Biografia da Deputada Estadual Prof.ª JANAD MARQUES DE FREITAS VALCARI

Janad Marques de Freitas Valcari é professora, economista, advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão, empresária no ramo da educação, líder classista e política. Todas as pesquisas recentes mostram que será eleita a próxima Prefeita de Palmas - Tocantins.

Sua história tem muito em comum com a de milhares de tocantinenses, que venceram as dificuldades e obstáculos abraçando os estudos e a qualificação profissional como caminho para evoluir na vida, tornando-se uma valiosa referência para todo Brasil.

Vale a pena conhecer mais detalhes dessa trajetória surpreendente e inspiradora.

ORIGEM:

Janad Valcari teve uma origem humilde, numa pequena cidade do interior, Palmeirópolis (TO). Nasceu em 18 de março de 1984 (domingo), filha da professora Nelsivone Marques de Freitas e Paulo Marques Neto. É a caçula e tem três irmãos.

Aos 6 meses de vida foi abandonada pelo pai.

A ausência paterna é uma triste realidade no Brasil que afeta drasticamente milhões de crianças e famílias.

Quando um pai deixa o lar, a mulher torna-se única responsável pelas finanças, cuidados com a casa, educação e atenção afetiva de seus filhos. Essa ausência da figura paterna gera uma sobrecarga gigantesca para as mães, que passam a assumir os dois papéis.

Prof.ª Nelsivone é a prova viva do termo “pãe”, que designa a “mãe que também é pai”. Ela se desdobrou bravamente para cumprir a missão de criar quatro filhos sozinha.

A pequena Janad era uma garotinha meiga e doce. Os cabelos longos e negros adornavam seu delicado rosto. Tinha os olhos grandes e brilhantes, como duas jabuticabas. Chamava atenção por sua simpatia e vitalidade.

A menina foi alfabetizada na Escola Municipal de Palmeirópolis, sob os cuidados da “tia Nilvanir”.

Tem boas lembranças de sua primeira professora de infância:

“Reencontrar as pessoas é tão bom, ainda mais quando a pessoa marca a vida da gente.

Essa é a Tia Nilvanir (assim que eu a chamava), a minha primeira professora, tão meiga, tão doce, tão linda! !

Obrigada por ter sido o primeiro degrau da escada dos estudos que percorri.

Amo muito você! Que Deus lhe abençoe, mesmo sabendo que mudou de profissão, saiba que marcou a vida de muita gente, principalmente a minha.” Janad Valcari

MUDANÇA PARA PALMAS:

Em 20 de maio de 1989, o governador Siqueira Campos lançou a pedra fundamental de Palmas, atraindo atenção de milhares de trabalhadores de todos os cantos do País.

Em 1991, de acordo com o censo demográfico do IBGE Palmas contava com população de 24.261 habitantes, um crescimento surpreendente que em apenas dois anos colocou a cidade entre as quatro maiores do Tocantins, atrás apenas de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

Em 1992, Janad possuía apenas 8 anos de idade quando sua mãe decidiu se mudar em busca de melhor oportunidade de vida para ela e seus irmãos adolescentes.

Fizeram a viagem de 420 km, percorrendo estradas com pouca infraestrutura, até chegar à capital tocantinense.

Palmas era um verdadeiro canteiro de obras. As ruas e avenidas não possuíam asfalto. A poeira, o calor e a falta de infraestrutura eram enormes desafios cotidianos. Não havia indústrias, nem fábricas. As lojas e demais estabelecimentos comerciais não tinham estoque suficiente para atender a demanda em constante crescimento. Os itens básicos vinham de outros estados e chegavam em geral com preços elevados. Aqueles foram tempos difíceis que os pioneiros tiveram que enfrentar.

Janad não se deixou abater pelo abandono paterno. Aprendeu desde cedo a ter forças e desenvolver estratégias de autodefesa para não sucumbir às adversidades que o duro trilhar na sociedade brasileira impõe aos pobres e vulneráveis.

“Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9

Em 1996, aos 12 anos, passou a ajudar nas despesas da família, inicialmente como vendedora de flores, e, posteriormente, em atividades diversas: secretária, recepcionista, assistente administrativo, sacoleira e corretora de imóveis.

Com 18 anos foi aprovada no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de Ciências Econômicas. Em 2006, concluiu apresentando a monografia “A Economia Salarial do Brasil”, sob orientação da Dr.ª Ana Lúcia Cardoso de Oliveira.

Nessa época, casou-se com o corretor de imóveis Ordiley Kater Valcari, com quem teve um filho: Lucas Freitas Valcari (atualmente acadêmico de Medicina na ITPAC-Palmas).

Logo após graduar-se em Economia, Janad iniciou dois cursos superiores: MBA em Gestão Empresarial na Faculdade Albert Einstein e Direito no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

Na conclusão do MBA apresentou o TCC “Desafio da gestão em uma empresa familiar”, sob orientação do Prof. Renato Jaime Batista.

Em Direito defendeu a Monografia com o tema “Utilização de bens públicos por particular”, com supervisão dos advogados Dr. Carlos Víctor Almeida Cardoso Júnior e Dr.ª Suyene Monteiro da Rocha.

Seguindo os passos da mãe, professora Nelsivone Marques, Janad fez pós-graduação em Psicopedagogia.

Era considerada uma das melhores alunas, sempre questionadora, caprichosa e opinativa.

TRABALHO SOCIAL:

Em 2007, quando estava cursando o primeiro ano da faculdade de Direito, a jovem ficou totalmente atônita ao se deparar com a imensidão de leis boas que existem no Brasil, mas que, infelizmente, não são colocadas em prática para melhorar a vida da população.

À medida que se aprofundava nos estudos e debates da legislação seu coração se enchia de sentimentos fortes e antagônicos, como indignação, revolta, empatia, compaixão, fraternidade e desejo de fazer algo. Nessa mistura de sensações e questionamentos, decidiu agir para tentar transformar essa realidade.

Atente-se ao que Janad diz sobre suas atividades na área social:

“Trabalho desde os 12 anos de idade e, logo cedo, aprendi o valor e a força do trabalho, do esforço e da responsabilidade, valorizando a família e ajudando aos necessitados. Por isso que criei o ‘Projeto Plantando e Colhendo o Bem’, com objetivo levar assistência a centenas de famílias de Palmas, com doação de cestas básicas, roupas, brinquedos para as crianças, cadeiras de rodas, fraldas descartáveis e muito mais. Conto com ajuda de muitos amigos e voluntários. Fazemos tudo isso sem esperar nada em troca.”

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” 1 João 3:17-18

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O

generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” Provérbios 11:24-25

NOVA ETAPA – PROFESSORA E EMPRESÁRIA

Em 2010, aos 26 anos de idade, Janad viu a oportunidade de investir no ramo da educação e tornou-se empresária, ao fazer a compra de uma pequena escola que estava em situação precária e que possuía apenas 26 alunos. Apesar da dificuldade da época, Janad colocou a mão na massa e, fazendo de tudo um pouco na escolinha Pingos de Deus, já começou o ano letivo com 132 alunos.

Teve um crescimento extraordinário. Em 2012, inaugurou o Colégio Criativo e, em seguida, o Berçário Criativo.

Em 2014, fundou o seu primeiro Polo de Educação a Distância (EAD) - UNIPALMAS. Em 2016, foram inaugurados mais dois polos EAD, ofertando diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Ela está sempre tendo planos e projetos ousados. Arregaça as mangas e vai na frente para pôr em prática suas ideias. Não lhe falta disposição para motivar e liderar sua equipe para alcançar grandiosos resultados.

Em 2018, deu mais um salto incrível ao inaugurar sua quarta unidade de ensino - o Colégio Dom Bosco, em Taquaralto. Assim, estruturou um super complexo educacional que integra uma rede de ensino presente em mais de 50 países.

Ainda no campo empresarial constituiu empresas do ramo artístico e de prestação de serviços terceirizados.

É impossível estar perto dela e não sentir a paixão e o fervor que agitam constantemente seu coração e transbordam em suas palavras e ações.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Colossenses 3:23

LÍDER CLASSISTA:

Enquanto algumas pessoas pensam unicamente em si e nos seus próprios negócios, Janad Valcari, em razão de sua personalidade e histórico de vida, tem um olhar diferenciado para o ser humano e instituições ao seu redor. Essa característica está patente em toda sua trajetória. Ela sempre utilizou parte de seu tempo e talentos para agir em ações coletivas.

Em razão da experiência e bons resultados alcançados na direção da Escola Criativo, uma nova oportunidade surgiu para que ela ampliasse sua atuação coletiva.

Assim, em 2016, Janad Valcari formou a chapa “Preservação Sindical Colhendo o Bem” e foi eleita presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Tocantins - SINEP/TO, passando a lutar por melhorias da educação no estado.

POLÍTICA: AJUDANDO OS MAIS NECESSITADOS

“Quanto for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa.” Provérbios 3:27

O ingresso na política foi uma maneira que encontrou para ampliar sobremaneira seu potencial de amparar os carentes e desassistidos pelo poder público.

“Nunca gostei de ouvir aquela frase que diz que os políticos só voltam de quatro em quatro anos. Sempre achei que muitos poderiam fazer mais, não deixar engavetar excelentes projetos para ajudar a sociedade. Eu não me sentia representada pelos políticos, por isso decidi lançar candidata nas eleições.”

Nas eleições de 2020, Janad foi eleita vereadora de Palmas com 2.083 votos. Em razão de sua expressiva votação, tornou-se presidente da Câmara de Vereadores.

Chegou mostrando para que veio. Realizou pessoalmente ações de fiscalização em diversos órgãos ligados à Prefeitura de Palmas e fez várias denúncias de licitações fraudulentas. Esse seu jeito ousado e irreverente caiu no gosto de povo palmense, que viralizou suas falas contundentes e fortes nas redes sociais e em todos os grupos de WhatsApp, fazendo sua popularidade crescer em todos os cantos do Tocantins.

O “Projeto Câmara Presente” foi responsável por uma verdadeira transformação na estrutura da Câmara, abrindo espaços de convivência, uma sala de estudo, uma biblioteca, refeitório, brinquedoteca, salão de eventos e uma sala médica com atendimentos gratuitos.

Promoveu ainda o resgate da memória do Poder Legislativo Municipal inaugurando a galeria dos vereadores e a galeria dos presidentes. Modernizou a parte administrativa e burocrática, com digitalização de documentos, implantação do sistema de comunicação e votação.

Isso é só uma pequena amostra, pois Janad foi a parlamentar que mais apresentou requerimentos e Projetos de Lei nos anos de 2021 e 2022. Esse texto ficaria extenso demais se tudo que ela realizou fosse detalhado aqui.

Em 2022 entrou para a história política do estado, sendo a deputada estadual mais votada na capital e a mulher mais votada do Tocantins com 31.587 votos.

Veja alguns trechos da despedida dela da Câmara de Vereadores:

“Tenho sentimento de missão cumprida. Não só pela melhoria estrutural, física e operacional dessa Casa de Leis e por ter valorizado o servidor, mas também por ter colocado a defesa dos direitos do povo palmense acima de qualquer interesse pessoal.”

“A Janad que vocês conhecem vai continuar atuante nos bairros, nas ruas, ouvindo as pessoas, fiscalizando os serviços públicos e buscando soluções para os diversos problemas como eu sempre fiz. Tenham a certeza de que continuarei com a mesma garra, trabalhando incansavelmente por Palmas e por todos os tocantinenses. Muito obrigada”.

Em 2023, após assumir o mandato na Assembleia Legislativa, Janad Valcari passou a compor a Mesa Diretora como segunda secretária da Casa de Leis Tocantinense.

“Eu cheguei na Assembleia com o compromisso de ajudar o governo a melhorar a vida das pessoas, e continuarei o trabalho que vinha realizando na Câmara de Vereadores, como fiscal do povo tocantinense com coragem e determinação.”

Em 16 de fevereiro de 2023, a deputada estadual Janad Valcari foi nomeada vice-presidente de Assuntos Políticos na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), que congrega a união dos 1.059 deputados estaduais de todas as unidades da Federação.

“Eu me sinto lisonjeada em ocupar um cargo de tamanha importância na UNALE. Com certeza vou me empenhar, junto aos integrantes de outros estados, para desenvolver as atividades necessárias que a comissão necessita.”

No seu primeiro ano de mandato, ela demonstrou um compromisso notável com seus eleitores, apresentando mais de 500 requerimentos e projetos de lei. Um recorde sem precedentes no estado do Tocantins.

Entre suas propostas de destaque, estão a concessão do vale alimentação e programa habitacional para os servidores, o cheque moradia e a doação de kits escolares para famílias carentes. A deputada também idealizou iniciativas como o banco de remédios doados, isenção de IPVA para portadores de deficiência, a criação da semana de prevenção de acidentes ao ciclista e a rota turística da região metropolitana. Tornou real ainda com a realização de diversas edições, a Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo, e o projeto "Assembleia Vai à Escola".

Além de sua atuação com propostas inovadoras, a Professora Janad Valcari também incorporou emendas no Plano Plurianual (PPA), em áreas cruciais como Infraestrutura, Segurança Pública, Rede de apoio à mulher e Educação.

“Janad Valcari possui uma história de luta e dedicação em prol dos interesses do povo tocantinense. Sua atuação na Assembleia Legislativa tem se destacado pela defesa de pautas importantes, como a educação, saúde e desenvolvimento econômico. Seu trabalho árduo e sua capacidade de articulação política têm conquistado admiradores e despertado o interesse de partidos e líderes políticos renomados.” Jornalista Ellem Cardoso do Jornal O Tocantins (2023)

HOMENAGENS:

Em 04 de janeiro de 2021, Janad Valcari participou de um culto evangélico realizado na Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Palmas, para manifestar sua fé e gratidão à Deus. Após a cerimônia religiosa, foi homenageada e presenteada com uma Bíblia Sagrada pelos líderes da denominação, bispo Freitas e pastor Wellington Medeiros.

Em 28 de abril de 2022, conquistou o “Troféu Destaque Nacional”, conferido pela União de Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília. O prêmio é considerado a maior honraria que um vereador pode receber e foi entregue como reconhecimento do “Projeto Câmara Presente”, criado e desenvolvido por Janad durante a presidência da Câmara de Vereadores de Palmas, que revolucionou o Poder Legislativo Municipal, abrindo as portas do parlamento municipal para todos.

Em 06 de dezembro de 2023, durante Sessão Solene realizada no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), foi laureada com o “Título de Cidadã Palmense”, oferecido pela Câmara de Palmas, por indicação do vereador Rubens Uchôa:

“Nossa homenagem é muito justa, pois, a Janad, que é de uma família humilde do interior do Estado, veio para Palmas, e, com muito esforço, ganhou o respeito e admiração de todos nós no campo empresarial e político”, relatou vereador Rubens Uchoa.

Em 23 dezembro de 2023, numa noite marcante, durante a 42ª Semana da Cultura de Porto Nacional, ela foi agraciada pelo prefeito Ronivon Maciel com a Ordem do Mérito “Comenda Dr. Francisco Ayres”, em reconhecimento à sua contribuição para o avanço do município.

“Hoje é dia de apenas agradecer ao povo de Porto Nacional pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Receber essa comenda é uma grande responsabilidade e nos encoraja, ainda mais, a continuar fazendo o certo e a inspirar gerações em Porto Nacional. Muito obrigada!” agradeceu Janad Valcari.

AMOR DE MÃE:

Daquele começo simples e bastante ousado, quando a pequena Janad, sua mãe e irmãos deixaram Palmeirópolis e vieram para Palmas, já se passaram 32 anos. Uma longa jornada de superação e conquistas! Começaram praticamente do zero e com as graças de Deus foram crescendo e prosperando, sempre com muito esforço e dedicação.

Dona Nelsivone, com muita fé e contando com ajuda de familiares e amigos, mostrou-se capaz dessa missão grandiosa, lutando bravamente, sem perder o lado compassivo, o sorriso e a alegria de viver. Conseguiu criar quatro filhos, encaminhando-os para a vida com dignidade e valores cristãos.

Copiei algumas mensagens que foram publicadas na internet por Janad Valcari em homenagem à sua querida mãe Nelsivone:

“Mãe, quero parabenizar a senhora por ter sido essa mãe tão dedicada.

Minha ‘pãe’, sim ‘minha mãe e meu pai’ ❤️

Ainda com 6 meses de vida fui abandonada pelo meu ‘pai’, que deixou minha mãe com 4 filhos para cuidar, sem estudo, sem emprego, sem um teto.

Mãe a senhora é uma guerreira, trabalhou, estudou, passou no concurso, criou os seus filhos nos princípios de Deus.

Mulher honrada, você é meu tudo! Só tenho que agradecer por tudo que me ensinou.

Obrigada e eu amo muito a senhora ❤️☺️😍” Janad Valcari

“O meu sucesso devo muito à minha mãe. Com seu amor e exemplo, e o trabalho persistente, aliado ao estudo, me transformei na mais bem-sucedida empresária do ramo da educação de Palmas. Obrigado mãe por tudo que fez por mim e por meus irmãos.” Janad Valcari

“O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível.” Marion C. Garretty

OPINIÃO PÚBLICA:

Ela tornou-se uma das maiores personalidades de Palmas e do Tocantins, uma cidadã conhecida e admirada por suas qualidades e história.

Janad Valcari é uma mulher otimista e sonhadora, uma profissional e mãe que vive cheia de esperanças e sonhos, que vê o amanhã com brilho nos olhos e a alma cheia de sentimentos e intuições, mas que ao mesmo tempo tem o pé no chão e intensa força de vontade para atuar e mudar a realidade e melhorar a comunidade local.

Nas matérias e notícias onde constam seu nome sempre aparecem mensagens de apreço, reconhecimento e gratidão.

Eu reuni trechos de comentários e mensagens que estão em sites e plataformas na internet que fazem referência a essa nobre professora.

Não faltam elogios entre aqueles que tem o privilégio de fazer parte da equipe dos Colégios Criativo e Dom Bosco, o qual descrevem-na como uma “profissional extraordinária”, “uma referência”, “fonte de inspiração”, “inteligente”, “bem-humorada”, “alegre”, “alto-astral”, “carismática”, “mulher de fé”, “devotada à família e aos princípios cristãos”, “verdadeira líder”, “talentosa” “mulher aguerrida, forte e emponderada” etc.

As amigas e colegas de trabalho descrevem Janad como “generosa e solidária”, “humana”, “bondosa”, “sem preconceitos”, “dona de um coração gigante”, “sempre disposta a ensinar”, “guerreira e batalhadora incansável”, “professora exemplo”, “ótima diretora”, “educadora de verdade”, “que ama partilhar conhecimentos e influenciar positivamente quem está perto dela” etc.

“Janad é um espelho a seguir, não tem medo de nada, enfrenta a luta do dia a dia como se fosse tudo normal, está sempre de cabeça erguida.”

“Ela é muito animada e alegre, sempre está sorrindo, gosta de abraçar, ouvir e ajudar. É maravilhosa, linda, incrível, forte, destemida... Uma mulher maravilha!”

“É a alegria em pessoa, seu sorriso contagia a todos, as crianças e toda a equipe do colégio.”

“Às vezes eu acho que o dia dela é diferente do nosso, pois como pode ela conseguir fazer tantas coisas ao mesmo tempo!? Só pode ter 72 horas rsrs...”

“É um orgulho sem medidas em poder trabalhar com a professora Janad, uma jovem com tão pouca idade e tão responsável por tudo que faz.”

“Sempre conversa com nossas crianças, adolescentes, pais e deixa o seu recado que é nunca desistir, querer vencer, ser alguém... (quem conhece a sua história sabe da luta que enfrentou), quando conversa com uma pessoa do sexo feminino aí vem a melhor parte, sempre deixa seu recado, que esse negócio de “mulher é frágil não existe”, sempre diz: Somos todos iguais na diferença, diz também que nós mulheres podemos tudo que queremos, que os direitos são iguais e é verdade.”

“Professora Janad Valcari, hoje queremos deixar aqui uma homenagem a sua pessoa e dizer que você é um exemplo a seguir.... Tínhamos um evento com a equipe e o nosso motorista por motivos de saúde não pode comparecer e você não hesitou em largar todos os seus afazeres e ser a nossa motorista do ônibus. Sim, isto mesmo! Nossa motorista. Parabéns! Obrigada por nos mostrar que qualquer pessoa pode ser o que quiser, aprender o que quiser, que os sonhos só tornam realidade se formos atrás, que os “puxões de orelha” serve para acordarmos para a vida, problemas todos têm, mas devemos enfrentá-los de cabeça erguida. Muito obrigada! Carinhosamente sua equipe da Rede Criativo.”

É realmente impressionante a variedade de mensagens e posts com elogios e adjetivos positivos em referência a essa professora e empresária da nossa querida Palmas.

“Janad, pelo ser humano que és, te vejo como um belo exemplo, garra e atitude são seu nome e sobrenome. Ela é a deputada do povo, a deputada que a gente estava precisando. Você é uma benção de Deus em nossas vidas!”

“Ela é diferenciada. Pessoa linda e verdadeiramente um exemplo de determinação e força. Topíssima!!!”

“Admiro demais!!! Ela não para quieta. Que energia essa mulher tem!? É um exemplo mesmo.”

É só andar um pouco pela cidade (nas feiras, comércios, estações de ônibus etc.) e encontrará entre os populares vários que têm algo bom para falar de Janad Valcari.

“A professora Janad é nossa líder. Uma referência de mulher, diferenciada, autêntica, determinada e sonhadora, sábia. Quanto ela é esforçada para dar seu melhor. Admiro muito!!!”

“A Janad é ótima. Ela visita o Taquaralto, as comunidades do Aureny, Taquari, Janaína, Lago Sul, vai nas reuniões, participa. Atende nosso pastor, responde os pedidos da comunidade. Ela está perto do povo, ouvindo, conversando, tentando ajudar. É a primeira política que vejo preocupada com o povo.”

“Essa Janad é 10! Pensa numa mulher arretada, de fibra, brava, se não soubesse que ela é daqui do Tocantins ia dizer que ela era nordestina. Essa mulher é valente, pensa na gente, sabe defender os mais pobres e merece todo nosso respeito. Pra Janad eu tiro o meu chapéu!”

“Uma mulher admirável e que merece respeito pela sua linda trajetória, e a cada dia brilha com mais intensidade. O sucesso dela vai crescer cada dia mais e mais!”

Diante de tudo isso não há dúvidas que Janad Valcari ainda realizará grandes projetos e continuará contribuindo decisivamente para o progresso de Palmas e do Tocantins!

“O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os de uma corsa, e me fará andar em lugares altos.” Habacuque 3.19

PRÉ-CANDIDATA À PREFEITURA DE PALMAS:

2024 certamente é um ano que promete inúmeras surpresas e realizações.

“A política tocantinense está em constante transformação, e Janad Valcari surge como uma figura promissora nesse cenário. Sua capacidade de articulação, sua dedicação aos interesses da população e sua visão progressista podem contribuir para um novo momento na política local.” Jornalista Ellem Cardoso do Jornal O Tocantins (2023)

Recentemente, a deputada Janad Valcari concedeu entrevista ao jornalista Ricardo Costa do JM Notícia (https://jmnoticia.com.br/), falando acerca de sua pré-candidatura à prefeitura da capital

“Aqui não existe vaidade e ninguém é candidato de si mesmo. O que nos cabe é juntar forças, unir pessoas do bem, reunir partidos conectados com a agenda do povo. Palmas precisa ser mais feliz e oferecer melhores condições para o seu povo.”

“Estou trabalhando diariamente para honrar meu mandato, apoiando o que for melhor para Palmas em 2024. Estarei focada em áreas-chave como educação, saúde, segurança e infraestrutura.”

“Nossos projetos visam transformar Palmas em uma cidade mais segura, com educação de qualidade acessível a todos, um sistema de saúde eficiente e infraestrutura moderna que apoie o crescimento econômico da região. Estou comprometida em trabalhar incansavelmente para que Palmas se torne um lugar melhor para se viver”, afirmou Janad

Janad Valcari tem-se mostrado um verdadeiro vulcão na política tocantinense, intensa, vigorosa, enérgica, que impressiona por sua grandeza e opulência, sendo vista e admirada à longa distância.

Assim como na vida pessoal e empresarial, sua carreira política é marcada por agitação, intensidade, sentimentos fortes e acontecimentos marcantes.

Ninguém tem dúvidas de que a prof.ª Janad Valcari não brinca em serviço. Quando ela se propõe a fazer algo ela faz, e faz muito bem feito!

Sua entrada na seara política não foi para ser uma mera coadjuvante. Papéis secundários não combinam com essa mulher aguerrida e destemida.

Janad Valcari tem um brilho intenso que faz parte da trajetória de campeões, daqueles que ocupam a posição mais alta do pódio.

Desde que se lançou para seguir carreira nesse dificílimo campo da representação pública, estava decidida a alçar voos bem altos, em direção ao Paço Municipal. Ela nunca escondeu que seu maior desejo é liderar Palmas, para fazer o bem e contribuir significativamente para melhoria da capital de todos os tocantinenses!

Todas as pesquisas recentes mostram seu nome em primeiro lugar, com boa vantagem sobre os demais candidatos.

“Se depender da aceitação da prof.ª Janad Valcari perante a comunidade palmense e da força e do carisma que essa mulher tem, não tenho dúvidas que será eleita no primeiro turno”, Deputado Federal Carlos Gaguim

BIBLIOGRAFIA:

AFNOTÍCIAS. 2024. Governador sanciona 2 leis propostas por Janad Valcari sobre Rota Turística e direito gestacional. Disponível em: https://afnoticias.com.br/estado/governador-sanciona-2-leis-propostas-por-janad-valcari-sobre-rota-turistica-e-direito-gestacional

AGENCIA TOCANTINS. 2023. Professora Janad Valcari é empossada deputada estadual e eleita 2ª secretária na mesa diretora da Assembleia Legislativa. Disponível em: https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/60903/professora-janad-valcari-e-empossada-deputada-estadual-e-eleita-2o-secretaria-na-mesa-diretora-da-assembleia-legislativa

ALETO. 2023. Professora Janad Valcari. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/perfil/parlamentar/professora-janad-valcari/2296

ALETO. 2023. Professora Janad Valcari é homenageada com Título de Cidadã Palmense pela Câmara. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/gabinete/professora-janad-valcari/13619/professora-janad-valcari-e-homenageada-com-titulo-de-cidada-palmense-pela-camara

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ATITUDE TOCANTINS. 2022. Janad Valcari recebe troféu destaque nacional da União de Vereadores do Brasil pelo projeto Câmara Presente. Disponível em: https://atitudeto.com.br/politica/janad-valcari-recebe-trofeu-destaque-nacional-da-uniao-de-vereadores-do-brasil-pelo-projeto-camara-presente/

ATITUDE TOCANTINS. 2023. Aleto entrega títulos de Cidadão Tocantinense e Cidadão Benemérito Senador João Ribeiro. Disponível em: https://atitudeto.com.br/noticias/estado/aleto-entrega-titulos-de-cidadao-tocantinense-e-cidadao-benemerito-senador-joao-ribeiro/

ATITUDE TOCANTINS. 2023. Conheça os deputados que assumem a Aleto nesta quarta-feira, 01. Disponível em: https://atitudeto.com.br/politica/conheca-os-deputados-que-assumem-a-aleto-nesta-quarta-feira-01/

ATITUDE TOCANTINS. 2023. Professora Janad Valcari se despede da presidência da Câmara de Palmas. Disponível em: https://atitudeto.com.br/politica/professora-janad-valcari-se-despede-da-presidencia-da-camara-de-palmas/

BICO DO PAPAGAIO. 2023. Num passe de mágica, Janad Valcari inspirou mulheres empreendedoras em Palmas. Disponível em: https://www.bicodopapagaio.com.br/noticia/683/num-passe-de-magica-janad-valcari-inspirou-mulheres-empreendedoras-em-palmas

BLOG DO LUIZ ARMANDO. 2023. Janad Valcari é nomeada vice-presidente de comissão na UNALE. Disponível em: https://www.luizarmandocosta.com.br/noticia/janad-valcari-e-nomeada-vice-presidente-de-comissao-na-unale/41394

BLOG DO LUIZ ARMANDO. 2023. Professora Janad Valcari é homenageada com título de cidadã palmense pela câmara. Disponível em: https://www.luizarmandocosta.com.br/noticia/professora-janad-valcari-e-homenageada-com-titulo-de-cidada-palmense-pela-camara/44878

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS. 2023. Professora Janad Valcari. Disponível em: https://sapl.palmas.to.leg.br/parlamentar/33

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CANAL 63. 2023. Claudemir Portugal reúne Janad e Dorinha em seu aniversário. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/11570-claudemir-portugal-reune-janad-e-dorinha-em-seu-aniversario

CANAL 63. 2023. Pastor Noé e Deputada Janad Valcari se reúnem e discutem melhorias para o Taquari. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/10334-pastor-noe-e-deputada-janad-valcari-se-reunem-e-discutem-melhorias-para-o-taquari

CANAL 63. 2023. Janad Valcari quer criação da Frente Parlamentar Empresarial na Aleto. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/10067-janad-valcari-quer-criacao-da-frente-parlamentar-empresarial-na-aleto

CANAL 63. 2023. Janad Valcari requer curso de defesa pessoal e programa de capacitação empreendedora para mulheres. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/11200-janad-valcari-requer-curso-de-defesa-pessoal-e-programa-de-capacitacao-empreendedora-para-mulheres

CANAL 63. 2023. Janad Valcari reúne mais de 250 empreendedoras em noite de treinamentos. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/11772-janad-valcari-reune-mais-de-250-empreendedoras-em-noite-de-treinamentos

CANAL 63. 2023. Janad Valcari solicita aprovação de ações em prol dos cidadãos tocantinenses. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/10050-janad-valcari-solicita-aprovacao-de-acoes-em-prol-dos-cidadaos-tocantinenses

CANAL 63. 2023. Mantendo a tradição, Aleto homenageia nordestinos. Disponível em: https://www.canal63.com.br/noticias/11538-mantendo-a-tradicao-aleto-homenageia-nordestinos

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Curriculum Lattes - Janad Marques de Freitas Valcari. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4121867755948144

COLÉGIO DOM BOSCO PALMAS. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.domboscoto.com.br/

COLÉGIO DOM BOSCO TAQUARALTO. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.domboscotaquaralto.com.br/

CONEXÃO TOCANTINS. 2023. Lei de autoria de Janad Valcari cria a rota turística da região central do Tocantins. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2024/01/03/lei-de-autoria-de-janad-valcari-cria-a-rota-turistica-da-regiao-central-do-tocantins

CORREIO DO BICO. 2022. Janad Valcari homenageia Suellem Medrado, em comemoração ao Dia do Assistente Social. Disponível em: https://www.correiodobico.com.br/artigo/janad-valcari-homenageia-suellem-medrado-em-comemoracao-ao-dia-do-assistente-social

COSTA, VC; TRAVAGLINI, LCV; VALCARI, LF; COSTA, JAA & COSTA, DR. 2023. Identidade de gênero e orientação sexual: perspectivas observadas no ensino superior. Brazilian Journal of Health Review, 6(3), 9549–9560. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv6n3-092

DCI NOTÍCIAS. 2020. Os Barões da Pisadinha: o tecnobrega que bombou em 2020. Disponível em: https://www.dci.com.br/dci-mais/noticias/os-baroes-da-pisadinha-o-tecnobrega-que-bombou-em-2020/64301/

ESPN-BRASIL. 2021. Como Neymar deu empurrão 'sem querer' na carreira de 'Os Barões da Pisadinha', atração na final da Sul-Americana. Disponível em: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/9532928/neymar-baroes-da-pisadinha-atracao-final-sul-americana

ESPORTE AJAX TOCANTINENSE. 2021. A vereadora Janad Valcari toma posse e é eleita presidente da câmara de vereadores de Palmas. Disponível em: https://esporteajaxto.com/2021/01/a-vereadora-janad-valcari-toma-posse-e-e-eleita-presidente-da-camara-de-vereadores-de-palmas/

FACEBOOK. 2024. Colégio Dom Bosco Original. Disponível em: https://www.facebook.com/domboscooriginal/

FACEBOOK. 2024. Janad Valcari. Disponível em: https://www.facebook.com/janadvalcarito

FACEBOOK. 2024. Nelsivone Marques de Freitas. Disponível em: https://www.facebook.com/nelsivonefreitas

FACEBOOK. 2024. Os Barões da Pisadinha. Disponível em: https://www.facebook.com/osbaroesdapisadinhaoficial/

FACEBOOK. 2024. SINEP-TO - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Tocantins. Disponível em: https://www.facebook.com/sinepto?locale=pt_BR

FOLHA DO TOCANTINS. 2023. Professora Janad Valcari se despede da presidência da Câmara de Palmas. Disponível em: https://folhadotocantins.com.br/professora-janad-valcari-se-despede-da-presidencia-da-camara-de-palmas/

GAZETA DO CERRADO. 2020. Entrevista especial - mulher mais votada para a Câmara de Palmas Janad Valcari tem história de superação e abre o jogo sobre representatividade feminina. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/entrevista-especial-mulher-mais-votada-para-a-camara-de-palmas-janad-valcari-tem-historia-de-superacao-e-abre-o-jogo-sobre-representatividade-feminina/

GOVERNO DE GOIÁS. 2023. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

GOVERNO DO TOCANTINS. 2011. Educadores ressaltam a importância do programa Escola Aberta para a melhoria da educação. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/educadores-ressaltam-a-importancia-do-programa-escola-aberta-para-a-melhoria-da-educacao/eij1bdxzvdj

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

IMPACTO. 2022. Janad Valcari recebe prêmio nacional e está entre melhores parlamentares do Brasil. Disponível em: https://impactotocantins.com.br/janad-valcari-recebe-premio-nacional-e-esta-entre-melhores-parlamentares-do-brasil/

IMPACTO. 2023. Professora Janad Valcari é homenageada com Comenda Dr. Francisco Ayres em Porto Nacional. Disponível em: https://impactotocantins.com.br/professora-janad-valcari-e-homenageada-com-comenda-dr-francisco-ayres-em-porto-nacional/

INSTAGRAM. 2024. Colégio Criativo Palmas. Disponível em: https://www.instagram.com/colegiocriativopalmas/?hl=pt

INSTAGRAM. 2024. Colégio Dom Bosco Palmas. Disponível em: https://www.instagram.com/domboscopalmas/

INSTAGRAM. 2024. Colégio Dom Bosco Kids. Disponível em: https://www.instagram.com/domboscokidsto/

INSTAGRAM. 2024. Janad Valcari. Disponível em: https://www.instagram.com/janad_valcari/

INSTAGRAM. 2024. Lucas Freitas Valcari. Disponível em: https://www.instagram.com/lucas_valcari/

INSTAGRAM. 2024. Os Barões da Pisadinha. Disponível em: https://www.instagram.com/osbaroesdapisadinha/

JANAD VALCARI. 2023. Site Oficial. Disponível em: https://www.janadvalcari.com.br/

JM NOTÍCIA. 2023. Ao lado de Filipe Martins, Janad Valcari participa da XXV EBADETINS/ENOADETINS em Paraíso do Tocantins. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/ao-lado-de-filipe-martins-janad-valcari-participa-da-xxv-ebadetins-enoadetins-em-paraiso-do-tocantins/

JM NOTÍCIA. 2023. Deputada Janad Valcari convida pastor Claudemir Lopes para se filiar no PL. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/deputada-janad-valcari-convida-pastor-claudemir-lopes-para-se-filiar-no-pl/

JM NOTÍCIA. 2023. Eleições 2024: Quem vai para o segundo turno em Palmas com Janad Valcari? Disponível em: https://jmnoticia.com.br/eleicoes-2024-quem-vai-para-o-segundo-turno-em-palmas-com-janad-valcari/

JM NOTÍCIA. 2023. Em entrevista ao JM, Janad Valcari fala em campanha “sem vaidades” e revela seus projetos para Palmas. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/em-entrevista-ao-jm-janad-valcari-fala-em-campanha-sem-vaidades-e-revela-seus-projetos-para-palmas/

JM NOTÍCIA. 2023. Janad Valcari quer criação de Comissão Evangélica na AL-TO. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/janad-valcari-quer-criacao-de-comissao-evangelica-na-al-to/

JM NOTÍCIA. 2023. Janad Valcari recebe alunos do Colégio Militar de Paranã na Assembleia Legislativa. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/janad-valcari-recebe-alunos-do-colegio-militar-de-parana-na-assembleia-legislativa/

JM NOTÍCIA. 2023. Janad Valcari solicita retorno da Feira do Livro e dos Pioneiros Mirins no Tocantins. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/janad-valcari-solicita-retorno-da-feira-do-livro-e-dos-pioneiros-mirins-no-tocantins/

JM NOTÍCIA. 2023. Sucessão: Gaguim hipoteca apoio a Janad Valcari à prefeitura de Palmas: “Candidata para ganhar”. Disponível em: https://jmnoticia.com.br/sucessao-gaguim-hipoteca-apoio-a-janad-valcari-a-prefeitura-de-palmas-candidata-para-ganhar/

JORNAL O TOCANTINS. 2023. Deputada Estadual Professora Janad Valcari marca presença na Agrotins 2023, fortalecendo a conexão entre política e agricultura. Disponível em: https://jornalotocantins.com.br/noticia/200/deputada-estadual-professora-janad-valcari-marca-presenca-na-agrotins-2023-fortalecendo-a-conexao-en.html

JORNAL O TOCANTINS. 2023. Janad Valcari Lidera com 35,1% das Intenções de Votos para Prefeitura de Palmas nas Eleições Municipais 2024. Disponível em: https://jornalotocantins.com.br/noticia/1157/janad-valcari-lidera-com-35-1-das-intencoes-de-votos-para-prefeitura-de-palmas-nas-eleicoes-municipa.html

JORNAL O TOCANTINS. 2023. Janad Valcari: A Promissora e Disputada Política Tocantinense Recebe Convite de Arthur Lira para o Progressistas durante Agrotins 2023. Disponível em: https://jornalotocantins.com.br/noticia/214/janad-valcari-a-promissora-e-disputada-politica-tocantinense-recebe-convite-de-arthur-lira-para-o-pr.html

JORNAL O TOCANTINS. 2023. Professora Janad Valcari abre Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo na Assembleia Legislativa. Disponível em: https://jornalotocantins.com.br/noticia/78/professora-janad-valcari-abre-semana-de-arte-cultura-e-empreendedorismo-na-assembleia-legislativa.html

OS BAROES DA PISADINHA. 2024. Site Oficial. Disponível em: https://www.osbaroesdapisadinha.com.br/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL TERRA DIGITAL. 2022. Músicos fazem manifesto às vésperas de julgamento sobre paródias em campanha eleitoral. Disponível em: https://mail.portalterradigital.com.br/2022/02/09/musicos-fazem-manifesto-as-vesperas-de-julgamento-sobre-parodias-em-campanha-eleitoral/

SINEP-TO. 2023. Site Oficial. Disponível em: https://www.sinepto.com.br/

SOU DE PALMAS. 2023. Primeiro ano de mandato da deputada Janad Valcari é marcado por intensa atuação e conquistas. Disponível em: https://soudepalmas.com.br/politica/primeiro-ano-de-mandato-da-deputada-janad-valcari-e-marcado-por-intensa-atuacao-e-conquistas

TRIBUNA DO POVO. 2023. Exemplo para os poderes legislativos do Tocantins. Disponível em: https://www.tribunadopovoto.com.br/noticia/3350/exemplos-para-os-poderes-legislativos-do-tocantins

UNALE - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. 2023. ALETO: Quem são os deputados que assumem a Assembleia. Disponível em: https://unale.org.br/aleto-quem-sao-os-deputados-que-assumem-a-assembleia/

VALCARI, Janad Marques Freitas. 2010. As formas de utilização das áreas públicas para fins particulares, em Palmas, Tocantins. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Direito. Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA. Orientadores: Dr. Carlos Víctor Almeida Cardoso Júnior e Drª Suyene Monteiro da Rocha. Palmas: 80p.

YOUTUBE. 2024. Os Barões da Pisadinha Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCbOZO3lUCiHauuFhbzNnayQ

WIKIPÉDIA. 2024. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2024. Janad Valcari. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Janad_Valcari

WIKIPÉDIA. 2024. Os Barões da Pisadinha. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Bar%C3%B5es_da_Pisadinha

WIKIPÉDIA. 2024. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2024. Palmeirópolis (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmeir%C3%B3polis

WIKIPÉDIA. 2024. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior