JOÃO CAETANO DOS SANTOS, O ATOR

João Caetano dos Santos foi um dos mais importantes atores do teatro brasileiro do século XIX e teve um papel fundamental na consolidação da arte cênica no país. Nascido em 1808, no Rio de Janeiro, João Caetano iniciou sua carreira como ator de teatro amador. Aos 20 anos, começou a atuar profissionalmente e, em pouco tempo, já era reconhecido por sua habilidade e versatilidade no palco, atuando em companhias teatrais itinerantes. Além de ser tradicionalmente conhecido como o maior ator de sua época, Caetano é considerado ainda o primeiro teórico da arte dramática no país e responsável pela profissionalização do teatro, com suas iniciativas no palco ou na administração de companhias que atuavam tanto na capital como nas províncias.

Estreou como profissional na peça O Carpinteiro da Livônia, mais tarde representada como Pedro, o Grande. Apenas dois anos depois, em 1833, João Caetano já ocupava o teatro de Niterói junto com um elenco de atores brasileiros. Assim iniciava a Companhia Nacional João Caetano. Em 13 de março de 1838 interpretou o papel principal da tragédia António José, ou o Poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães, considerada a primeira peça original do teatro brasileiro. No mesmo ano, encenou a primeira comédia brasileira, O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena. Sua atuação o transformaria no impulsionador do teatro brasileiro como uma atividade profissional contínua, numa época em que as companhias teatrais lusitanas monopolizavam os palcos brasileiros, (isso desde a chegada da família real portuguesa em 1808), conseguindo superá-las em fama e prestígio.

O ator também exerceu as funções de empresário e ensaiador. Autodidata da arte dramática, seu gênero favorito era a tragédia, mas chegou a representar papéis cômicos. Além de atuar em muitas peças, tanto no Rio como nas províncias, João Caetano publicou dois livros sobre a arte de representar: Reflexões Dramáticas, de 1837, e Lições Dramáticas, de 1862. Antes de iniciar sua carreira, João Caetano foi cadete e serviu na guerra da Cisplatina. De acordo com o reconhecimento de críticos seus contemporâneos, a experiência de guerra teria ajudado na montagem de cenas militares, e ao mesmo tempo moldou seu caráter, fazendo-o encarar a vida teatral como um campo de batalha, onde se lutava tanto por ideias como por espaço.

João Caetano criou um perfil para o ator brasileiro, tendo sido um ator excepcional, dentro e fora do palco. Tornou-se um mito, um "herói cultural", através de sua dedicação e de seu trabalho. Nunca um ator foi tão biografado no Brasil como João Caetano. A carreira de João Caetano abria um leque muito variado de possibilidades, em um tempo onde as condições do teatro no Brasil eram muito precárias, tanto do ponto de vista do repertório, na maior parte constituído por traduções de gosto, qualidade e fidelidade duvidosos, quanto do ponto de vista da produção. Basta lembrar que o principal teatro do Rio, na época, queimou 3 vezes em 50 anos. Foi Teatro São João, depois São Pedro de Alcântara, Constitucional Fluminense e novamente São Pedro, seguindo as vicissitudes políticas do império. Foi demolido neste século para dar lugar ao atual João Caetano.

João Caetano foi um dos primeiros atores brasileiros a interpretar personagens do teatro clássico europeu, como Hamlet, Otelo e Dom Juan. Ele também foi responsável por introduzir no Brasil o teatro realista, que representava a vida como ela era, sem os exageros e a idealização presentes no teatro romântico. Além disso, João Caetano foi um defensor da profissionalização dos artistas e da valorização do teatro como uma arte séria e respeitável. Ele lutou por melhores condições de trabalho para os atores e pela construção de teatros mais modernos e confortáveis.

Ao longo de sua carreira, João Caetano participou de várias companhias teatrais e se apresentou em diversas cidades brasileiras e também em Portugal. Ele é considerado um dos principais responsáveis pela formação da identidade do teatro brasileiro e por sua evolução rumo à profissionalização e à valorização artística. Por todas essas razões, João Caetano é reconhecido como um dos grandes nomes da história do teatro brasileiro e sua importância para a cultura do país é inquestionável.

João Caetano partia do nada, quase do zero absoluto. Era um ator que começava num país que também dava os primeiros passos, onde tudo se mostrava virgem, desde o teatro até a nacionalidade. O leitor que tinha em mente devia ser sobretudo ele mesmo, já que ninguém necessitava mais de lições do que esse aprendiz improvisado em mestre. Tinha João Caetano certa parecença física com Napoleão, o que deve tê-lo ajudado na carreira, ainda que de modo secundário. De alguma forma esta parecença deveria mobilizar as imaginações de então, uma vez que a França era o modelo de civilização e história que desejamos seguir e alcançar. Foi cadete, tendo servido na guerra Cisplatina. Esta experiência em campo de batalha certamente o ajudou, de acordo com o reconhecimento de críticos seus contemporâneos, na montagem de cenas militares, que eram uma das chaves do sucesso. Além disso, sempre encarou a vida teatral como um campo de batalha, onde se lutava tanto por ideias como por espaço. João Caetano lembra o fato de que quase enforcou sua companheira de vida em cena para justificar a ideia de que o ator jamais pode se deixar levar pelo papel.

João Caetano era homem de formação e decoro clássicos. Nesses termos conseguia sua atividade como ator e suas reflexões sobre ela. Já em 1838, recebia medalha de bronze consagrando-o como o "Talma Brasileiro", equiparando-o, portanto, a um ator da linhagem clássica. Entretanto o que encantava a plateia eram seus arroubos, tocados de entusiasmo, era, em suma, o demônio ou gênio romântico que deixava passar por entre o pretendido equilíbrio de inspiração clássica. Sua grande contribuição para as artes foi a introdução de um estilo mais naturalista e realista de atuação no teatro brasileiro. Até então, a atuação no país seguia um estilo mais declamatório e artificial, baseado nas tradições do teatro europeu. João Caetano, porém, trouxe uma abordagem mais naturalista, preocupando-se em dar maior verossimilhança aos personagens que interpretava. Ele buscava uma atuação mais espontânea e próxima da realidade, explorando a expressividade do rosto, dos gestos e da voz para criar personagens mais humanos e complexos.

Além disso, João Caetano também contribuiu para o desenvolvimento do teatro brasileiro ao fundar sua própria companhia teatral, que se tornou uma das mais importantes do país na época. Ele também foi responsável por trazer ao Brasil peças importantes do teatro europeu, como obras de Shakespeare e Molière, ajudando a difundir a cultura teatral no país. Com sua inovação e talento, João Caetano dos Santos se tornou um ícone do teatro brasileiro, deixando um legado importante para as gerações seguintes de atores e artistas.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 13/05/2023
Código do texto: T7787498
Classificação de conteúdo: seguro