MARIA DO SOCORRO DE SOUSA

● Maria do Socorro de Sousa (Socorro de Chico Olinto), nasceu no Distrito de Baixa Grande em 07/03/1938, sendo filha do casal: Epaminondas Marcos de Oliveira e Maria Guedes de Oliveira.

● Com 01 anos e 15 dias perdeu a sua mãe, Maria Guedes, que faleceu em 22/03/1939.

● Sua infância foi sofrida, haja vista o drama em que viveu: ficar sem a presença materna muito nova, ser criada pela madrasta; Maria Marcos de Oliveira, irmã do seu futuro marido. Os trabalhos que desempenhou nesse período, etc.

● Em 27 de Julho de 1955 se casou com Francisco Olinto de Sousa, filho de Olindo Rodrigues e Ana Rosa de Jesus, com quem 07? filhos: Franciel, Franciê, Josefa Lucinelda (Galega), Lucieuma, Noaldo, Mário e Maria Lucieuda (Euda, em memória).

● Maria do Socorro, desempenhou uma função muito importante para a história e desenvolvimento do Distrito de Baixa Grande. A exemplo de Adelayde Maria da Conceição (Madrinha Dylaide), Maria Dina de Jesus, entre outras, Socorro, atuou como parteira, encerrando assim este ciclo, como a última parteira pertencente e que residia na comunidade.

● Como gostava da área da saúde, levou em frente seus estudos. Se formou em Auxiliar de Enfermagem e por muitos anos atuou na sua especialidade. A sua contribuição histórico-social no Distrito de Baixa Grande se deu com maior relevância com a chegadas dos missionários italianos no território Cachoeirense. Juntamente com Padre Mauro, Padre Giuliana, André, entre outros, fundou na nossa comunidade a primeira unidade de saúde que funcionou no final da década de 60, provavelmente em 1968, numa casa que atualmente existe nos nossos dias e se encontra ao lado da residência do Senhor José Alves de Lima (Zé Grande).

● No dia 01/11/1976, com a extinção do antigo posto de saúde, começou a trabalhar de carteira assinada na segunda unidade de saúde da nossa comunidade, no posto Vicente Pereira da Costa. O local ainda existe atualmente ao lado da casa de Chico Pereira. Antes disso, fazia atendimentos na sua casa, depois na casa de Maria Eulina, ao lado da sua casa, e só depois no posto fixo. Também deu plantão em Cajazeiras – PB e em Cachoeira dos Índios – PB.

● Em 06/04/2006, partiu para a eternidade sua filha, Maria Lucieuda (Euda), fato que marcou muito a sua vida como mãe.

● Em 20/01/2008, ficou viúva, partiu para a casa do Pai seu esposo, Chico Olinto.

● Católica praticante, foi zeladora do movimento Apostolado da Oração, membro do conselho administrativo da capela, participava da pastoral do dízimo, desempenhou a função de catequista, entre tantas outras.

● Seu exemplo, carregado de sentido histórico, permanecerá para as gerações futuras do nossa Distrito, como o de alguém que entendeu profundamente o significado da palavra Servir.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 06/02/2023
Código do texto: T7713007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.