primordial no processo de criação e estruturação do Estado caçula da Federação.

Seus pais Nahim Hanna Halum e Geny Elias Halum, seu irmão Fernando Abrão Halum, sua esposa Grácia Halum, os filhos, sobrinhos, primos, genros, noras, netos e demais agregados – todos podem se sentir orgulhosos e vitoriosos por fazerem parte dessa bela história!

Falar de César Hanna Halum é reconhecer o valor de sua genealogia, assim como também é valorizar as milhares de famílias que sonharam com a transformação dessa terra abençoada e hospitaleira, é reconhecer a força e empenho dos pioneiros, empresários e empreendedores, profissionais liberais, líderes políticos e todos os homens e mulheres do campo, desde a agricultura familiar até o pujante agronegócio, que labutam diariamente para tornar o Tocantins um lugar maravilhoso e uma valiosa referência para todo Brasil!

BIBLIOGRAFIA:

ACIARA. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.portalaciara.com/

AF NOTÍCIAS. 2019. César Halum recebe Comenda Semear 2019 após ser escolhido em pesquisa com 1.200 agricultores. Disponível em: https://afnoticias.com.br/estado/cesar-halum-recebe-comenda-semear-2019-apos-ser-escolhido-em-pesquisa-com-1-200-agricultores

ALEGO. 2009. Assembleia vai homenagear deputado tocantinense César Hanna Halun. Disponível em: https://portal.al.go.leg.br/noticias/22845/assembleia-vai-homenagear-deputado-tocantinense-cesar-hanna-halun

ALETO. 2020. Moção de Aplausos para César Halum. Disponível em: https://sapl.al.to.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2020/1388/mocao_aplausos_cesar_halum.pdf

ALETO. 2023. Tocantins 35 anos: personalidades são homenageadas em Sessão Solene. Disponível em: https://al.to.leg.br/noticia/13205/tocantins-35-anos-personalidades-sao-homenageadas-em-sessao-solene

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

CAMARA DOS DEPUTADOS. 2024. César Halum (Biografia). Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/160576/biografia

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CAVALCANTE, Maria de Lourde Antônio. 1993. Geografia do Tocantins. 1ª Edição. SEBRAE/ TO. Grafcen: Niteroi (RJ). 104p.

CEPESP. 2024. Consulta Eleições César Halum (PRB-TO). Disponível em: http://shiny.cepesp.io/cepesp_carreiras/

CFMV. 2014. CFMV homenageia o deputado César Halum com o prêmio Paulo Dacorso Filho. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/cfmv-homenageia-o-deputado-cesar-halum-com-o-premio-paulo-dacorso-filho/comunicacao/noticias/2014/08/05/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Cesar Halum recebe Michel Temer em sua casa. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/08/23/cesar-halum-recebe-michel-temer-em-sua-casa

CONEXÃO TOCANTINS. 2021. Cesar Halum é nomeado para o cargo de secretario de estado da governadoria. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2021/12/02/cesar-halum-e-nomeado-para-o-cargo-de-secretario-de-estado-da-governadoria

CRMV-TO – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.crmvto.gov.br/

FACEBOOK. 2024. César Hanna Halum. Disponível em: https://www.facebook.com/CesarHalumOficial/

FACEBOOK. 2024. Patrulha do Consumidor Tocantins. Disponível em: https://www.facebook.com/patrulhadoconsumidorto?locale=pt_BR

FAERTO - Federação das Associações e Entidades Rurais do Estado do Tocantins. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://faerto.com.br/

FECOMÉRCIO. 2024. Nossa História. Disponível em: https://www.fecomercioto.com.br/institucional/nossa-historia

FEITOSA, C. O. 2011. Do antigo norte de Goiás ao Estado do Tocantins: elementos de uma economia em formação. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Econômico - Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas, 217f. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/790771

GOVERNO DE GOIÁS. 2024. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

HALUM, César Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

HALUM, César Hanna. 2009. Leis ambientais do Tocantins. Palmas: Provisão Gráfica e Editora, 222p.

HALUM, César Hanna. 2011. A Verdade sobre o Tocantins. Palmas: Provisão Gráfica e Editora, 130p.

IBGE. 1968. Anápolis (GO). 20p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/113/col_mono_n409_anapolis_3ed.pdf

IBGE. 1970. Censo Demográfico de Goiás 1970. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/69/cd_1970_v1_t23_go.pdf

IBGE. 1980. Censo Demográfico de Goiás. 1980. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/72/cd_1980_v1_t4_n25_go.pdf

IBGE. 2020. Araguaína. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguaina/historico

INSTAGRAM. 2024. César Halum. Disponível em: https://www.instagram.com/cesarhalum/

MAPA. 2024. Curriculum Vitae de César Halum. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem-novo/curriculum-vitae/SAFSecretrioCesar.pdf

MARTINS, Mário Ribeiro. 2001. Dicionário Biobibliográfico do Tocantins. Rio de Janeiro: Editora Master.

MORAIS, Itamar Araújo. 2014. Araguaína (TO): enquanto cidade média no contexto regional. 130f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/17339/1/2014_ItamarAraujoMorais.pdf

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

NASCIMENTO, Junio Batista do. 2009. Palmas: sua história, trajetória e conquistas. 1ª edição. Goiânia: Bandeirantes, 142p.

NASCIMENTO, Junio Batista do. 2009. Tocantins: história e geografia. 6ª edição. Palmas: Bandeirantes, 142p.

O PARALELO 13. 2022. Região norte perde com renúncia César Hallum. Disponível em: https://www.oparalelo13.com.br/edicao-465/regiao-norte-perde-com-renuncia-cesar-hallum

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PREFEITURA DE PALMAS. 2014. Lei Municipal Nº 2.052, de 16 de maio de 2014. Concede Título de Cidadão Palmense ao Deputado Federal César Hanna Halum. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/media/leis/LEI%20ORDIN%C3%81RIA%20N%C2%BA%202.052%20de%2016-05-2014%2014-55-40.pdf

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

UNALE. 2024. Galeria de Presidentes da UNALE. Disponível em: https://unale.org.br/presidentes/

WIKIPÉDIA. 2024. Araguaína (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aragua%C3%ADna

WIKIPÉDIA. 2024. BR-153 (Rodovia Belém-Brasília). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-153

WIKIPÉDIA. 2024. César Halum. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Halum

WIKIPÉDIA. 2024. Eleições estaduais no Tocantins em 2002. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2002

WIKIPÉDIA. 2024. Eleições estaduais no Tocantins em 2006. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2006

WIKIPÉDIA. 2024. Eleições estaduais no Tocantins em 2010. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2010

WIKIPÉDIA. 2024. Eleições estaduais no Tocantins em 2014. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2014

WIKIPÉDIA. 2024. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Lista de Governadores do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Lista de municípios do Tocantins por ano de criação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Tocantins_por_ano_de_cria%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2024. Medicina Veterinária. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_veterin%C3%A1ria

WIKIPÉDIA. 2024. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2024. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

YOUTUBE. 2024. César Halum – Programa Mundo Agro. Disponível em: https://www.youtube.com/@cesarhalum2527/featured

YOUTUBE. 2024. Patrulha do Consumidor Tocantins. Disponível em: https://www.youtube.com/@patrulhadoconsumidortocant9504/featured

YOUTUBE. 2017. TVG - Por Dentro da Política - 004 - Dep. Federal Cesar Halum. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hU44pqTOPL0

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior