Casamentos através dos tempos

Os interesses econômicos, confrontaram ou ainda confrontam o amor entre casais. Muitos casais não seguiam ou não seguem as tradições de uma cultura pautada nos capitais(econômico, cultural, social, intelectual). Entretanto, para conseguirem manter valores afetivos, sem apoio da família, de grupos sociais e culturais, é muito sacrificante.

Quando criança e adolescentes, escutava as histórias e mensagens de voinha: "as regras de um respeitoso namoro, começa com a mulher sendo recatada, portanto ser indiferente a ousadia de rapazes faz a mulher ter valor. Caso, a moça tenha lgum interesse, não deve receber recordações, nem pode ofertar também alguma lembrança. Se um rapaz oferecer flores, mensagens, como símbolos de sentimentos , verificar o significado pois é ruim ter paixão, o bom é o amor, o afeto.

Quando forem apresentados as famílias na casa dos pais informar a profissão, influências sociais da família, espaços culturais que frequenta, se a família tem bens para amparar o novo casal . O namoro deve ser vigiado. E o casamento logo organizado. Mas, a maioria sabiam da lida diária que teriam que enfrentar., caso não tivesse o apoio necessário.

Muitos costumes foram modificando com o tempo, porém, o hábito de fazer o enxoval, permanece até hoje, em algumas famílias.

Eu conheci meu (ex) marido em 1984, e durante cinco anos,por sermos pobres,mas trabalhadores, conseguimos construir a casa, mobiliar, ( ganhei de mainha os móveis do quarto). Todo mês algo era feito, do alicerce até acabamento. Eu não tive um enxoval, mas, o que tinha, era um bom começo. Difícil foi repor ao longo dos anos. Enfrentamos no início do casamento a política de desemprego , e esta sempre foi a número um dentre as injustiças sociais para com a população. Pouco oferta e muitos jovens desempregados.

E hoje, quais são os hábitos dos casais frente aos capitais econômico, social, cultural e intelectual, dentro de relações conjugais?

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 13/01/2024
Reeditado em 20/01/2024
Código do texto: T7975548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.