maria

mulher negra, pobre, do interior.

como ela viveu?

nasceu aproximadamente nos anos 1930 a 1935. aos 29 anos deu a luz à minha mãe.

bateu uma vontade enorme de tê-la conhecido.

que tipo de personalidade tinha uma mulher naquela época, seus valores, suas ideias sobre o mundo, seu jeito de pensar, suas manias, seu senso de humor e o que achava sobre o amor.

como era sua rotina. o que fazia por si mesma, sua vaidade, sua força e se era uma mulher que sorria. se seu tom de voz era suave e aconchegante, se ela sabia dançar, se era criativa. como era estar cercada por seus filhos, e o que faziam juntos, quais eram seus assuntos, como ela cuidava deles. se sentiam falta dela quando não estava, se faziam questão de seu colo e seu abraço no fim do dia. Será que tinha sonhos?

Ah vó Maria... como me encantam seus mistérios. De alguma forma mística sempre a senti em mim e vê-la em todas as suas filhas era como sabia que ela estava ali.

Sabia que tivera um bom coração e que era fiel a seus sentimentos.

Podia sentir sua leveza e aconchego quando pensava nela. Sentia-se acolhida.

Ouvia uma de suas filhas dizer que vó Maria era discreta. Já imaginava um sorriso tímido, olhar baixo mas não oprimido, pouca vaidade e fiel a seus instintos.

não sabia porque mas pensava que no abraço de vó Maria sempre cabia mais um, e todos se sentiam igualmente amados por ela sem deixar de amparar ninguém.

Aos 12 anos de minha mãe vó Maria faleceu.

Baixinho agradecia a Deus por Maria ter vindo a este mundo, a amava e sabia que teria sido muito amada por ela.

Respeito, orgulho e admiração por ti Maria

emillybuscaroli
Enviado por emillybuscaroli em 14/12/2022
Reeditado em 14/12/2022
Código do texto: T7671384
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.