AUTOBIOGRAFIA II

AUTOBIOGRAFIA II

José Mauro Cândido Mendes

Nasci em Morrinhos cidade dos Pomares- situada ao Sul do Estado de Goiás, em 12 de fevereiro de 1955 registrado com o nome de José Mauro Cândido Mendes. Filho de Eterna Cândido e José Mendes Filho . Tenho mais três irmãos, Célia, Paulo Fernando e Carlúcio. Iniciei meus estudos com 7 anos de idade no Grupo Escolar Coronel Pedro Nunes. Fui engraxate até os meus 13 anos, quando então mudei-me para Goiânia onde fui morar com meus tios e avós maternos. Convivi lado a lado com eles dos 13 aos 17 anos, onde herdei a seriedade, a honestidade . Aprendi logo cedo ser responsável e correto na vida. Estudei a 5ª série (admissão) no Educandário Campinas. Conclui o primeiro grau no Colégio Estadual Bandeirantes. Época em que estudava a noite e trabalhava durante o dia como vendedor de jornais. Período rico em minha vida, a serenidade do Tio Ramos e a sabedoria do Tio Zecão trouxeram para a minha vida muitos conhecimentos. Li a coleção dos Contos clássicos de Machado de Assis, lia mensalmente Seleções de “Reader Digest”. Vejo como fundamental e enriquecedor no aprendizado e na minha carreira profissional.

Iniciei o 2º grau no curso de Contabilidade na Escola Técnica de Contabilidade e Comércio de Campinas - do saudoso Professor Rubens Carneiro. Logo em seguida fui transferido para o Colégio Dom Marcos de Noronha de propriedade do saudoso professor Nion Albernaz. Ali conclui em 1974 o curso de Técnico em Contabilidade.

Trabalhei de 1971 a 1975 no Centro dos Professores de Goiás, na gestão do Professor Bernardino Granja Campos e tendo como colegas de trabalho hoje escritores renomados como Gabriel Nascente, Brasígois Felício e Aidenor Aires. Foi um período muito rico para mim, tanto culturalmente como politicamente. Lá eu pude conviver com pessoas intelectuais.

Como: o professor José Mendonça Teles(in memoriam), Batista Custódio, Jaime Câmara,(in memoriam) Mauro Borges (in memoriam), Leonino Caiado, Hélio Mauro, Ursulino Leão (in memoriam) e tantos outros ilustres goianos.

Em 1975 passei no concurso da Caixa Econômica Federal onde tomei posse em 07 de Março de 1976 na cidade de Belo Horizonte e designado para assumir como Escriturário na Agência de Barbacena. Em 1981 tornei-me bacharel em História e Geografia pela Fundação Presidente Antonio Carlos na cidade mineira de Barbacena, neste mesmo ano casei-me com a Srtª Heloiza Helena Ferreira dos Santos e tivemos três filhos: Thiago nascido em Barbacena em 1982 , Thales nascido em 1985 na cidade de São João Nepomuceno e Thácio nasceu em 1986 em São João Nepomuceno.

Fui lotado para a função gerencial 1982 em Bicas /MG , designado então pelo ilustre companheiro Alvaro Romano (in memoriam) e liberado gentilmente da Agência Barbacena pelo brilhante Gerente Geral Gil Jesus. Peregrinei por diversas cidades mineiras até o ano 2000. Quando retornei-me para Goiânia e fiquei lotado na Agência 24 de Outubro até me aposentar em abril de 2010. Divorciei-me no ano de 1995. Casei fevereiro de 2014 com a Srtª Gessiana Cândida Silva mãe de nossos filhos: Eric Augusto nascido em 2003 e Davi José nascido em 2013.

Hoje avô de cinco netas: Larissa com 17 anos filha do Thiago, Nicole com 14 anos filha do Thácio, Melissa com 11 anos filha do Thales, Maria Flor com 6 anos e Heloiza com 3 anos filhas do Thácio .

Desde a minha adolescência gosto de escrever poemas.

Já pertenci a dois Grupos de Literatura: Sociedade dos Artistas Livres e do Grupo Litera.

Tenho trabalhos publicados no Jornal “O Município” da cidade de Bicas/MG, I Colheita de Palavras da Lavourartes,

Estou preparando para publicação do meu livro com diversos trabalhos literários.

Publicações poéticas nos Sites:

WWW.recantodasletras.com.br

WWW.overmundo.com.br

WWW.mementomori.com.br

WWW.poesiasomelhordaweb.com.br

jose mauro candido mendes
Enviado por jose mauro candido mendes em 03/02/2024
Código do texto: T7991221
Classificação de conteúdo: seguro