Fritz Muller

Pré biografia

Sou tetraneta legítima de Fritz Müller e muita coisa sobre sua vida..inclusive sua árvore genealógica.

Fritz Müller nasceu em 31/03/1822 num vilarejo na Alemanha Oriental. Era o mais velho de 7 irmãos. Seu pai era Pastor luterano e desde cedo ensinou os filhos a observarem a natureza. Aos 13 anos Fritz passa a morar com seus avós maternos para poder estudar. Na casa funcionava uma farmácia que era herança do avô de muitos anos atrás. Seu avô, Johann  Bartolomäus Trommsdorff, era farmacêutico e químico, diretor da Universidade, da Academia de ciências  de Erfurt e ainda fundador do "Journal der Pharmácie" em 1794, a primeira revista farmacêutica do mundo, além de autor de numerosos compêndios e manuais modelares, bem como fundador de um instituto de ensino de farmácia, onde formou mais de 300 profissionais habilitados, isto é, farmacêutico, médicos, professores e fabricantes.

Fritz se formou em matemática e ciências naturais, foi aprendiz de farmácia e fez Medicina onde não se formou por recusar -se fazer um juramento religioso, e formou-se também em filosofia. Para Fritz o verdadeiro Deus era a natureza, ele mesmo se intitulava como "um livre pensador".

A partir daqui vou fazer um resumo bem grotesco (p vc Diego)

Nesses estudos Fritz conhece Blumenau e decidem ir p América do Sul fundar uma colônia pois a Alemanha se encontrava em guerra e a vida estava complicada. Nessa aventura embarcaram Fritz e Augusto , seu irmão e respectivas esposas, juntamente com Hermann Blumenau.  A princípio iriam p o Chile mas se encantaram com as matas do Brasil, na viagem de navio houve um surto de sarampo onde 17 crianças morreram e foram lançadas ao mar. Chegou em 1852 assentou residência (choupana) em Blumenau na beira do Rio Itajaí.. lugar era de mata fechada teve q desmatar, abrir clareira e construír uma cabana com as próprias mãos, de madeira e teto de folhas. Uma vida selvagem. Atendia como médico na Vila num quartinho escuro sem iluminação. Conseguiu uma colocação em Desterro ( hj Florianopolis) num Liceu jesuíta onde lecionava matemática e pode nas horas vagas estudar a natureza local. Suas descobertas eram passadas para Darwin através de cartas e p vários naturalistas. Como tb p o museu de ciências do Rio de Janeiro. Teve 10 filhos, 9 mulheres e o décimo menino faleceu.

Curiosidades sobre ele..a filha foi picada por uma jararaca no berço..ele foi muito polêmico na sua época por apoiar a monarquia pois ele era um professor e os republicanos acabaram com o Liceu e os estudos. Ele foi demitido e voltou p Blumenau como um.naturalista viajante. Durante a revolução pró República acudiu soldados feridos em sua casa, 7 no total e cuidou deles. Ele contava em cartas q corriam gaúchos de pés no chão só de poncho. Foi preso político por duas vezes. Ficou sem renda e com isso todos naturalistas q ele se correspondiam resolveram ajudá-lo mas Ele se recusou e aceitou só q pagassem a assinatura de sua revista de ciências.  Passou a receber uma ajuda do governo até os 70 anos. Em uma caminhada com o neto cortou o pé q infeccionou o q acredito levou a sua morte.  Tenho muita coisa p contar sobre ele..esse é só um esboço..o q achou?

Khumpel
Enviado por Khumpel em 18/10/2023
Código do texto: T7911292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.