LEIA, OLHE PARA SI MESMO (A) E ME JULGUE!

SE VOCÊ TIVER TEMPO, LEIA ESTE TEXTO, VEJA QUEM SOU, OLHE PARA SI MESMO (A), E, DEPOIS, VOCÊ PODE ME JULGAR!

Obs.: Resposta a um professor, mas serve para qualquer pessoa que me critica ou me odeia.

O meu nome é Domingos Ivan Barbosa. Por favor, assuma a minha vida, desde a minha infância. Nasça no Mosquito, povoado de Pastos Bons/MA. More em um povoado sem luz elétrica, sem água. More numa casa de taipa e coberta de palha. Quando criança e adolescente, vá procurar pequi, bacuri, fava d'anta e fava para gado bovino no mato: vá procurar tudo isso para vender. Vá procurar carvão nas queimadas para cozinhar o alimento para sua família. Vá caçar o jumento no mato, pelo rastro do jumento, para buscar água distante. Se não achar o jumento logo, venha para casa e vá buscar água no ombro, a uns dois quilômetros de distância. Quando o dono da propriedade onde existe um olho d'água impedir que os moradores do Mosquito peguem água nessa fonte, que é a melhor água que você já bebeu, pegue uns galões e fique esperando carona para buscar água a uma distância de 6 (seis) quilômetros de casa, em um povoado chamado Boa Esperança.

Você é apenas um adolescente com menos de 14 anos. Uma vez na sua vida, saia de casa às dez horas da manhã e chegue somente às dez horas da noite, com fome, porque você não encontrou carona para trazer a água para casa.

Nessa vida diária, ame o estudo, ame os livros e estude. Caminhe quilômetros, desça uma ladeira para estudar. Saia de sua casa, caminhe mais ainda, com apenas onze ou doze anos, desça uma ladeira e peça a uma senhora que lhe empreste seus livros de Literatura de Cordel para você ler em casa. À noite, sob a luz de uma lamparina, leia alto, não para se exibir, mas por amor, satisfação e prazer. Você ama os livros. Os vizinhos escutam, e alguns vêm ouvir as histórias de perto: Juvenal e o Dragão, Zezinho e Mariquinha, Antônio Cobra Choca, A Princesa da Pedra Fina e tantos outros livros.

Quando não tiver professor (a) onde você mora, caminhe quilômetros na BR 230, até a Boa Esperança; são 6 (seis) quilômetros de sua casa: lá tem o professor Elias. Certa vez, ao chegar da escola, você escuta alguém a uma distância de 100 (cem) metros dizendo alto sobre você: "Aquele ali vai endoidar de estudar".

Um pouco maior, jogue bola todas as tardes, e ame jogar bola, é uma alegria para você. Ame o mato. Perca-se no mato. Leve estrepada no mato. Encontre espinhos. Espinhe-se. Leve chuva no mato.

Existem pessoas que não querem que você estude, e você é apenas uma criança e adolescente. Certa vez, com 17 (dezessete) anos, diga para a sua mãe: "Mãe, ou eu vou estudar, ou eu vou cortar cana no Mato Grosso". Homens do Mosquito e de outros povoados trabalhavam no Mato Grosso. Sua mãe é apegada aos filhos. Ela não quer que você vá embora. Então ela conversa com uma prima de primeiro grau. Sua tia, prima da sua mãe, aceita você na cidade de Pastos Bons, e lá você fica durante os anos 1997 e 1998, sem nunca discutir com ninguém da casa, com um comportamento impecável. Você chega à cidade de Pastos Bons numa segunda-feira, dia 10 (dez) de março de 1997.

Em 1999, sua mãe aluga uma casa em Pastos Bons e vai morar com você. Vocês moram em várias casas alugadas na cidade. A casa do povoado Mosquito cai. Sua mãe quebra coco para se sustentar, trabalha na roça. Depois, vem o aposento dela. Depois, um neto da sua mãe vem morar com vocês, para estudar. Vem uma neta, vem outra neta, vem outra neta, vem outro neto.

Você começa a participar de um grupo de jovens da Igreja Católica; torna-se coordenador, participa das missas, vai a encontros, faz o Ensino Médio por meio do Telecurso 2000, vai morar no Seminário em Balsas; depois, no Seminário em São Luís; você se forma e volta para a cidade de Pastos Bons.

Antes de ir morar em Balsas e São Luís, você apresenta programas de rádio, um programa da Igreja e um do Comitê da Cidadania. Já formado, você apresenta o programa da Igreja (religioso) e um seu (com informações, músicas, reflexões, educativo).

Você discursa em palanque, deixa de apresentar programa de rádio, debate sobre política em rede social, faz muitos textos sobre política, mas deixa de debater, você se cansa de debater.

Você é aprovado em quatro concursos públicos. Vai trabalhar na Zona Rural de Uruçuí, no Piauí, todas as semamas, sem faltar; você vai de moto: são 165 quilômetros de sua casa, em Pastos Bons, até lá. Você trabalha nos Tucuns, concursado, durante um ano e meio. No primeiro dia de trabalho, quando sai da escola, uma senhora, perto de sua moto, debaixo de uma mangueira, espera por você. Ela convida você para ficar com ela e a família nos Tucuns, e não ficar na cidade de Uruçuí. Você aceita. Às vezes, você dá suas aulas e vai dormir na cidade de Uruçuí, mas você fica mais com a família dessa mulher nos Tucuns. É ajuda divina para você.

Depois de um ano e meio, pede exoneração do trabalho nos Tucuns e vai trabalhar na cidade de São João dos Patos, Maranhão, após ser aprovado em mais um concurso. Da sua casa até a escola atual são 52 quilômetros.

Você trabalha na cidade de Uruçuí, pelo estado do Piauí, concursado. Você já foi aprovado em três concursos no Piauí (dois municipais e um estadual) e em um municipal no Maranhão. Você atua em dois estados: Piauí e Maranhão. Você trabalha em Uruçuí e em São João dos Patos. Em Uruçuí, pelo estado do Piauí. Em São João dos Patos, pelo município de São João dos Patos, Maranhão. Você mora em Pastos Bons. Você já levou muitas chuvas nas costas, andando de moto para o trabalho. Por isso, comprou um carro.

Você já construiu uma casa, ajudou a sua mãe a comprar a primeira casa e você reformou e ampliou essa casa três vezes. Você cuida da sua mãe com amor.

O seu velho pai sofreu muito. Sua querida mãe, mesma separada do seu velho pai, colocava comida no prato, e você, tímido, uma criança, ia deixar comida para o seu pai. Ele morava no Mosquito.

Você mora em Pastos Bons, Maranhão. Antes de ser concursado, você foi professor contratado pelo estado do Maranhão, para os Ensinos Fundamental Maior e Médio. Você foi contratado nos anos 2008, 2009, 2010 e 2011. Você tem uma excelente biblioteca. Só na cabeceira da sua cama, ha dezenas de livros: Taoismo, budismo, estoicismo, epicurismo, Joel S. Goldsmith, Evangelho de Jesus segundo Tomé.

Você já foi professor de Matemática e Português no Ensino Fundamental Maior e no Ensino Médio. Já foi professor de Biologia, Inglês e Ensino Religioso no Ensino Médio. Já foi professor de Ciências no Nono Ano (Ensino Fundamental). Você é professor de Filosofia, Sociologia e Arte no Ensino Médio. Você é professor de Filosofia, História e Arte no Ensino Fundamental Maior.

Você já leu centenas de livros. Entre eles, mais de trinta livros de Osho, vários de Krishnamurti. Você ama o Taoismo, o budismo, o estoicismo. Você ama a Vida e os ensinamentos dos Sábios. Você ama a Verdade e a Sabedoria.

Por favor, seja quem eu fui, assuma a minha vida, seja quem eu sou. Depois, venha me julgar, ou tome vergonha na cara. Vá cuidar da sua vida!

Uruçuí/PI, 22 de novembro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 22/11/2022
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T7655461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.