PREFÁCIO DO MEU LIVRO E DE TODA A HISTORIA DE PERNAMBUCANO, RECIFE, OLINDA E VITÓRIA DE SANTO ANTAO

Eu quero por primeiramente em uma grande abreviação de meus entendimentos que falo aqui sobre todas as historias de Pernambuco, recife, Olinda e Vitoria de santo Antão que descrevo a simplicidade mais cativa de grandes e inesquecíveis cidades que tenho como patrimônios culturais da humanidade e que meu trabalho tenha trazido para com todos uma imensa ternura de artefatos e tradições que muitas pessoas ainda talvez não conheçam a riqueza de nosso estado e cidades vizinhas e que existe em cada sentimento de paz e amor um grande reconhecimento sobre nossa pátria amada que nos revela algo bem significante de expressão e esplendor pelas as nossas origens e nação que nos mostra a grande conquista e a verdadeira historia de um povo pobre e rico que cresceu da lavoura de cana e no campo seco e insolarado quando o nordeste passava por seu desenvolvimento ate os dias mais atuais que fez o homem do campo mostra todo o seu potencial de trabalho quando a seca lhe consumia intensamente sua vida que lhe fez ressoar sobre seus direitos e trabalhos que lhe fez viver e crescer sobre um compromisso de luta e harmonia com a sua natureza que hoje totalizamos milhares de desempregados e virmos a totalização de grandes pessoas que desenvolveram da terra a agricultura quanto também ao pé de serra que se começa com a cultura sertaneja que nos espira por suas canções e criações que sempre tocou na alma matutina do sertanejo as mais que lindas canções de forro, xaxado e baião e musicas sertaneja que falam de amor, trabalho e luta que nos faz compreender seu valor e empreendimento sobre o brasil ao nordeste brasileiro que foi simplesmente um senário catastrófico que ao mesmo tempo se cruzavam sobre a solidão do sertão que se conta que o mar iria retomar seu lugar voltando ao sertão que de sua imensidão se tira varias tradições que a mente do povo de lá tenha sido transbordada sobre um mar de grandes realizações que me faz sentir a beleza das flores em nosso jardim hoje em dia quando a cultura ganhou espaço e forma como uma serpente em que o homem seja o leão do norte que nos banhou com suas tradições e fez o homem cultivar da seca a sonora sanfona que na tradição se começa com o zabumba e o triangulo a mostra seu cultuado som com palavras doses e valentes de homem fortes que fizeram crescer o nordeste brasileiro e o cultivo antepassado do homem do campo quando os negros escravos situavam e moravam a larga solidão do entardecer em que suas promessas de paz e sossego que ficaram guardadas na vasta solidão que se diz que do pó da terra se desenvolveu a criação e o nordeste se valorizou e que sempre mostrar que seu povo mostrou o quanto suado e trabalhado se emergiu uma nação que se identificou com a arte e a cultura que hoje mostramos seus trabalhos e que somos competentes com a escravidão e que os leões se deram com o mormaço da catinga que se vai ao quasar do sertão e aqui eu deixo com muito amor e orgulho uma grande descrição sobre belas cidades do nosso interior quanto da nossa cidade que realmente não possamos se perder entre ruas e festas porque a tradição nos valoriza aos contentos valores de nossa épocas que por onde passamos a festas e lutas de grandes heróis que deram sua vida para um fundamento mais prestigioso de duas cidades que quase se tem a mesma idade chamadas de recife e Olinda que sempre são adoradas por todos nós e que falo do suor repentino do nordestino que ama sempre seu bravo e forte estado que sempre ficara guardado na linguagem de um povo feliz e descendentes de varias raças que conquistaram e muitos invadiram as nossa cidades que hoje são palcos e patrimônios culturais da humanidade e quero agradecer a todos os meus caros e ilustres amigos por minha dedicação a simplicidade de mostra toda a historia de nossa gente e de nosso querido estado e muito obrigado a todos de coração.

Por: Roberto Barros