Maria Beatriz Gadêlha Fontes Pereira

Maria Beatriz Gadelha Fontes Pereira nasceu em Sousa – PB, em 1 de agosto de 1940 e faleceu em 26 de maio de 2021. Filha de José Gadelha Fontes e Maria do Socorro Gadelha Fontes, de família tradicionalmente política.

Fez o antigo Curso Primário (Ensino Fundamental – até a 4ª série) na sua cidade natal. Fez o Exame de Admissão e o 1º Ano Ginasial (5ª série do Ensino Fundamental), no renomado Ginásio “Cristo Rei”, em Patos - PB, onde iniciou seus estudos de piano.

Até os 13 anos de idade viveu sua infância e adolescência em Sousa-PB, onde participou das Pastorinhas realizadas no mês de dezembro, grupo criado por sua avó paterna, Ana Gadelha Fontes.

Durante o mês de maio vestia-se de anjo, durante todas as noites de novena, e no dia 31 de maio, coroava Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira de Sousa.

Teve uma infância muito feliz em sua terra natal.

Quando fez 14 anos de idade, seus pais mudaram-se para Floriano – PI, e ela deu continuidade aos estudos no Colégio “Santa Teresinha”, onde matriculou-se para cursar a 6ª série.

Nessa época o Colégio “Santa Teresinha” funcionava onde hoje fica o Armazém Paraíba, e o diretor e proprietário era o Dr. Sobral Neto. Ela conta que ficou detida em Inglês, pois na Paraíba a língua estudada era o Francês, e ela sentiu muita dificuldade com a mudança.

Com a fundação do Ginásio Primeiro de Maio, por aconselhamento de Dr. Tibério, amigo de seu pai, ela foi transferida para lá. Filha de músico, de família de músicos, ela também herdou o gosto e o talento para esta arte, como já havia estudado piano por dois anos e aqui em Floriano, não encontrou professora para tal instrumento. Resolveu estudar acordeom com Socorro Demes.

Em 1959, seu pai mandou-a estudar em Natal – RN no colégio “Nossa Senhora das Neves”, Escola Doméstica, também muito renomada, , onde deu continuidade às aulas de música, um curso intensivo (cursou 3 anos em um devido a base que já possuía).

Em 1960 voltou para Floriano e concluiu seu Curso Ginasial no Colégio “Primeiro de Maio”.

Em 1961 casou-se com Wilson Pereira e foi morar em Brasília, voltando para Floriano em 1963.

Aqui chegando retornou aos estudos, matriculando-se na Escola Técnica Comércio, cuja diretora e proprietária era Drª. Josefina Demes.

Em 1971 assumiu seu primeiro emprego cuja função era auxiliar de Secretária no Colégio “Lindolfo Uchoa.”

Em 1975 assumiu a vaga de Secretária Geral do Complexo escolar de Floriano.

Em 1977 foi aprovada no vestibular para Educação Física, na Escola Superior de Educação Física do Pará. Lá cursou Licenciatura Curta e na UFPI – Universidade Federal do Piauí, complementou a Licenciatura Plena, no regime de férias em Teresina.

Fez pós-graduação em Gerenciamento Educacional pela UECE – Universidade estadual do Ceará, em convenio com a UESPI- Universidade estadual do Piauí.

Foi nomeada por Dirceu Arcoverde como Coordenadora de Educação Física do 2º Grau (Ensino Médio) do Colégio Estadual “Osvaldo da Costa e Silva”. Em 1978 assumiu a direção dessa mesma escola, na qual permaneceu durante 5 anos.

Em 1983 assumiu a direção da Escola Técnica Calisto Lobo – PREMEM, onde ficou mais 5 anos. Todos que a conheceram mais intimamente, sabem que o PREMEM era sua grande paixão. Cuidava dos desfiles de 7 de Setembro com tanto empenho, tanto amor e carinho que conseguia envolver toda escola. Havia vigílias cívicas, bem dinâmicas, e a banda marcial era seu orgulho. Devido a mudança de governo, foi exonerada o cargo, pois o governador eleito era seu adversário político.

Beatriz foi colocada à disposição do Colégio “Sobral Neto” por solicitação das diretoras Ivone Demes e Eva Macedo e Janete Soares, onde ficou por um ano na Coordenação de Educação Física e como professora em 2 turmas.

Em 1988 José Leão foi eleito prefeito do município pela 1ª vez e convidou-a para Secretária Municipal da Educação e Cultura. Nessa época Secretaria de Educação Municipal era vinculada à Cultura.

No início de 1992mais por solicitação do Governador do Estado, Freitas Neto e do Secretário Estadual de Educação, Átila Lira, assumiu a 10ª Regional de Educação (mesmo não sendo o seu desejo), mesmo assim permaneceu no cargo até o término do mandato do então governador,

Mais uma mudança ocorreu, pois seu partido perdeu as eleições e Beatriz deixa o cargo de Superintendente de Educação, tira sua Licença Prêmio acumulada e em seguida, dá entrada em sua aposentadoria.

Nas eleições de 1999 o prefeito José Leão é eleito pela 2ª vez, e pela2ª vez convida Beatriz para a Secretaria Municipal da Educação e a partir de 2000 ela volta para a Secretaria, onde permaneceu por todo de José Leão.

Com a reeleição em 2000 todos os Secretários permanecem em seus cargos e Beatriz, assume pela 3ª vez a mesma secretaria.

Durante esse período foi enredo de escola de samba junto com a professora Rubenita, como se observa a foto, uma homenagem da escola de Samba Mangueira.

Em suas gestões procurou a melhoria do Ensino das Redes Estadual e Municipal de Ensino deste Município. Terra que não lhe viu nascer, mas que ela ama como se fosse sua terra natal, pois foi aqui que viveu sua juventude, construiu a sua família e criou as suas raízes.

Na gestão como Secretária desenvolveu vários projetos, alguns mantidos exclusivamente pelo Município, outros com a ajuda do Governo Federal, como por exemplo:

• Programa Menino na Escola – cujo objetivo era matricular todas as crianças e jovens para evitar que ficassem nas ruas, sujeitos à exploração do trabalho infantil e das drogas.

• Programa Escola Plural – com o objetivo de para estimular o desenvolvimento dos alunos das camadas populares, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem. Participaram deste projeto os professores: Iara Noleto, Luis Paulo, Lourdinha Lopes, Nely Vieira, Aparecida Torres, Fátima Marques, Lúcia Pinto e Jair Saraiva.

• Programa Aluno Fardado – objetivava oferecer fardamento aos alunos carentes da Rede Municipal.

• Projeto Carnaubeiras – tinha o objetivo de oferecer oportunidade aos alunos uma aprendizagem técnica-prática em agricultura e pecuária, preparando-os para o mercado de trabalho.

• Programa Volta a Escola – Cujo objetivo era combater a evasão escolar.

• Projeto Forma – objetivava promover atividades artísticas e culturais desenvolvendo artes cênicas, rítmicas e musicais. Desenvolvido pela professora Nésia.

• Projeto Atleta do Futuro – para desenvolver o psico-social e físico de crianças e adolescentes da Escolinha de Futebol e de Karatê, visando a iniciação dos mesmos na prática esportiva. Desenvolvido pelo saudoso Pompéia.

• Projeto Arte Musical – para incentivar as crianças e adolescentes a apreciação da música e prepará-las e integrá-las à Banda de Música “Maestro Eugênio”. Desenvolvido pelo maestro Francisco Haroldo.

• Projeto Escola Popular de Arte – oferecia grade com 4 modalidades de cursos: música, teatro, dança e capoeira. Desenvolvido por Crispim.

• Programa Socializar: AABB Comunidade (em parceria com o Banco do Brasil) – oferecia atividades integradas nas áreas de reforço escolar, saúde, cultura e desporto. desenvolvido pelo professor Joseval Cunha.

• Programa Transporte Escolar – para atender alunos carentes, viabilizando o acesso dos mesmos à escolas da sede ( onde não havia o ensino fundamental), parceria com o Governo.

• Programa Videoteca – para manter o acervo de programas como TV Escola, entre outros. Coordenado pela professora Raimunda Paiva Neta.

• Programa Biblioteca Ativa – para incentivar o gosto pela leitura e pesquisa. Participação de Mª José Medeiros, Neusa Rodrigues .

• Programa Criança Boa Visão – apoio do Governo Federal,, para oferecer óculos e exames oftalmológicos aos alunos com dificuldades de visão. Coordenação de Raimunda Paiva Neta.

• Programa Merenda Saudável – ajuda do Município atingindo 100% sobre o valor recebido do FNDE. Coordenação de Neusa Rodrigues e Elizabeth.

• Programa Despertando Talentos – para resgatar a cultura popular regional através de festivais de sanfoneiros, competições esportivas e shows de calouros entre outros , valorizando a cultura local. Desenvolvido por Renato Costa

• Programa Alfa e Beto – projeto piloto de alfabetização coordenado pela professora Fátima Marques.

• Estratégia Metodológica da Escola Ativa – implantado inicialmente em 5 escolas da zona rural, em parceria com o Estado e o FUNDESCOLA. Sob a responsabilidade da professora Lúcia Gonzaga.

• Projeto Florecer – visava o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas diversas formas de cálculo, visando estimular os aspectos físicos emocionais sociais e cognitivos. Desenvolvido pela psicóloga Liana e a professora Nely Vieira.

• Programa Sala de Apoio Pedagógico – para trabalhar com alunos com alguma experiência escolar, mas com pouca produtividade. Desenvolvido por Liana, Ney Vieira e Aparecida Torres.

• Programa Saber Para Viver – oferecia cursos de alfabetização para adolescentes. Desenvolvido pela professora Lúcia Pinto.

• Projeto Revivendo a História do Município – para resgatar através da lembrança construída por pessoas da cidade e do interior, alguns aspectos da história.

• Kit escolar – distribuição de material escolar para alunos carentes da rede Municipal.

• Programa natação e Saúde – para oferecer a oportunidade de natação às crianças e adolescentes da Rede Municipal. Desenvolvido no Colégio “Santa Teresinha.”

• Projeto Criança Feliz – oferecido ás crianças da Creche “Eduardo Neiva”. Atendimento psicomotor, saúde, recreação, orientação, lazer e atividade cultural.

• Creche Comunitária – atendia crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de idade, em parceria com as famílias, prestando atendimento médico, odontológico, recreação orientada, desenvolvimento psicomotor, alimentação, integração e assistência social.

• Programa Iniciação à Informática – para as crianças e adolescentes da Rede Municipal. Inicio E. M. “Dona Aleluia, com 4 computadores, depois foram adquiridos mais 10. Responsabilidade da professora Edna.

• Programa Valorização profissional – objetivava elevar o nível de formação dos professores através de convênios com a UESPI e UFPI, proporcionando Graduação Superior.

• Programas de Formação Continuada – PCN em Ação. Sob a coordenação de Lúcia Gonzaga e Umbelina M. Gadelha (zona rural), e de Lúcia Pinto, Ludgero Furtado, Nely Vieira, Raimunda Paiva, Fátima Marques entre outras (zona urbana).

São também da administração de José Leão, da qual ela fez parte, as seguintes construções e implantações:

• A ampliação da sede da Secretaria, a construção do auditório Mercês Bessa (capacidade para 80 pessoas) na SEMED.

• Criação da Banda de Música “Maestro Eugênio” e da Sala de música “Mestre José Fontes” (para a Banda e aulas de música)

• Criação da Coordenação e das Salas de Coordenação Pedagógica

• Aquisição da casa da Prof.ª Emília Martins para a instalação da Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Emília Martins”

• Construção da Creche Eduardo Neiva

• Negociação do CAIC com o Governo Federal para funcionamento da Escola Municipal “Raimundinha Carvalho”

• Implantação do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, na zona urbana e rural.

• Criação de 13 creches

• Qualificação de professores leigos, através do Proformação (parceria com os Governos Federal e Estadual)

• Criação do Coral Municipal “Os Bem-te-vis”, sob a coordenação da professora Lourdinha Lopes.

• Curso de Licenciaturas para os professores do município (convênio coma UESPI e UFPI).

• A construção de 27 escolas (sede e zona rural) e construção de quadras de esporte em algumas delas

• Instalação Box do Banco do Brasil, também na SEMED.

Está no sangue dos Gadêlha o entusiasmo pela política, e Beatriz herdou esta paixão. Sempre participou ativamente como esposa de político, pois seu marido foi Vereador e Vice-Prefeito do Município, depois foi a sua vez de também candidatar-se a uma vaga para a Câmara Municipal. Como partidária que sempre foi, candidatou-se a Vereadora, obtendo um total de 520 votos, mas devido a legenda de seu partido, não conseguiu eleger-se.

Foi mais uma experiência em sua vida que segundo ela afirma, não se repetirá jamais. Ele diz que não sabe pedir votos para si, gosta de pedir mesmo é para seus candidatos.

Beatriz é uma mãe dedicada, uma avó participativa, extremada, irmã cuidadosa, carinhosa. É uma esposa apaixonada e isso ela mostra bem quando canta a sua música predileta: “Eu não sei se é pecado...”

Como amiga ela é ideal porque põe a lealdade acima de tudo,

Desde criança esteve ligada à cultura. Aprendeu com sua avó paterna a criar os dramas, a representar, cantar, e valorizar a cultura popular. Depois que ceio morar no Piauí, trouxe sua cultura e aqui deu continuidade ao que havia aprendido lá na Paraíba.

São de iniciativa sua e do grupo do qual fazia parte os seguintes eventos: O Clube dos Sete, O Bloco dos Casados, As Quadrilhas Juninas. Além disso, organizou nas escolas, Pastoris, Reisados, Desfiles e outras manifestações culturais.

Umbelina Marçal Gadelha

Umbelarte
Enviado por Umbelarte em 26/05/2023
Reeditado em 26/05/2023
Código do texto: T7797973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.