Biografia de Cândido José Lopes

BIOGRAFIA DE CÂNDIDO JOSÉ LOPES

(Morei e estudei três anos em Januária.

Fui várias vezes ao distrito de Brevo do Amparo, atualmente quase ligado com Januária, onde morou e casou Cândido Josė Lopes. Há pouco mais de um ano voltei lá. Fiz algumas pesquisas sobre a passagem dele na região, mas não consegui informações seguras. Daí ser importante registrar em tempo hábil a passagem das pessoas e a reconstrução de suas memórias)

Cândido José Lopes, segundo registros do escritor e historiador Oscar Reis Durães nasceu em 1849, tendo nascido presumivelmente em Januária (MG). Maria Cândida Lopes (1899-1993), minha avó paterna me dizia que seu pai Cândido José Lopes nasceu em Manga (MG), na divisa com a Bahia, a 108 quilômetros abaixo de Januária, na margem esquerda do rio São Francisco. (O local em que nasceu não sabemos determinar com precisão, porém, o mais importante é registrar a sua história de vida e a preservação de sua memória).

Em meados de 1880, já viúvo da primeira esposa Alexandrina, chegou à região do alto Urucuia trazendo a filha Inês Alexandrina Lopes, vindos de Brejo do Amparo distrito de Januária. Chegando a Buritis contraiu núpcias com Ana Josefina de Queiroz, filha do fazendeiro Marcolino de Queiroz, nascendo dessa união sete filhos, a saber:

Antonino Cândido Lopes, Ana Josefina Lopes (Cota), Hemetério Cândido Lopes, José Antônio Lopes (Zé Lopes), Maria Cândida Lopes (Maroca), Hemetéria Josefina Lopes e Cândido José Lopes Filho (Candocha).

Maria Cândida Lopes (Maroca), afirmou ainda, que em vista de seu pai ter ficado viúvo pela segunda vez, a filha mais velha, chamada carinhosamente de "Dadá Inês" ajudou na criação dos irmãos mais novos.

Em Buritis, foi comerciante, proprietário da Fazenda Pernambuco, pecuarista e juiz de paz. Naqueles tempos difíceis, mas com a visão progressista, chegou a trazer de Januária uma professora, custeando por conta própria as suas despesas e os salários.

Em sua homenagem, por volta de 1956 foi fundada a primeira escola pública de Buritis, com a denominação de Grupo Escolar Coronel Cândido José Lopes, vindo a ser extinta por volta de 1963, sendo criada a Escola Municipal Cândido José Lopes pelo decreto 9892 de 8 de março de 1960 do governador Israel Pinheiro, passando recentemente a ser denominada Escola Cívico-Militar Cândido José Lopes pelo decreto 10004 de 5 de setembro de 2019.

O título que tinha de Coronel, era uma patente comprada e concedida pelo governo a uma elite da época, como os grandes proprietários rurais, comerciantes e diversos políticos com influência sobre a população. Capitão, Major, Coronel, eram, portanto, autoridades incontestáveis e respeitadas.

Finalmente, veio a falecer em 1913 durante uma viagem à Pirapora (MG) em busca de tratamento médico. Já doente, viajou a cavalo até São Romão e de vapor para Pirapora. O sepultamento ocorreu em Lassance, na época um povoado próximo de Várzea da Palma e de Pirapora, no norte de Minas. Encontravam-se com ele, a terceira esposa, Maria Pereira de Brito, conhecida como Maria Bita e o primeiro neto de sete anos, Querubino Fonseca Melo. Segundo a informação do escritor e professor Xiko Mendes, natural de Formoso (MG), Maria Pereira de Brito, nasceu na Serra das Araras e faleceu em 16 de setembro de 1947 em São Francisco (MG). Casou duas vezes e não deixou filhos.

(Fontes de pesquisa: Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano, do escritor Oscar Reis Durães, Maria Cândida Lopes (1899-1993) e pelo escritor e professor Xiko Mendes, entre outras.)

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 08/04/2023
Reeditado em 01/05/2024
Código do texto: T7758849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.