maria
mulher negra, pobre, do interior.
como ela viveu?
nasceu aproximadamente nos anos 1930 a 1935. aos 29 anos deu a luz à minha mãe.
bateu uma vontade enorme de tê-la conhecido.
que tipo de personalidade tinha uma mulher naquela época, seus valores, suas ideias sobre o mundo, seu jeito de pensar, suas manias, seu senso de humor e o que achava sobre o amor.
como era sua rotina. o que fazia por si mesma, sua vaidade, sua força e se era uma mulher que sorria. se seu tom de voz era suave e aconchegante, se ela sabia dançar, se era criativa. como era estar cercada por seus filhos, e o que faziam juntos, quais eram seus assuntos, como ela cuidava deles. se sentiam falta dela quando não estava, se faziam questão de seu colo e seu abraço no fim do dia. Será que tinha sonhos?
Ah vó Maria... como me encantam seus mistérios. De alguma forma mística sempre a senti em mim e vê-la em todas as suas filhas era como sabia que ela estava ali.
Sabia que tivera um bom coração e que era fiel a seus sentimentos.
Podia sentir sua leveza e aconchego quando pensava nela. Sentia-se acolhida.
Ouvia uma de suas filhas dizer que vó Maria era discreta. Já imaginava um sorriso tímido, olhar baixo mas não oprimido, pouca vaidade e fiel a seus instintos.
não sabia porque mas pensava que no abraço de vó Maria sempre cabia mais um, e todos se sentiam igualmente amados por ela sem deixar de amparar ninguém.
Aos 12 anos de minha mãe vó Maria faleceu.
Baixinho agradecia a Deus por Maria ter vindo a este mundo, a amava e sabia que teria sido muito amada por ela.
Respeito, orgulho e admiração por ti Maria