Elias Vieira de Morais

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Elias Vieira de Morais nasceu em Salgadinho (CE), em 1939. É filho de Francisca Gomes dos Santos — cearense de Quixaramobim (CE) e de Francisco Vieira de Morais. Irmão de Maximino Vieira, João Vieira, José Vieira. Todos de origem paraibana, e há informações de serem de João Pessoa, Paraíba.

Elias Vieira teve 7 irmãos: Lídia, Isaías, Isabel e Noeme (gêmeas), Ester e Jonas.

Em 1943, com 4 anos, mudou-se do Ceará com os pais e irmãos para Pedreiras, Estado do Maranhão. O traslado de pessoas e pertences se deu após atravessarem todo o Estado do Piauí e parte do Maranhão.

A viagem foi realizada com sucesso em lombos de animais resistentes: burros e cavalos. Maximino o irmão de seu pai, também mudou-se nessa ocasião; com sua família, para essa mesma cidade da Baixada Maranhense.

Até então, as crianças e meninos dessas famílias não haviam sido registrados. Elias juntamente como os demais irmãos, tiveram seus registros de nascimento feitos na cidade de Pedreiras.

João Vieira (irmão de seu pai), não acompanhou essa mudança e tempos depois faleceu assassinado numa cidade cearense. E José Vieira (também seu tio) transferiu-se com sua família para o Rio de Janeiro.

De Pedreiras, Francisco Vieira, pai de Elias, mudou-se para algumas localidades... pelas cercanias; dentre elas Pregos.

Em 1949, mudou-se desta cidade para o Distrito de Palmeiral, Esperantinópolis, e posteriormente para São Joaquim.

E em 1963, neste lugar (São Joaquim), casou-se com Maria Matias Morais e Tiveram 7 filhos: Alcirene, Antônia, Eliomar, Elismar...

Pela febre-amarela (malária) que sofria recorrentemente, nesse lugar mudou-se para o Centro do Conrado, Distrito de São Roberto. - Onde moravam seus pais. Por lá morou por 6 anos.

Com a morte da mãe em 1973, esta já em cidade goiana, transpôs o Maranhão com a família para Campos Belos (GO).

Nesta cidade foi agraciado com 3 filhas maravilhosas: Elicielma, Eliete e Elielza. E ainda adotou o Gilberto como filho. —

Que já constituiu família e é pai de três filhos; netinhos do coração de Elias!

*Nemilson Vieira de Morais

(15:01:24)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 17/01/2024
Reeditado em 12/03/2024
Código do texto: T7978399
Classificação de conteúdo: seguro