Ascensão de Alexandre ao poder

(21 de julho de 356 a.C. – 10 de junho de 323 a.C.), comumente conhecido como Alexandre, o Grande

Os macedônios eram um povo que habitava o norte da Grécia e que se considerava helenizado, inclusive compartilhando muitos elementos culturais com os gregos. Em 338 a.C., durante a Batalha de Queroneia, Filipe II da Macedônia venceu uma liga grega liderada por Atenas e Tebas e marcou o início do domínio macedônico na região. Esse foi o fim do período clássico da história grega e início do período helenístico.

Filipe II tinha planos de organizar um grande exército, composto de macedônios e gregos, para iniciar uma campanha de conquista dos territórios do Império Persa e derrotar o rei Dario III.

Seu projeto era visto com desconfiança por muitos gregos, sobretudo pelos atenienses. Em 336 a.C., o plano de Filipe II foi colocado em xeque após ele ser assassinado por seu guarda-costas, Pausânias. O assassinato de Filipe II, segundo os historiadores, pode ter acontecido por questão pessoal e passional envolvendo ele e Pausânias, como pode ter sido também parte de uma conspiração dos inimigos do rei visando assassinar tanto Filipe quanto Alexandre, seu filho e sucessor. Com o assassinato de Filipe II, Alexandre assumiu o trono macedônio aos 20 anos.

O assassinato de Filipe em 336 a.C. desencadeou uma forte crise na Macedônia, e Alexandre teve de assumir posturas enérgicas para reafirmar seu poder sobre a região. Primeiramente, Alexandre precisou impor-se contra usurpadores que tentavam tomar seu trono: seu primo Amintas e os príncipes da família que controlavam uma região chamada Lincestida.

As ações de Alexandre foram eficazes, e Amintas e os príncipes da Lincestida foram executados a mando do rei macedônio. Além disso, povos sob domínio da Macedônia – com destaque para os ilírios – aproveitaram-se da instabilidade do poder e atacaram os macedônios.

Alexandre rapidamente contornou essas rebeliões. Por fim, um boato sobre a sua morte em batalha contra os ilírios fez com que a cidade de Tebas se rebelasse contra os macedônios.

Alexandre reconquistou-a, esmagou a rebelião e ofereceu o saque da cidade aos seus soldados como punição aos tebanos. Após consolidar seu poder na Macedônia e na Grécia, Alexandre formou um grande exército composto por gregos, macedônios e outros povos conquistados, como os tribalos e peônios, e iniciou a campanha de conquista da Ásia, dominada pelos persas desde 334 a.C.

Na Macedônia, deixou Antípatro como governante de confiança."

 

 

Veja mais sobre "Alexandre, o Grande" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/alexandre-imperio-macedonia.htm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikipédia e a enciclopédia livre
Enviado por Afonso Rego em 14/11/2022
Código do texto: T7649857
Classificação de conteúdo: seguro