Biografia Poética: Um homem de muitos talentos .Zeca Bessa.

O nascimento de José Bessa de Queiroz foi um reflexo da luz divina em meio às paisagens Amazônicas na localidade Jaiteu no município de Manacapuru no nosso Amazonas, no 18 de abril de 1937.

Filho de um casal trabalhador João Augusto de Queiroz e de dona Leonilha Bessa .

João Queiroz ,seu pai, um homem rigido incansável agricultor que tinha a arte de ganhar dinheiro e percebendo que em sua região tudo estava difícil resolveu navegar para o Paraná da Simplícia.

E no ano de 1941,organizou a família em grande batelão e movido a remadas de faia chegaram ao Paraíso, Paraná da Simplícia terra comprada de um tia distante e amada.

Dona Leonilha, mulher de caráter afável e saúde frágil organizou tudo para que a tranquilidade e o amor prevalecesse entre a família Queiroz.

Nesta barcaça todos meninos e meninas e ele Zeca Bessa, com apenas dois aninhos de vida

a sua pele rosada e olhos brilhantes combinaram com a terra fértil em a beleza do lugar.

Zeca cresceu entre as plantações e a fartura do milho o molhado da juta e o cansaço da roça.

Zeca conviveu em uma rotina cansativa onde pouco tempo lhe sobrava brincar e estudar com os 5 irmãos: Manoel, Nenzinha , Nifaíde Darcy e Doracy.

Nos anos de sua infância tudo era novidade mais Zeca era autodidata tudo aprendia com facilidade, e a arte de ler e escrever aconteceu de modo diferente, seus pais aproveitavam os parentes a prima, a nora a visitinha se tornava as professora para a meninada da família Bessa de Queiroz.

A juventude de Zeca, foi de muito trabalho pouco tempo tinha pra namorar aproveitava as primas quando vinham visitar a festa do beijo era geral, pegava todas (dizia ele).

Mas seu coração estava guardado para uma moça especial, Adalgisa que até hoje lhe caminha ao seu lado.

Para conquistar a jovem princesa, não foi fácil, longas remadas do Paranazinho ao Paraná da Eva, a desculpa visitar seub irmão que por lá Também tinha encontrado o seu amor.

Adalgisa mulher virtuosa, prendada aos bons costumes e fiel ao seu amor Zeca Bessa prova disso são os 54 anos cuidando e amando esse homem de grande valor a quem concebeu seus filhos: Aristides (Tidi),Aristófanes (Tof), Arioston, Afrânio , Heyder e Jean.

O mundo reservou a Zeca Bessa grandes missões em favor de seus semelhantes, seus dons profissionais:

Agricultor, Empreendedor, Enfermeiro,

Dentista, delegado,comerciante e Vereador e em seu tempo de folga escreve seus versos talentoso escritor.

No Paranazinho foi rei do Comércio, comprava e vendia gado. Zeca criou comunidade e uma escola o qual eternizou o nome de sua mãe Leonilha Bessa de Queiroz.

Criou o grupo musical SIGNOS, que foi a sensação musical dos anos 90 nos beiradões.

Com seus irmãos criou uma sociedade o qual foi premiada por 3 vezes pela empresa I.B.S.A.B.A, como os melhores produtores na colheita de juta.

Em sua melhor idade reservou dedicação ao Senhor, em uma profunda reflexão de sua vida dedicada em cuidar das pessoas, sentiu a necessidade de algo divino em sua vida.

Hoje completa mais uma primavera exemplo de homem de oração, amados por seus filhos, noras, netos e netas e amigos.

Que Deus continue abençoando este homem que é orgulho da família Queizoz e da Vila mais charmosa do Amazonas. NOVO REMANSO.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 23/05/2023
Código do texto: T7795128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.