EXTERNATO MENINO JESUS

Rua Lino Coutinho, 1246 – Ipiranga – SP.

De volta ao passado, recordei que recebia da professora Dona Apolônia Carvalho Cruz, o meu diploma do 4.o ano primário, em dezembro de 1958. Meus irmãos, Rubens Aparecido de Oliveira e Ademir Antônio de Oliveira, também estudaram no mesmo externato.

Dona Maria Lopes Mendonça (prima do meu pai) era diretora e socia-proprietária do Externato Menino Jesus. Ela comentava sobre o meu bisavô Adolpho Júlio Machado dizendo que ele foi juiz na região de Ibitinga/Itápolis-SP., mais ou menos em 1903.

Depois que sai da escola nunca mais voltei a revê-la, e neste dia 10 de abril de 2023, resolvi pesquisar no site “FamilySearch”, se conseguiria achar alguma informação sobre ela.

Digitei Maria Lopes Mendonça no link de pesquisa, e tive a sorte de encontrar três certidões, uma de óbito de Maria Lopes Mendonça e de sua filha Rubia e de Fausto Lopes Mendonça, pai da Rubia.

Dona Maria Lopes Mendonça, nasceu em Brotas-SP, em 1886, e faleceu no sobradinho em que morava, em 2 de julho de 1963, mesmo local do Externato Menino Jesus.

O fato interessante foi que, tio Brás Osório de Oliveira precisou renovar a sua CNH-Carta Nacional de Habilitação, ele era motorista profissional, e quando entregou os documentos para o Sr. Fausto Lopes de Mendonça, dono da Autoescola, ficaram sabendo que eram primos. Não recordo se a Autoescola era estabelecida no bairro do Ipiranga-SP.

Dessa descoberta foi que nós três irmãos fomos estudar no referido externato, tempos em que morávamos no bairro de Vila Carioca-Ipiranga-SP.

Maria Lopes Mendonça, filha de: Joaquim Gonçalves Lopes e Maria Venância Lopes, viúva de Antônio Gonçalves Mendonça.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 12/04/2023
Código do texto: T7761730
Classificação de conteúdo: seguro