Biografia de Julieta Antônio da Rocha
BIOGRAFIA DE JULIETA ANTÔNIO DA ROCHA
(Minha querida e saudosa mãe)
Julieta Antônio da Rocha nasceu no dia 19 de junho de 1921, na Fazenda Pé da Serra, a 25 quilômetros de Buritis (MG). Era a filha mais velha do fazendeiro Honório Antônio da Rocha e de Theodora Antônio da Silva, tendo como irmãos, Cláudio Antônio da Rocha e Raimundo Antônio da Rocha. Realizou seus estudos iniciais na própria Fazenda, através de professora particular.
Mais tarde, mudou-se com os pais e os irmãos para a Fazenda Lamarão, na margem direita do rio Urucuia, a 18 quilômetros de Buritis. No dia 21 de setembro de 1941, aos 20 anos contraiu núpcias com Raimundo Ferreira do Prado, passando a residir, dessa vez, na Fazenda Barriguda, com a sede na margem direita do córrego Rabicho, distante 30 quilômetros de Buritis, nascendo dessa união seis filhos, a saber: Olga Ferreira do Prado, Maria da Pena (falecida aos 8 meses), Ordália Ferreira do Prado, Onofre Ferreira do Prado, Ornelina Ferreira do Prado e Ondina Ferreira do Prado, sendo todos os partos realizados na Fazenda, com a assistência de parteira, uma vez que naquele tempo não havia médico na região.
Em 1953 com a venda da Fazenda Barriguda e a compra da Fazenda Ribeirão ou Curral Velho, mudou-se para a Fazenda Ribeirão, também denominada de Fazenda Curral Velho, a 15 quilômetros de Buritis. E, em 1957, mais uma vez, mudou-se para Buritis, a fim de acompanhar os filhos na escola, vindo ali a falecer de mal súbito, no dia 6 de março de 1958, antes de completar 37 anos, deixando os filhos órfãos e menores de idade. O sepultamento ocorreu no cemitério de Buritis, naquele tempo distrito de Unaí.
Julieta Antônio da Rocha, com zelo e responsabilidade, dedicou toda a sua vida às tarefas de casa, da família, da criação e educação dos filhos. A passagem dessa grande mulher aqui na terra foi curta e cheia de muitas lutas, mas a sua memória e o seu nome, hão de continuar vivos para sempre entre os seus filhos e todos os seus descendentes.