Biografia da Empresária MARIA DE FÁTIMA DE JESUS (Quartetto Supermercados)

Maria de Fátima de Jesus é empresária, palestrante e líder classista. É uma das maiores representantes do empreendedorismo feminino do Estado do Tocantins. Sua carreira é marcada por inúmeros exemplos de superação e ineditismo. Graduada em Ciências Contábeis, ela é diretora do Quartetto – a maior rede de supermercados tocantinense. Foi a primeira e única mulher a presidir a Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), primeira presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS) e primeira mulher representante da Região Norte a ocupar a vice-presidência da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Tem utilizado sua expertise em eventos e programações das mais diversas para partilhar conhecimento e inspirar mulheres e jovens empreendedores a desenvolver seus talentos e negócios.

A seguir estão reunidos detalhes de sua bela trajetória.

ORIGEM:

Maria de Fátima de Jesus nasceu em 02 de junho de 1962, no município Serra do Salitre, que fica distante 370 km da capital Belo Horizonte – Minas Gerais.

Filha de tradicional família mineira, tendo como pais Antônio Custódio de Deus e Sebastiana Moreira Martins. É a quarta de seis irmãos, sendo três homens e três mulheres: José Antônio, Antônio José, Zilda Maria, Maria de Fátima, Geraldo Antônio, Zélia Maria.

“Meus pais eram católicos e escolheram meu nome pela devoção à Nossa Senhora de Fátima e por achar que eu nasceria em maio, mês de Maria. A gestação demorou um pouco e cheguei no começo de junho, mas o nome permaneceu o mesmo.”

Ela narra como foram os primeiros momentos de sua infância:

“Nós morávamos na fazenda, onde criávamos gado leiteiro, plantávamos café e outras coisas. A casa era da cor amarela, de assoalho, construída um pouco mais alta do chão. A fazenda pertencia ao município de Serra do Salitre, mas ficava próxima da cidade vizinha, Carmo do Paranaíba, que era maior e atendia economicamente a região. Era para Carmo do Paranaíba que meus pais iam de carro, um jipe, sempre que precisavam comprar alguma coisa.”

“Foi lá em Minas Gerais que vivi os primeiros anos de minha vida. Tenho poucas lembranças daquele tempo, pois era bem nova. Sei que não era nada fácil tirar o sustento da fazenda. Teve um ano que aconteceu uma seca severa. Meu pai ficou um pouco desanimado; não estava satisfeito devido algumas dificuldades financeiras daquela época e resolveu mudar para outro lugar.”

MUDANÇA PARA GOIÁS:

Em 1968, quando ela tinha apenas seis anos, sua família mudou-se para o estado vizinho, Goiás, indo viver em Hidrolina (conhecida como “A Capital da Jabuticaba”).

“Fomos toda família de mudança no jipe da família, meu pai, minha mãe, eu e os cinco irmãos. Todos nós nascemos na fazenda em Minas Gerais, mas fomos registrados em Hidrolina – Goiás. Lá já tinha muitas famílias mineiras. O jeito das pessoas, a comida, o sotaque, era tudo mineiro. A gente se sentia em Minas Gerais.”

Maria de Fátima teve uma meninice tranquila e feliz. Hidrolina era uma cidade pequena, pacata e acolhedora. A vizinhança se conhecia bem. As ruas eram pouco movimentadas, pois não haviam tantos veículos circulando. A praça da Igreja Matriz Santo Antônio Maria Claret era ponto de encontro das famílias e da juventude.

“Aproveitei bem a infância com os irmãos e amigos com brincadeiras na rua: ‘salve companheiro’, ‘passa aliança’, ‘amarelinha’. Havia vários córregos, onde as crianças podiam brincar e se divertir, sem preocupação com a violência e perigosos das grandes cidades. Foi uma fase ótima.”

Ela e seus irmãos dividiam o tempo entre o lazer, afazeres domésticos e estudos. Cursou as séries iniciais no Grupo Escolar de Hidrolina e deu sequência no Colégio Estadual Alfredo Nascer, situado na Rua Iraci Luís, nº 20, Centro.

“Criar seis filhos não foi fácil. Meu pai sempre foi muito empreendedor. Ele passou a comprar cereais (arroz, feijão, milho etc.), galinhas, queijos e, uma vez por mês, revendia os produtos em Anápolis, que ficava cerca de 220 km de Hidrolina. Minha mãe costurava para ajudar no sustento da casa. Eu e meus irmãos ajudávamos no que podíamos. Cuidávamos das galinhas caipiras que criávamos no fundo de casa e ajudávamos a curar os queijos que meu pai revendia em Anápolis.”

“Naquele tempo, a criação dos filhos era diferente. Às vezes, os pais corrigiam os filhos, batiam; algumas crianças apanhavam muito. Mas eu tive menos problemas dessa forma. Sempre fui uma filha obediente, fazia o que meu pai e minha mãe pediam, e nunca dizia não. Procurava agradá-los, dizer sim e fazer o que eles me falavam e pediam. Até meus irmãos de vez em quando brincavam comigo dizendo que eu era boazinha e que até podia apanhar por eles. Rsrsrs...”

Ela também tem inúmeras memórias fortes do começo da década de 1970.

“Eu lembro bem da Copa do Mundo de 70, quando o Brasil conquistou taça de tricampeão mundial. Essa foi a primeira vez que tivemos uma televisão preto e branco. Assistimos e torcemos muito pela seleção. Foi muito bacana.”

“Recordo também de outras coisas que não são tão boas. Logo após a vitória do Brasil foi feriado, meu pai foi levar a mudança de caminhão para o interior. Nessa viagem meus três irmãos foram juntos. Infelizmente, no caminho eles tiveram um acidente. Várias pessoas se machucaram, meus irmãos também se machucaram, e meu pai perdeu um amigo no acidente. São lembranças que também tenho dessa época.”

Aos 13 anos, Maria de Fátima conquistou seu primeiro emprego, como recepcionista do Hospital Municipal de Hidrolina, localizado na Avenida Antônio Braga, nº 1839. Gostava daquele emprego e chegou a pensar em fazer o curso de enfermagem. Contudo, mudanças nos negócios da família interromperam aquela vontade de seguir carreira na área da saúde.

“Depois de um tempo tive que deixar o hospital e fui ajudar meus pais na churrascaria que haviam comprado. Tinha bastante trabalho para servir aquele tanto de refeições para os clientes. Lá eu ajudava a depenar e limpar os frangos, preparar a comida, limpeza e todos serviços necessários. Meus pais ficaram com essa churrascaria por aproximadamente 3 anos.”

O período da adolescência deixou ótimas recordações.

“Tive uma juventude muito bacana. Eu gostava de praticar esportes. Fiz parte do time de handebol e viajávamos para campeonatos nas cidades vizinhas e nós éramos campeãs. Também gostava de ginástica, fazia balizas e participei de apresentações e desfiles.”

Maria de Fátima viveu uma década em Hidrolina, dos 6 aos 16 anos, o que representa um capítulo especial em sua biografia.

“Estudei no Colégio Estadual, fiz vários amigos, especialmente da 8ª série, no ano de 1978, que foi um marco na minha história. Alguns estão por lá, outros em Anápolis ou Goiânia; eu estou aqui em Palmas. Até hoje nós somos amigos, temos um grupo de colegas e amigos WhatsApp e, sempre que possível, nos encontramos. Já tivemos uma reunião em Hidrolina e aqui em Palmas. Foi um período muito feliz na minha vida.”

RECOMEÇO NO NORTE GOIANO:

Maria de Fátima tinha 16 anos quando seus pais disseram que iriam se mudar de Hidrolina para Porto Nacional, que se localizava a 550 km seguindo em direção ao norte goiano.

“Meu pai já conhecia a região do norte goiano, pois tinha feito alguns negócios de compra de gado. Inclusive já teve uma fazenda lá, que foi vendida depois. Mas ele manteve a atividade de compra e venda de gado. No final dos anos 70, a ponte construída sobre o rio Tocantins ligando Porto Nacional às demais cidades da Belém-Brasília gerou muita expectativa; as pessoas acreditavam que haveria grande desenvolvimento. Foi assim que meu pai quis recomeçar a vida lá.”

No começo de 1979, Araguaína e Gurupi tinham apenas 20 anos de fundação e estavam crescendo rapidamente pela influência da Rodovia Federal Belém-Brasília (BR 153). Por outro lado, Porto Nacional já estava com 117 anos de emancipação e era considerado o município do norte goiano com a melhor infraestrutura de educação, saúde e comércio.

Mesmo indo residir na cidade mais desenvolvida do norte goiano, uma mudança para um local distante e desconhecido sempre traz consigo enormes desafios, conforme descreve Maria de Fátima:

“Não foi nada fácil quando papai disse que iríamos mudar. Eu e meus irmãos gostávamos bastante de Hidrolina, estávamos bem adaptados, tínhamos muitos amigos. Mas, entendemos que aquela mudança seria para buscar melhorias para toda família. Lembro que foi difícil no começo. Meu pai fretou um caminhão para transportar a mudança. E nós viemos de fusca. Chegamos de improviso. Era um período de chuva intensa. O motorista do caminhão queria voltar logo, mas teve que ficar três dias até que conseguimos alugar um local e descarregar a mudança.”

“Eu e meus irmãos estranhamos o clima, pois Hidrolina era bem fria, tinha um clima ameno, e Porto Nacional era bem quente e seco. Outra dificuldade foi a adaptação com a cultura. Estranhamos o jeito que as pessoas falavam e os moradores de Porto Nacional também achavam diferente o nosso sotaque mineiro. A gente se sentia meio perdido.”

A passagem por Porto Nacional foi curta. Eles permaneceram somente três meses, de fevereiro até abril.

“Em 05 de maio de 1979, fizemos nova mudança. Fomos Paraiso do Tocantins, onde meu pai comprou o Supermercado Sandra, que pertencia ao ex-prefeito Abraão Pereira de Andrade. Ele mudou o nome do comércio para Supermercado Fátima, em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e também à filha. A gente morava de aluguel. Papai vendeu o fusca para investir nos negócios. Ficou andando de bicicleta, os filhos andando a pé, até poder comprar outro carro.”

“O Supermercado era pequeno e tinha só dois funcionários. Eu e meus irmãos mais velhos ajudávamos. O José Antônio morava em Anápolis e comprava os produtos nos atacadistas e enviava toda semana para Paraíso. A Zilda trabalhava no caixa. Eu ficava no financeiro, no lançamento de notas e outras áreas administrativas. O Geraldo e o Antônio faziam as entregas das mercadorias. Mamãe e minha irmã caçula, Zélia, ficavam em casa cuidando dos afazeres, roupa, comida etc.”

“Depois de um tempo, como resultando de todo esforço da família, meu pai comprou um lote em frente e construiu um comércio maior, que passou a ser Comercial Fátima. As condições ficaram melhores, com estoque e mais mercadorias, podendo atender mais clientes.”

Completou o ensino médio com o curso técnico em contabilidade e magistério no Colégio São Geraldo, localizado na Alameda Madre Clelia Merloni, nº 739, em frente à praça da Igreja Matriz.

“Eu gosto de interagir com as pessoas, conversar e ensinar. Tinha muita vontade de ser professora. Por isso fiz o curso de magistério.”

PROFESSORA E BANCÁRIA:

Seu dinamismo e força de vontade a levaram a percorrer incontáveis caminhos em busca de realizar-se profissionalmente e conquistar seus objetivos.

Ela trabalhava durante o dia no Supermercado Fátima e de noite dando aulas como professora substituta. Logo teve um concurso para o quadro de professores da Secretaria de Educação de Goiás. Passou e foi efetivada, ministrando as disciplinas: Comunicação e Expressão; Moral e Cívica etc.

Em 1984, ela foi se preparar para o concurso do Banco do Brasil.

“Nessa época, estava dando aulas e nas horas vagas me dedicava para o concurso. Acordava de madrugada, que era o melhor horário para aprender o conteúdo. Colocava os pés numa bacia de água fria para não cochilar. Estudava bastante e deu certo que passei.”

Em 1985, iniciou sua carreira no Banco do Brasil. Sua posse foi em Gurupi, distante cerca de 180km de Paraíso do Tocantins. Quem lhe recebeu foi o Sr. José Evandir Gasparin, que depois tornou-se dono da Floricultura Renda Portuguesa em Palmas.

Trabalhou no Banco do Brasil durante 14 anos, ocupando cargos em inúmeras agências (Gurupi, Porto Nacional, Tocantinópolis, Paraíso do Tocantins e Estreito-Maranhão).

“O caixa tem que ficar focado no atendimento. É um trabalho mais restrito. Não gostava muito de ficar no caixa. Sempre gostei de conversar, interagir com as pessoas e poder desenvolver alguma coisa diferente. Assim, assumi várias funções comissionadas.”

“Sempre fui ligada à Paraíso do Tocantins, pois lá estava minha família. Por isso, retornei para a cidade. Já tinha duas meninas e tive o terceiro filho.”

“Nessa época, eu e meu esposo vendemos o carro da família e compramos meio lote. Usamos o dinheiro para montar um lava jato em sociedade com um tio. Durante a semana eu trabalhava no banco e aos finais de semana ajudava no lava jato. Depois vendemos e montamos uma oficina de alinhamento e balanceamento de veículos. Além disso, eu ajudava a administrar a uma agência franqueada dos Correios que pertencia a minha irmã, que tinha se mudado para Anápolis. Trabalho sempre foi meu nome. Sempre gostei de trabalhar e ajudar.”

PALMAS: UMA NOVA ETAPA

“Meu irmão mais velho, José Antônio de Deus, que já tinha retornado de Anápolis, no final de 1998 viu a oportunidade de montar um mercado na capital Palmas. Assim, no final de 1998, junto com 3 amigos (José Hermes Damaso, Osires Damaso e dr. Elto Quintino Borges), nasceu o Quartetto. Em fevereiro de 1999, iniciou as atividades no Palmas Shopping.”

“Em julho de 1999, eu deixei o Banco do Brasil, vendi a minha casa e comprei parte do irmão José Antônio. Foi dessa forma que retornei ao que tanto gostava e, dessa vez, como sócia proprietária. Assumi a administração geral da loja. O início não foi fácil. Tivermos que superar dificuldades e problemas com muito trabalho. Em dois anos, já colhíamos bons resultados.”

Hoje, o Quartetto Supermercados é a maior rede do gênero, com diversas lojas espalhadas na capital e principais cidades do Tocantins e aproximadamente 1000 colaboradores diretos.

“Eu iniciei minha jornada no varejo ao lado do meu pai e irmãos no Supermercado Fátima, em Paraíso do Tocantins. Eu organizava o financeiro, o faturamento e os documentos do RH. Meu pai me ensinou matemática; foi ele que me ensinou a empreender, cuidar dos negócios, acreditar no meu potencial, ir em busca de meus sonhos. Ele foi o meu grande exemplo de empreendedor. Sempre fui muito ligada a ele, à mãe, meus irmãos, à toda família. E essa paixão pelo meu trabalho vem de família.”

Inclusive, existe na cidade de Paraíso do Tocantins a “Rua Antônio Custódio de Deus”, situada no bairro Vale do Araguaia, que é uma homenagem ao seu querido pai.

Em Palmas, Maria de Fátima fez bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).

Participou de cursos de liderança, como Dalle Carnegie, que possibilitou-lhe aprimoramento nos negócios e melhor contribuição no associativismo.

Atuou ainda como diretora administrativa e financeira das empresas Orlla Cosméticos e T.A. Representações, em Palmas; e Comercial Fátima Supermercado, em Paraíso do Tocantins.

É mãe de três filhos: Mércia Fernanda, Thaís Kellen e Fábio Antônio; e dois netos. É casada com o empresário Joel Rolin Santos.

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS:

Maria de Fátima tem presença constante em eventos compartilhando sua trajetória de vida, experiência nas múltiplas áreas de atuação profissional e como tornou-se uma empresária de sucesso, fazendo história no empreendedorismo feminino.

Ao longo de sua profícua carreira tem ativa participação em numerosas entidades associativistas e classistas, tais como: Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL-Palmas), Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS), Associação dos Distribuidores Atacadistas do Tocantins (ADAT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Tocantins(FCDL-TO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (SEBRAE-TO), Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Tocantins (CMEC-TO), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (FACIET), Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE), Conselho Empresarial do Tocantins (CET), Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC).

“O associativismo está no meu coração. Já ocupei vários cargos, de presidente, diretora, delegada. Acho que os empresários devem colaborar. Eu amo isso, gosto de participar, faço questão de contribuir para a evolução do meio empresarial.”

Atualmente é presidente da Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios (CMEG) da FECOMERCIO-TO, presidente da ATOS e vice-presidente da ABRAS.

Em setembro de 2023, a empresária Maria de Fátima foi mentora do reality show Donas do Jogo, que é apresentado na RedeTV-Tocantins e foi idealizado pela empreendedora Sâmya Cabral (proprietária da franquia Clube do Alicate Esmalteria).

“A mulher se transformou nos últimos anos e está cada vez mais preparada para assumir diferentes cargos.”

“Nosso desejo é mostrar para as mulheres que é possível assumir desafios profissionais, crescer e conquistar o mundo dos negócios” Maria de Fátima.

HOMENAGENS:

Maria de Fátima de Jesus está presente na obra ‘As 100 mulheres mais brilhantes da história de Palmas’, publicada em 2013 pelo jornalista e escritor Flávio Clark que a descreve como: “uma empresária de sucesso, cheia de simpatia, dinamismo, inteligência e seriedade em tudo que faz.”

Em 2016, ela fez parte do seleto grupo de condutores no revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos do Rio

de Janeiro, durante percurso por Palmas.

“Foi um privilégio enorme fazer parte daquele momento histórico para o esporte brasileiro e para nossa capital. Eu até hoje tenho uma réplica da Tocha Olímpica, que guardo lá em casa como uma lembrança daquele dia.”

Em dezembro de 2018, ela recebeu das mãos do empresário Fabiano do Vale o troféu “Destaque Empresarial ACIPA”.

Em novembro de 2021, numa bela cerimônia dirigida pela presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Janad Valcari, realizada no auditório da Associação Tocantinenses de Municípios (ATM), recebeu o “Título de Cidadã Palmense”.

Em junho de 2022, foi agraciada com o “Título de Empresária Pioneira de Palmas”, com indicação do Vereador Pedro Cardoso.

Em 25 de maio de 2023, foi homenageada numa sessão solene em comemoração aos 34 anos de Palmas, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO). A solenidade destacou a importância da valorização do trabalho e empenho daqueles que contribuíram com o crescimento da cidade.

“Estou muito feliz pela homenagem recebida. É ótimo poder participar dessa sessão. Palmas faz parte da minha vida, agradeço ao deputado Júnior Geo por homenagear as pessoas que estão aqui hoje, são pioneiras e são importantes para a nossa capital.”

"Conheço pessoas de ação, que sempre serão de ação! Sabem Porquê? Porque sempre terminam aquilo que começam!" DALE CARNEGIE

Em meio a tantos homens presidentes, diretores e líderes, Maria de Fátima de Jesus se destacou com seu brilho ímpar, representando as mulheres e mostrando sua força e conhecimento admiráveis que tanto inspiram outras mulheres e profissionais de todos os segmentos do comércio e demais áreas empresariais.

É por tudo isso e muito mais que ela tem conquistado ao longo de sua brilhante trajetória uma multidão de amigos e admiradores, sendo constantemente referenciada com enorme estima e prestígio.

Esse texto é uma singela homenagem a essa valorosa mineira, filha do Sr. Antônio Custódio e dona Sebastiana Martins, que após tantas realizações e conquistas tornou-se um valioso exemplo de virtude e sucesso para sua bela família, a sociedade tocantinense e todo Brasil!

BIBLIOGRAFIA:

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. 2014. Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8kmbbNy-NeY

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. 2023. Diretoria Executiva – Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.abras.com.br/abras/entidade/diretoria-executiva/

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. 2023. Programa SuperHiper nº 104. Entrevista com Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I-2moDYVmqQ

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2023. Site Oficial ACIPA. Disponível em: https://acipa.org.br/index.php/sobre-a-acipa/

AFNOTÍFICIAS. 2023. Reality show gravado em Palmas tem mentoria da Rainha do Crédito e especialista em marketing. Disponível em: https://afnoticias.com.br/sintonia-feminina/reality-show-gravado-em-palmas-tem-mentoria-da-rainha-do-credito-e-especialista-em-marketing

AGENCIA TOCANTINS. 2021. Celso Morais e Raquel Ogawa prestigiam inauguração de lojas da Rede Quartetto Supermercados. Disponível em: https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/31571/celso-morais-e-raquel-ogawa-prestigiam-inauguracao-de-lojas-da-rede-quartetto-supermercados

AGENCIA TOCANTINS. 2021. Vereadores de Palmas entregam Título de Cidadão Palmense em sessão realizada nesta quarta. Disponível em: https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/35067/vereadores-de-palmas-entregam-titulo-de-cidadao-palmense-em-sessao-realizada-nesta-quarta

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2023. Proposta por Professor Júnior Geo, sessão solene homenageia os 34 anos de Palmas. Disponível em: https://al.to.leg.br/noticia/gabinete/professor-junior-geo/12354/proposta-por-professor-junior-geo-sessao-solene-homenageia-os-34-anos-de-palmas

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ASMAT - Associação de Supermercados de Mato Grosso. 2023 Mulheres inspiradoras no comando da representatividade nacional do setor supermercadista. Disponível em: https://asmat.com.br/noticias/mulheres-inspiradoras-no-comando-da-representatividade-nacional-do-setor-supermercadista

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CBN TOCANTINS. 2022. “Trabalhar, ter tranquilidade e não desistir”, aconselha a empresária Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.cbntocantins.com.br/programas/cbn-tocantins/cbn-tocantins-1.318013/trabalhar-ter-tranquilidade-e-n%C3%A3o-desistir-aconselha-a-empres%C3%A1ria-maria-de-f%C3%A1tima-de-jesus-1.2441355

CDL-PALMAS – Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas. 2023. Site Oficial. Disponível em: https://www.cdlpalmas.com.br/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2009. Acipa empossa primeira mulher na presidência nesta terça. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2009/02/16/acipa-empossa-primeira-mulher-na-presidencia-nesta-terca

CONEXÃO TOCANTINS. 2009. Empresários visitam presidente da AL e pedem pressa na realização da eleição. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2009/09/18/empresarios-visitam-presidente-da-al-e-pedem-pressa-na-realizacao-da-eleicao

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Corpo carbonizado em Paraíso do Tocantins pode ser de empresário do grupo Fátima. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/04/25/corpo-carbonizado-em-paraiso-do-tocantins-pode-ser-de-empresario-do-grupo-fatima

CONEXÃO TOCANTINS. 2015. Ex-vereador de Palmas Hermes Damaso morre vítima de infarto. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2015/09/05/ex-vereador-de-palmas-hermes-damaso-morre-vitima-de-infarto-politicos-externam-pesar-e-lamentam

CONEXÃO TOCANTINS. 2016. Presidente do Palmas futebol e regatas é encontrado morto no Lago de Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2016/07/10/presidente-do-palmas-futebol-e-regatas-e-encontrado-morto-no-lago-de-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2023. TRE-TO sedia audiência pública para abordar o papel da mulher no cenário político tocantinense. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2023/05/30/tre-to-sedia-audiencia-publica-para-abordar-o-papel-da-mulher-no-cenario-politico-tocantinense

CRA-RJ – Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro. 2015. Entrevista com Adm. Maria de Fátima de Jesus - Vice presidente da Abras. Disponível em: https://www.google.com/search?q=maria+de+fatima+presidente+da+abras&sca_esv=594496113&rlz=1C1GCEA_enBR987BR987&tbm=vid&sxsrf=AM9HkKm3JN1BkzZnlAa1sSR0CPngIKBfbA:1703891944745&source=lnms&sa=X&ved=2ahUKEwicj-iQ5LWDAxWnpZUCHe6UBbUQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1366&bih=651&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:939f5fc6,vid:NVckoQiLAj4,st:0

CRA-TO – Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins. 2023. Site Oficial. Disponível em: https://crcto.org.br/

DONAS DO JOGO. 2023. Reality Donas do Jogo. Rede TV-Tocantins. Disponível em: https://redetvto.com.br/programas/donas-do-jogo/

FACEBOOK. 2023. Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.facebook.com/mariafatima.jesus.1?locale=pt_BR

FACIET – Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins. 2023. Facebook Faciet. Disponível em: https://www.facebook.com/faciettocantins/

FECOMÉRCIO-TO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.fecomercioto.com.br/

FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. 2023. Site Oficial. Disponível em: http://www.fieto.com.br/

GOVERNO DE GOIÁS. 2023. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

INSTAGRAM. 2023. Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.instagram.com/mariafatimajesus/

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EnQ8nh4f_zc

NOTÍCIA DO TOCANTINS. 2022. Pedro Cardoso irá homenagear empresários da capital com título de Empresário Pioneiro de Palmas. Disponível em: https://noticiadotocantins.com.br/pedro-cardoso-ira-homenagear-empresarios-da-capital-com-titulo-de-empresario-pioneiro-de-palmas/

OCOLETIVO. 2013. Prefeito recebe empresários locais e discute crescimento econômico e sustentável de Palmas. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-6551-prefeito-recebe-empres-rios-locais-e-discute-crescimento-econ-mico-e-sustent-vel-de-palmas

OGIRASSOL. 2010. Fátima do Quartetto – 1ª mulher na presidência da ACIPA será empossada nesta terça. Disponível em: https://ogirassol.com.br/ultimas/fatima-do-quartetto--1a-mulher-na-presidencia-da-acipa-sera-empossada-nesta-terca

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Acipa premia os melhores de 2018. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/acipa-premia-os-melhores-de-2018/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL STYLO. 2010. Associação Comercial e Industrial de Palmas elege nova diretoria nesta terça-feira. Disponível em: https://www1.portalstylo.com.br/noticia-9605-associacao-comercial-e-industrial-de-palmas-elege-nova-diretoria-nesta-terca-feira

PREFEITURA DE SERRA DO SALITRE (MG). 2023. Site Oficial. Disponível em: https://serradosalitre.mg.gov.br/

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2014. Decreto nº 793, de 20 de junho de 2014. Designa membros para compor o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas – CIDEP, e adota outras providências. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/1146681/decreto-n%C2%BA-793-2014-de-20-06-2014

QUARTETTO SUPERMERCADOS. 2023. FACEBOOK. Disponível em: https://www.facebook.com/quartettosupermercados

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes do Conselho Regional de Administração do Estado do Tocantins (CRA-TO). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7273747

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SEBRAE-TO - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2023. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM. 2005. Governador prestigia posse da nova diretoria da Acipa. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/governador-prestigia-posse-da-nova-diretoria-da-acipa-5215/

SICS – Secretaria de Industria, Comércio e Serviços do Tocantins. 2023. Site Oficial. Disponível em: https://sics.to.gov.br/

T1NOTÍCIAS. 2020. Publicado edital de convocação para criação da Associação de Moradores da Orla 14. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/a/115260

T1NOTÍCIAS. 2023. Com auditório lotado, Fecomércio lança programa de mentoria Elas por Elas na Capital. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/com-auditorio-lotado-fecomercio-lanca-programa-de-mentoria-elas-por-elas-na-capital/127063/

WIKIPÉDIA. 2023. Contabilidade. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade

WIKIPÉDIA. 2023. Hidrolândia (Goiás). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrol%C3%A2ndia_(Goi%C3%A1s)

WIKIPÉDIA. 2023. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2023. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2023. Paraíso do Tocantins (TO. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Para%C3%ADso_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2023. Serra do Salitre (MG). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Salitre

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior