JOSÉ MÚCIO - MINISTRO DA DEFESA - UM PONTAPÉ NOS FUNDILHOS DE ALGUÉM???

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE PROVAR QUE TAL VANDALISMO NÃO TEVE LÍDER E FOI APENAS BADERNA E JAMAIS TENTATIVA CONTRA O ESTADO DE DIREITO E SIM PROVA DE O QUE É DEMOCRACIA!!!

José Múcio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Múcio

Foto oficial de Ministro da Defesa

15ª Ministro da Defesa do Brasil 1º

Período

1º de janeiro de 2023

a atualidade

Presidente

Luiz Inácio Lula da Silva

Antecessor(a)

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Ministro do Tribunal de Contas da União

Período

20 de outubro de 2009

a 1º de janeiro de 2021

Nomeado por

Luiz Inácio Lula da Silva

Antecessor(a)

Marcos Vilaça

Sucessor(a)

Jorge Oliveira

Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais

Período

26 de novembro de 2007 a 28 de setembro de 2009

Presidente

Luiz Inácio Lula da Silva

Antecessor(a)

Walfrido dos Mares Guia

Sucessor(a)

Alexandre Padilha

Deputado Federal por Pernambuco

Período

1º de fevereiro de1991 a 23 de novembro de 2007

(5 mandatos consecutivos)

Secretário Municipal de Planejamento do Recife

Período

Fevereiro de 1997 a março de 1998

Prefeito

Roberto Magalhães

Secretário Estadual dos Transportes, Comunicação e Energia de Pernambuco

Período

15 de março de 1983 a 14 de maio de 1986

Governador

Roberto Magalhães

Prefeito de Rio Formoso

Período

Fevereiro de 1982 a 15 de março de 1983

Vice-Prefeito de Rio Formoso

Período

1975 a 1982

Dados pessoais

Nascimento

25 de setembro de 1948 (75 anos)

Recife, PE

Nacionalidade

Brasileiro

Alma mater

Universidade de Pernambuco (UPE)

Prêmio(s)

Ordem do Mérito Militar

Esposa

Margot Monteiro

Parentesco

Armando Monteiro Filho (tio)

Partido

ARENA (1966–1979)

PDS (1980–1991)

PFL (1991–2001)

PSDB (2001–2003)

PTB (2003–presente)

Profissão

Engenheiro civil, político

José Múcio Monteiro Filho (Recife, 25 de setembro de 1948) é um engenheiro civil, músico e político brasileiro, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e atual Ministro da Defesa do Brasil.

Foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo sido nomeado durante o governo Lula, no qual exerceu o cargo de Ministro de Relações Institucionais.

Foi, também, deputado federal pelo estado de Pernambuco por cinco mandatos, secretário dos Transportes de Pernambuco no governo de Roberto Magalhães, além de prefeito de Rio Formoso e secretário de Planejamento do Recife durante o mandato de Roberto Magalhães.

Biografia

José Múcio Monteiro Filho nasceu no Recife, Pernambuco, em 1948. É engenheiro civil formado pela Escola Polítécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) em 1971, trabalhando na iniciativa privada.

Vice-prefeito, foi eleito prefeito, mas não assumiu o mandato de prefeito para assumir a presidência da CELPE e depois a Secretaria de Transporte, entre 1982 e 1985, foi filiado a partir de 1980 ao Partido Democrático Social PDS), migrando depois para o Partido da Frente Liberal (PFL), renomeado Democratas (DEM) em 2007.

Presidiu a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE; atual Neoenergia Pernbambuco) antes de tornar-se candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de 1986. Com 1 018 800 votos (39,09%), ficou em segundo lugar na corrida, perdendo para Miguel Arraes e seus 1 587 726 votos (60,91%).

Além disso, foi filiado ao ARENA, partido politico que serviu de sustentação ao regime autoritário brasileiro de 1964. Ainda por cima, passou pelo PDS e pelo PFL, partidos sucessores do ARENA. Apesar de ter sido filiado a partidos ligados ao Regime Militar, Múcio teve a vida bisbilhotada por agentes de repressão durante a ditadura.

Câmara dos Deputados

Nas eleições de 1990, disputou a Câmara dos Deputados pelo mesmo partido. Impulsionado pela vitória de Joaquim Francisco do PFL como governador, elegeu-se como o quarto deputado mais votado de Pernambuco, com 63 470 votos. Na coligação, ficou atrás apenas do ex-governador Roberto Magalhães (PFL), iniciando sua nova carreira de deputado com 205 341 votos.

Novamente reelegeu-se nas eleições de 1994, dessa vez em coligação com o PSDB do candidato Fernando Henrique Cardoso, favorito na disputa pela presidência. Com 88 539 votos, foi o quinto deputado mais votado do estado, novamente atrás de Roberto Magalhães.

Nas eleições de 1998, foi reeleito em décimo lugar com 72 991 votos, tendo a maioria dos votos do eleitorado do PFL ido para seu companheiro de partido Inocêncio de Oliveira, que logrou 162 412 votos.

Em 2001, deixou o PFL pelo Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), embora ambos os partidos fossem companheiros de coligação no estado junto com o PMDB. Nas eleições de 2002, iniciou seu quarto mandato em 14.º lugar. Com 78 610 votos, ficou atrás do companheiro de coligação Carlos Eduardo Cadoca (PMDB), deputado estadual candidato à Câmara pela primeira vez, e seus 211 864.

Em 2003, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro PTB). Admitido à Ordem do Mérito Militar em 1993 no grau de Comendador especial pelo presidente Itamar Franco, Monteiro foi promovido em 2003 por Luiz Inácio Lula da Silva ao grau de Grande-Oficial.

Notabilizou-se por ser líder do PTB no auge do que ficou conhecido como o escândalo do mensação de 2005, tendo atuado como defensor do então presidente de seu partido, o deputado Roberto Jefferson, que teve o mandato cassado.

Mesmo assim, foi reeleito nas eleições de 2006 para um quinto mandato em nono lugar com 120 398 votos, sua máxima histórica. Ficou atrás de Armando Monteiro, seu primo, também do PTB, com 205 212 votos.

Ministro

Em 23 de novembro de 2007, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, recebeu e aceitou o convite do presidente para assumir o cargo de ministro das Relações Institucionais, no lugar de Walfrido dos Mares Guia (PTB/MG), que pediu demissão ao ter seu nome envolvido junto ao de políticos tucanos de Minas Gerais, no chamado "Mensalão Tucano”.

Tribunal de Contas da União

Em 2009, foi indicado para compor o Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga aberta pela aposentadoria do também pernambucano Marcos Vilaça, havendo assim deixado o ministério e renunciado ao mandato de deputado federal. Por 46 votos seu nome é aprovado pelo Senado Federal assumindo o cargo em 20 de outubro de 2009. Em 11 de dezembro de 2018, foi empossado na presidência do TCU. Em 31 de dezembro de 2020, deixou o TCU.

Ministro da Defesa

Cerimônia de Apresentação do novo Ministro da Defesa, José Múcio.

Em dezembro de 2022, foi anunciado como Ministro da Defesa do terceiro governo de Lula.

Nota do divulgador:- Pelo menos foi o único ministro que teve a coragem de dizer que essa manifestação de 08 de janeiro de 2023... “ Foi uma baderna desorganizada sem nenhum líder e que o Exército cumpriu rigorosamente a sua função sem se envolver ou ser conivente a tal manifestação!” E agora Lula vai demitir seu Ministro da Defesa? E Ministro Alexandre de Moraes... vai mandar prender o Ministro da Defesa da Nação Brasileira???

Ivan o terrivel e BIOGRAFIA DA WIKIPÉDIA!!!
Enviado por Ivan o terrivel em 04/10/2023
Código do texto: T7900723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.