Breve Histórico do CETI Professor Edgar Tito * Teresina-PIauí

 

Breve Histórico do CETIPET * Centro de Educação de Tempo Integral Professor Edgar Tito * Teresina-PIauí

 

 

O Centro de Educação de Tempo Integral Professor Edgar Tito (CETIPET) originou-se da anterior Unidade Escolar Professor Edgar Tito, escola da rede pública estadual piauiense, que foi fundada em 11 de agosto de 1978. A obra foi construída com recursos do II Acordo MEC/Bird/Estado, tendo como órgão executor o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino - Premen, no governo Dirceu Mendes Arcoverde (informações baseadas no "site" da Seduc-Pi, acessado, com esses dados, em 2010).

 

 

Durante estes 44 anos de implantação, prestou, na Educação Básica, serviços educacionais junto a crianças, jovens e adultos. Hoje, o CETI Professor Edgar Tito atende um grande número de alunos e alunas nos turnos manhã e tarde e funciona com vários professores e professoras distribuídos nos mesmos dois turnos, objetivando a formação técnica e humana da pessoa para a cidadania e para o trabalho, tornando o ser consciente, cooperativo, produtivo e plenamente integrado à sociedade.

 

 

Quem foi o Professor Edgar Tito ?

 

 

Edgar Tito de Oliveira nasceu no dia 27.09.1904, filho de Valdivino Tito de Oliveira e Francisca Pereira da Silva Oliveira. Estudou na Academia Militar das Agulhas Negras - Rio de Janeiro, onde cursou até o 3º Ano de Engenharia Civil, tendo sido obrigado a dar baixa por motivo de ter sido acometido de beribéri e o falecimento de seu pai (que custeava seus estudos).

 

 

Retornando a Teresina, submeteu-se a concurso para professor catedrático* de Matemática, Física e Desenho. Mais tarde, porém, ficou lecionando somente Matemática, nos Colégios Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e Escola Normal Antonino Freire, durante mais de quarenta anos, afastando-se somente por motivo de saúde.

 

 

Veio a falecer no dia 13 de julho de 1977 (derrame cerebral hemorrágico), no Hospital Santa Maria, em Teresina. Sempre estudioso, fez vários cursos de atualização em Fortaleza, quando foi implantada a matemática moderna. Foi diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis por um breve espaço de tempo; ao constatar que não teria autonomia por parte do governo para administrar com equidade aquele estabelecimento de ensino, renunciou ao cargo.

 

 

* O Concurso para Professor Catedrático era realizado com prova escrita e oral; sendo que a prova oral era feita por uma banca examinadora ( 5 a 3 professores titulares ) e o candidato defendia tese perante uma turma de alunos. Nesses concursos o Professor Edgar Tito de Oliveira alcançou a nota máxima.

 

 

( Adaptado das informações de Arlita Oliveira, filha do Professor Edgar Tito )

 

 

Logotipo do CETI Professor Edgar Tito

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0xA_fYobRB33A1H4Ad0_zUE-4zmRBSobBtngcjKhuJplKHfYXjdsZykLRz9nqepsN0nxdqIKyQxWloWW-83mzkV05jn5oXboOfWfaldhNZT1nb9tZmmHGovPl3WfZ8JnZrE1sEC3ZvdZndvUAhQao5Mop_YxIvgVfiS5nKLX-21TY3_RAslK5zi-Z/s1600/LOGOnovoCETIPET2018.jpg

 

 

 

Imagem do novo LOGO do CETI Professor Edgar Tito

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_-pRpttOZXuS66f-NoHi5S2vHs13Lm19ZwCYS4PSYH3kVT5JYJHKdWxYKEUBIEGw806_b3qBYtF1zyEriHfOz9kNfCKtYcf_t-0UUuioUTKOUHtVNjHtjn7CZUSWlKFg0JhK5EPIZIshhnD7IYCJ1m0cgYsFAApWi7pxYClje86OYzaT8i8FLZ2PU/s320/LogoCETIPET_01_-.jpg

 

 

Logomarca da Biblioteca do CETI Prof. Edgar Tito

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoHDx-3Xg87Sks_LWiRGERpDlJFaKtNmkLh7MujiUNRMfDXzujMKuEIBHE-ubu6ZBWeVf6J5Wes-mZ5VEeTsv7Cc5VWUEtEgJ9w7onqd92EbAwIaGRoSOJgkUheGEMYMWGemiJCFTveRI5ypn1jbeAQSsihfEdSDTDh_nOaEb45AsF3uWinuvJYh-s/s320/BibliotecaCETIPET_1.jpg

 

 

Veja(m) essas três (03) imagens no Mural.

 

(Ou, agora, com a confirmação de assinatura do "Site" do Escritor, em 09/05/2023, aqui, adiante:)  

 

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CETI Professor Edgar Tito ThePI
Enviado por CETI Professor Edgar Tito ThePI em 07/05/2023
Reeditado em 09/05/2023
Código do texto: T7781899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.