Santa Laura Montoya ou Santa Catarina de Siena

“Como professora de religião no internato feminino, que dirigia com minha prima, preocupava-me em preparar minhas alunas para receber os sacramentos e fazia o possível para que fossem realizados da melhor maneira possível. Mas apenas nos dias anteriores à confissão, alguns alunos falaram claramente comigo. Eles me disseram que não iriam se confessar e que preferiam deixar o colégio a se confessar.

Então comecei a pedir aos meus conhecidos uma Via Crucis de orações pela conversão daquelas meninas. Quando quase me desesperei de ter sucesso em minha tentativa, as meninas me chamaram secretamente e disseram:

- Não vamos confessar, porque sempre cometemos pecados, e como agora ele nos fez entender a gravidade da comunhão sacrílega, nunca o faremos, pois temos vergonha de confessar esses pecados, que cometemos por tanto tempo.

Que decisão! Mas era impossível para mim declarar-me vencido. Diante deles comecei a chorar e, como me amavam muito, choraram comigo, enfim, a mais resoluta de todas me disse que tinha um pecado muito grande na consciência. Havia oito meninas em falta. Escutei-os, incuti-lhes a confiança em Deus que temíamos, e assegurei-lhes que faria com que confessassem as suas faltas a um confessor que não os conhecesse, para que permanecessem no anonimato. Uma vez acordado isso, fui a um padre amigo e pedi para confessá-los com a maior discrição, certificando-me de que ele não tivesse que perguntar quem eram. Aquelas pobres meninas confessaram, chorando lágrimas quentes, e a conversão delas foi certa.

Na noite do mesmo dia da confissão, pedi aos alunos do internato que estudassem no dormitório, para que eu pudesse descansar um pouco, pois não conseguia me levantar devido ao cansaço. Acima da minha cama havia um mosquiteiro, que não chegava até o chão e, através dele, pude observar perfeitamente as pupilas. Eu estava deitado, quando ouvi algo, mas não com a audição de ouvido, mas de outra forma, como quando ouvir é como perceber. Não sei como isso pode ser explicado. Mas ouvi dizer que o diabo havia entrado naquele quarto dizendo em voz alta: _venho me vingar desse intruso, que me tirou o que obtive de pleno direito.

Como esse meu sentimento significava compreensão, percebi que eu era o intruso e que propriedade do diabo eram aquelas garotas que haviam confessado. Isso aconteceu sem parar de ouvir a voz das meninas, que estudavam história.

Sentei-me na cama à espera do demónio e logo o vi entrar por debaixo do mosquiteiro, era um animal parecido com um cão ou um lobo com cascos de mula e dois chifres pretos muito retorcidos. Entrou pelo mosquiteiro e, sem abrir a boca, repetiu-me as mesmas palavras, que eu já ouvira da mesma forma, acrescentando que se vingaria de mim, tentando o meu irmão com a empregada, que dormia lá dentro. o internato. Além disso, o diabo me disse que mais tarde viraria minha escola de cabeça para baixo para que eu não pudesse administrá-la e espalharia uma terrível calúnia contra mim. Então resolvi reagir com uma cruz, que tinha na mão, e levantei na direção dele, mas, ainda não contente, levantei-me e agarrei-o pelos chifres, que estavam frios, muito frios, e virei, como se fosse formar um redemoinho. Aí eu bati várias vezes com ele no chão e disse para ele ir embora porque ele nunca ia conseguir o que agora era meu, e que ele não poderia fazer nada se Deus não deixasse.

Ao jogá-lo no chão, disse a ele que os cascos de sua mula o machucavam muito e que eu não tinha medo dele, que ele poderia fazer o que quisesse, mas que tomasse cuidado porque eu era muito importante aos olhos

Aquele estranho animal, quando o bati no chão, fez um barulho terrível, como um guincho de chapa de metal, e pensei que as meninas que estavam estudando deviam ter ouvido, mas em vez disso seu estudo continuou como antes.

Pô, o bicho saiu correndo, passando entre as duas fileiras de camas das alunas e eu o segui, perguntando as meninas se tinham visto um cachorro passando, mas elas responderam que não, continuei até o quarto no final do corredor, onde estava meu irmão que dormia. Joguei muita água benta em todos os lugares e fiz o mesmo no quarto da empregada. Voltei para a cama e quando notei que as meninas não tinham notado nada, não disse nada. Assim compreendi, muito claramente, que o diabo tinha medo de mim e que procurava assediar todos aqueles que dependiam de mim, por minha causa; mas quanto a mim, ele nunca me tocaria”.

Santa Laura Montoya - conhecida na religião como Laura de Santa Catarina de Siena - era uma religiosa católica romana colombiana e fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Virgem Maria e Santa Catarina de Siena.

Da autobiografia de Santa Laura Montoya. Capítulo 11, Visita do Diabo: Medellín (Colômbia), Ano 1899

Santa Laura Montoya
Enviado por Umbelarte em 13/07/2023
Código do texto: T7836312
Classificação de conteúdo: seguro