Biografia judaica da Marilyn Monroe

Marilyn Monroe se converteu ao judaísmo, como também Marilyn Monroe jamais trocou o judaísmo por outra religião, manteve símbolos judaicos e um lar judaico (mezuzá na porta de entrada da casa judaica, menorah, siddur de rezas judaicas etc), leiam as fontes informacionais judaicas e jornalísticas dos Estados Unidos da América

"Por que as pessoas não percebem que Marilyn Monroe era judia?

Uma nova biografia cinematográfica será lançada na próxima semana sobre a estrela de cinema que se converteu quando se casou com o lendário dramaturgo Arthur Miller

Os famosos ícones femininos judaicos do século 20 normalmente incluem figuras como Lauren Bacall ou Barbra Streisand. Marilyn Monroe? Não muito.

Mas isso está incorreto. “Marilyn era um mito”, escreveu o jornalista Max Lerner em 1962. E esse mito era judeu. Monroe decidiu se converter ao judaísmo ao se casar em 1956 com o dramaturgo judeu Arthur Miller.

Miller nasceu em 17 de outubro de 1915, no Harlem, bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, filho de pais judeus. Ele foi criado em um lar religioso, seu avô era o presidente de sua sinagoga e Miller lia hebraico o suficiente para entender cerca de 20 por cento dele. Ele se lembrou com carinho das noites de sexta-feira em que “sentiu o calor da proximidade com minha família” e de estar sentado na sinagoga no Shabat com seu avô.

Mas, como tantos jovens judeus-americanos de segunda geração daquela época, Miller se distanciou de suas origens. Ele estava incomodado com seu judaísmo e o “nome tão judeu, Isidoro” de seu pai o envergonhava. “Eu já havia sido programado para escolher algo diferente do orgulho por minhas origens”, escreveu ele mais tarde em sua autobiografia, Timebends, sonhando em “entrar em West Point, e em meus devaneios mais íntimos eu não era um leitor pálido do Talmud, mas Frank Meriwell ou Tom. Modelos rápidos e heróicos de entusiasmo atlético e coragem militar.”

Como sinal desse desejo de deixar para trás suas origens religiosas e étnicas, Miller casou-se fora da fé quando se casou com Mary Grace Slattery, que era católica, em 1940. Eles tiveram dois filhos.

E quando ele começou a escrever peças, o judaísmo estava submerso, escondido sob metáforas e analogias que seriam óbvias para um espectador judeu, mas talvez não para o público em geral. A exceção a isso é seu romance antissemitismo pouco conhecido, Focus, que foi publicado em 1945. Só mais tarde Miller ficou abertamente à vontade com seu judaísmo e foi somente na década de 1960 - depois de se divorciar de Monroe - que suas peças, como After the Fall, começou a apresentar material mais explicitamente judaico.

Miller conheceu Monroe no set do filme de 1951, As Young As You Feel. Quando ele apertou a mão dela pela primeira vez naquele dia, Miller lembrou, “o choque do movimento do corpo dela acelerou através de mim”. Com peças como All My Sons e Death of a Salesman, sua estrela estava em ascensão e ele estava a caminho de se tornar um importante intelectual público. Vendo além de sua beleza, Miller disse a Marilyn que ela deveria ser uma atriz de teatro séria. Atormentado, embora - ou talvez porque - fosse uma década mais velho, Monroe ficou fisgado. “Conheci um homem esta noite… Foi, bom! Foi como bater em uma árvore. Você sabe, como uma bebida gelada quando você está com febre. Os dois começaram um caso e, embora breve, continuaram a se corresponder.

Somente cinco anos depois, em junho de 1956, Miller deixou Mary para se casar com Monroe. O casamento foi anunciado com a manchete “Egghead Weds Hourglass” e foi motivo de grande orgulho para os judeus americanos após a Segunda Guerra Mundial, uma forma de aceitação, já que um deles se casou com a loira bombástica de sua idade.

Após uma cerimónia civil num tribunal em White Plains, Condado de Westchester, Nova Iorque, eles tiveram uma cerimónia judaica na casa da agente de longa data de Miller, Kay Brown, em Katonah, Nova Iorque. Nenhum familiar de Marilyn ou amigos de Hollywood compareceram a este último, pois ela ficou sob a chupá e Miller quebrou o vidro com os pés. Lagosta foi servida.

Monroe então se converteu ao judaísmo. Ela recitou o voto do Livro de Rute (1:16): “para onde tu fores, eu irei; e onde você estiver hospedado, eu hospedarei; o teu povo será o meu povo, e o teu Deus, o meu Deus.” O seu certificado de conversão dizia o seguinte: “Marilyn Monroe, tendo procurado juntar-se à família de Israel, aceitando a religião de Israel e prometendo viver de acordo com os seus princípios e práticas, foi recebida na fé judaica em 1 de julho de 1956.”

Dada a ambivalência de Miller sobre o seu judaísmo, ela não se converteu à sua insistência. Em vez disso, no desejo de abraçar a família que lhe faltava, Monroe, que nasceu Norma Jeane Mortenson em 1926, decidiu tornar-se judia. Ela acreditava que isso a aproximaria de Arthur e de seus pais. E ela levou a decisão a sério, abraçando sua nova identidade. Ela estudou textos judaicos, possuindo um sidur anotado com instruções como “omitir” e “pular”.

O Rabino Robert E Goldburg, que realizou a conversão, disse que Monroe admirava “o racionalismo do Judaísmo – os seus ideais éticos e proféticos e o seu conceito de vida familiar próxima”. Ele deu-lhe vários livros para ler, incluindo O que é um judeu? por Morris N Kertzer. “Marilyn não era uma pessoa intelectual, mas era sincera em seu desejo de aprender”, contou ele. “Também ficou claro que sua capacidade de concentração durante um longo período de tempo era limitada. No entanto, senti que ela entendia e aceitava os princípios básicos do Judaísmo.”

Ela até polvilhou sua conversa com expressões em iídiche como “Oi bubeleh, oy veh, que tsures” e “lá estou eu com minhas tuchas nuas para fora”.

Marilyn disse à sua amiga, a atriz Susan Strasberg: “Posso me identificar com os judeus. Todo mundo está sempre atrás deles, não importa o que façam – como eu.” Dado que ela trabalhava em uma empresa muito judaica, ela tinha muitos amigos e associados judeus. Para citar alguns: Natasha Lytess, Joseph Schenck, Johnny Hyde, mas também Sidney Skolsky, Lee e Paula Strasberg, Milton Greene, Norman Rosten, Charles Feldman, Arthur Jacobs, os seus três analistas e a maioria dos seus médicos.

Miller, porém, foi mais cético, dizendo que sua conversão foi breve, superficial e superficial. “O rabino era reformista ou liberal e sentou-se com Marilyn por algumas horas e foi isso.

“Não sou religioso, mas ela queria ser uma de nós e foi por isso que recebeu algumas instruções. Não creio que se possa dizer que ela se tornou judia, mas mesmo assim ela levou tudo muito a sério. Eu diria que ela queria se juntar a mim e fazer parte da minha vida. Mas o interesse dela em conversar com o rabino era uma irrealidade para mim.”

Embora Monroe se autodenominasse uma “ateia judia”, ela manteve sua identidade judaica depois que seu casamento com Miller terminou em 1961. Ela manteve uma mezuzá em sua porta e seu siddur, bem como um musical kitsch banhado em latão Hanukkiah que tocava o Hatikvah - um presente de conversão da mãe de Miller que estava em sua lareira. Mas apesar de continuar a considerar-se judia até à sua morte no ano seguinte, o seu funeral foi conduzido por um ministro luterano e Monroe não foi enterrada num cemitério judeu.

(Como observação lateral, quando Marilyn se converteu ao judaísmo, o Egito proibiu os seus filmes. Mas após o seu divórcio, a República Árabe Unida convidou-a para a abertura do Canal de Suez.)" (FONTE: THE JEWISH CHRONICLE)

(...)

Marilyn Monroe e Liz Taylor eram seriamente judias, explica a exposição

Marilyn Monroe valorizava sua menorá e o nome hebraico de Elizabeth Taylor era Elisheba Rachel.

Espere, a loira mais icônica da América e a estrela do “National Velvet” eram judias?

Sério judeu. Ambas as estrelas fizeram conversões sinceras ao judaísmo na década de 1950, e não apenas porque se casaram com homens judeus, deixa claro uma nova exposição no Museu Judaico de Nova York.

Coletando cartas de seus rabinos, imagens de seus casamentos judeus e uma gravação de áudio raramente ouvida da cerimônia de conversão de Taylor, “Becoming Jewish”, documenta a maneira relativamente silenciosa pela qual Monroe e Taylor adotaram a fé, e o que isso dizia sobre a América que os amava.

“Essas eram mulheres que estavam tão expostas ao mundo. Todos ficaram fascinados por eles”, disse Joanna Montoya Robotham, curadora da exposição. “Esta é a parte de suas vidas que eles mantiveram dentro de si. Isso era só para eles.”

Mas nenhuma das estrelas de cinema escondeu a sua nova fé. Durante aqueles últimos anos da idade de ouro de Hollywood, a pressão para suprimir o judaísmo diminuiu, e várias outras celebridades também se converteram publicamente ao judaísmo, incluindo Sammy Davis Jr., Carroll Baker e Anne Meara.

Monroe e Taylor poderiam não ter considerado se tornarem judeus se não tivessem se apaixonado por homens judeus. Mas ambas tomaram a decisão independentemente dos seus maridos e encontraram força em diferentes aspectos da fé, disse Robotham.

Monroe, cujos pais adotivos defendiam um cristianismo conservador que ela não admirava, converteu-se ao judaísmo em 1956, antes de se casar em junho com o dramaturgo Arthur Miller. Ela estudou com o rabino de Miller, Robert Goldburg, que presidiu sua conversão e o casamento do casal. Em uma carta sobre Monroe escrita após sua morte, peça central da exposição, Goldburg relembrou suas sessões de estudo pré-conversão:

“Ela indicou que estava impressionada com o racionalismo do Judaísmo, seus ideais éticos e proféticos e seu conceito de vida familiar próxima”, escreveu o rabino reformista. “Marylyn não era uma pessoa intelectual, mas era sincera em seu desejo de aprender. Também ficou claro que a sua capacidade de concentração durante um longo período de tempo era limitada. No entanto, senti que ela entendia e aceitava os princípios básicos do Judaísmo.”

Monroe, cuja grave doença mental da mãe proporcionou uma infância difícil, gravitou em torno da família judia de Arthur Miller. “Ela olhava para o Judaísmo como uma forma de abraçar a família, para finalmente ter uma família forte que ela não necessariamente teve enquanto crescia”, disse Robotham.

Apresentada em “Becoming Jewish” está a menorá musical folheada a latão de Monroe, um presente de conversão da mãe de Miller. Ainda toca o hino nacional de Israel, e a estrela de cinema o manteve em seu manto. Embora ela e Miller tenham se divorciado em 1961, Monroe disse a Goldburg que continuava comprometida com o judaísmo.

Comparado com Monroe, que se suicidou um ano depois, aos 36 anos, o judaísmo de Liz Taylor era mais conhecido no mundo judaico. Durante a sua longa carreira, trabalhou arduamente em causas de caridade judaicas e em nome do novo estado de Israel, que visitava frequentemente. As fotos em “Becoming Jewish” a mostram no Muro das Lamentações em Jerusalém e em uma arrecadação de fundos para o Fundo Nacional Judaico ao lado de Sammy Davis Jr.

Mas talvez o artefato mais impressionante da exposição sejam dois minutos da sua voz distinta, gravados na sua cerimónia de conversão em 1959:

“Eu, Sra. Michael Todd, nascida Elizabeth Taylor”, ela começa, “declaro na presença de Deus e das testemunhas reunidas que eu, de minha própria vontade, busco a comunhão do povo de Israel e que Aceito plenamente a religião de Israel.”

Dos sete maridos de Taylor, os números três e quatro eram judeus: o produtor de teatro e cinema Mike Todd, cujo pai era um rabino ortodoxo, e o cantor Eddie Fisher. Ela havia pensado em se converter antes de se casar com Todd, mas só começou a estudar com o Rabino Max Nussbaum, do Templo Israel de Hollywood, após a morte de Todd em um acidente de avião.

“Ela encontrou consolo nas palavras do Rabino Nussbaum e do Templo de Israel”, disse Robotham. “Isso a deixou de castigo. Isso a ajudou a encontrar a felicidade novamente.” Taylor tornou-se judia em 1959, após cerca de nove meses de estudo com Nussbaum, que presidiu seu casamento com Fisher no final daquele ano.

O subtítulo de “Becoming Jewish” é “Warhol's Liz and Marilyn”, referindo-se a Andy Warhol, o artista pop cujos famosos retratos de ambas as mulheres em cores ousadas e não naturais, são justapostos ao lado dos documentos, fotos e vídeos que narram a vida das estrelas. conversões. Os retratos de Warhol, que falam da mercantilização das celebridades, não mostram nada do judaísmo das mulheres. Ele retratou o público Monroe e Taylor. As seções judaicas da exposição mostram seus lados privados.

O rabino Jason Miller, que escreve sobre celebridades judaicas para o blog “Pop Jewish”, se pergunta como Monroe e Taylor poderiam ter mantido suas vidas de fé se tivessem se convertido hoje, dado o fluxo ininterrupto de notícias sobre os famosos. Recentemente, a atriz Drew Barrymore deu a entender que poderia se tornar judia. “Só de mencionar que ela está considerando isso – já virou manchete”, disse ele.

Taylor teve um enterro judeu quando morreu em 2011. Após a morte repentina de Monroe, o ex-marido Joe DiMaggio organizou seu funeral, convidando seus pais adotivos e algumas outras pessoas. Um ministro luterano presidiu.

“Becoming Jewish” fica no Museu Judaico até 7 de fevereiro." (FONTE: THE WASHINGTON POST)

Referências:

ABRAMS. Nathan. Por que as pessoas não percebem que Marilyn Monroe era judia? The Jewish Chronicle, Disponível em: https://www.thejc.com/lets-talk/why-dont-people-realise-that-marilyn-monroe-was-jewish-a6r67dwr#:~:text=I%20would%20say%20she%20wanted,to%20Miller%20ended%20in%201961. Acesso em: 06 jan. 2024.

MARKOE, Lauren. Marilyn Monroe, Liz Taylor were seriously Jewish, exhibit explains. The Washington Post, Religion News Service, 2015. Disponível em:

https://www.washingtonpost.com/national/religion/marilyn-monroe-liz-taylor-were-seriously-jewish-exhibit-explains/2015/11/27/87700262-952c-11e5-befa-99ceebcbb272_story.html. Acesso em: 06 jan. 2024.

Alan Freire de Lima e Arlete Freire de Lima
Enviado por Alan Freire de Lima em 06/01/2024
Código do texto: T7970040
Classificação de conteúdo: seguro