Tia Neiva
Neiva Chaves Zelaya, mais conhecida como Tia Neiva, nasceu em 30 de outubro de 1925, em Propriá, no estado de Sergipe, Brasil. Cresceu na região da cidade de Jaraguá (GO) junto de sua família. Casou aos 18 anos e, após 4 anos, ficou viúva tendo que sustentar seus quatro filhos sozinha, quando abriu um estúdio fotográfico para sobreviver. Também trabalhou como costureira e agricultora.
Guerreira que era, aprendeu a dirigir caminhão e se tornou a primeira motorista profissional do Brasil e percorreu diversos estados brasileiros, fazendo fretes. Sempre levando seus filhos a tiracolo. Ela foi uma importante personalidade espiritual brasileira, fundadora da Doutrina Vale do Amanhecer.
Mantinha um orfanato em Alexânia (GO), onde plantava, fazia farinha e tábuas para vender.
Tia Neiva faleceu em 15 de novembro de 1985, na capital federal do Brasil, deixando um legado de amor, sabedoria e dedicação à causa espiritual. Seu trabalho continua sendo desenvolvido e ampliado por seus sucessores e pelos seguidores da Doutrina do Amanhecer, que buscam seguir os ensinamentos deixados por ela, levando adiante sua mensagem de união, respeito à natureza e elevação da consciência.