Pedro Alexandre – os falecidos gestores (in memoriam)

No quadro administrativo de Pedro Alexandre, quatro notórios políticos predominaram como gestores desde a sua emancipação ocorrida em 1962. O encerramento dessas oligarquias políticas se deu com as eleições alternadas entre outros candidatos na região serrana após o ano de 2004. Estas entidades políticas atualmente se encontram falecidas, contudo, seus feitos no município estão vivos na forma de obras que servem para as novas gerações. Aqui, em memória, fazemos um resumo biográfico de cada gestor diluindo uma quantidade enorme de informações em um texto curto de apresentação. Nesse sentido, as informações contidas são em parte oriundas das respectivas famílias de cada político.

⊛ Heraldo Carvalho (1930-1999)

Heraldo de Carvalho (Vila Serra Negra, 09 de maio de 1930 — Aracaju, 28 de julho de 1999), foi um fazendeiro e político brasileiro que administrou o município baiano de Pedro Alexandre. Como político, foi o primeiro a alcançar o cargo de prefeito e foi gestor do município por três diferentes mandatos. Se notabilizou pela construção dos prédios do Clube Vaporzinho; do Hospital; do Mercado municipal da sede e de Malhada Nova; bem como praças e a construção e implantação de um banco através do Baneb (LIMA, 2022).

Em sua gestão entre 1977 e 1982 se tornou uma personalidade pelos esforços em apoio à construção da agência do Baneb e suas obras. Na ocasião do acidente aéreo de Itabaiana, Heraldo era o prefeito do município de Pedro Alexandre e, segundo o Jornal Gazeta de Sergipe, tão logo soube do acidente, dirigiu-se à Itabaiana e informou que os engenheiros do Baneb foram ao seu município inspecionar obras financiadas pelo banco (SANTOS, 2011). A canção "Serra Negra da Bahia" elaborada pelo cantor e compositor de forró e vaquejada Josa Vaqueiro do Sertão é uma cortesia ao município de Pedro Alexandre e ao ex-prefeito Heraldo. Em sua homenagem, o campo de futebol da Rua Velha é chamado de "Heraldão" pelos moradores da cidade. Filho de Flora Maria de Carvalho e João Maria de Carvalho, Heraldo tinha como conjugue dona Otacília de Almeida Carvalho, com quem deixou dois filhos. Seus filhos são João Maria de Carvalho Neto e Ana Margareth Almeida Carvalho.

⊛ Evaldo Carvalho (1939-2009)

Evaldo de Carvalho (Vila Serra Negra, 08 de fevereiro de 1939 — Paulo Afonso, 19 de setembro de 2009), foi um fazendeiro e político brasileiro que administrou o município baiano de Pedro Alexandre. Como político, atuou no cargo de vereador e foi gestor que mais atuou no município — por quatro diferentes mandatos (LIMA, 2022). O ex-prefeito se notabilizou pela construção da maternidade local, creches, praças e o Colégio Guilhermina, onde fundou o ginásio e o magistério da cidade de Pedro Alexandre. Além disso, construiu três postos de saúde e levou para o município água encanada, luz elétrica e telefone (FRANCO, 2009). Em seu terceiro mandato (1983-1988), segundo informações da Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre (2022), teve como vice-prefeita Clotilde do Cipó de Leite (Tidinha) — a qual se tornou notória por ser a primeira vereadora do município. Entre Muitos cidadãos chamam a BA-365 no trecho de Pedro Alexandre-Carira como "Estrada Evaldo de Carvalho". Filho de Guilhermina Almeida e João Batista Carvalho, Evaldo era primo de Heraldo de Carvalho e deixou oito filhos. Entre eles, destaca-se o então vereador Joab Carvalho e Iury Carvalho.

⊛ João de Oiô (19xx-2014)

João Costa de Carvalho ( — Pedro Alexandre, 02 de dezembro de 2014) foi um fazendeiro e político brasileiro que administrou o município baiano de Pedro Alexandre. Como político, atuou no cargo de prefeito e foi o gestor com a mais rápida atuação no município — apenas dois anos de mandato . Foi o 3º prefeito de Pedro Alexandre, de 01 de janeiro de 1971 a 31 de dezembro de 1972, empossado ao cargo diretamente através da eleição municipal (LIMA, 2022). Em sua época, talvez, foi o melhor prefeito, construiu o 1º posto de saúde do município e construiu o primeiro açude (MAX, 2014). Conforme Alves (2013), em junho de 2013, a Câmara de Vereadores de Pedro Alexandre-Bahia realizou uma Sessão solene em homenagem aos 90 anos do ex-prefeito João de Oiô, na oportunidade foram convidados a fazer parte da mesa os ex-vereadores presentes Antônio José da Silva (Toinho Mossoró), José de Almeida Carvalho (Zé de João) e Renato Hungria (Renatinho). João de Oiô era primo de Heraldo de Carvalho e de Evaldo de Carvalho e deixou cinco filhos. Entre eles, destaca-se o José Maria Nacimento Carvalho (Zé Maria) que foi candidato à prefeito do município e Orlando Nascimento Carvalho que é pesquisador e historiador.

⊛ Petrônio Gomes (1965-2016)

Petrônio Pereira Gomes (Serra Talhada, 12 de novembro de 1965 — Pedro Alexandre, 30 de julho de 2016), foi um corretor de seguros, gerente de agências bancárias e político brasileiro que administrou o município baiano de Pedro Alexandre. (LIMA, 2022). Como político, foi prefeito de 1997 até 2000 e o primeiro a alcançar uma reeleição ao cargo em Pedro Alexandre . Se notabilizou pela política assistencialista, onde formou a casa de apoio de Pedro Alexandre em Itabaiana e de Aracaju. Na zona rural, construiu estradas, deu suporte para as associações, perfurou 16 poços artesianos e 37 represas. Na cidade, construiu calçamentos e formou o "Setor de Transporte". Em sua reeleição em 2000, se tornou uma personalidade política ao ser eleito com 70,1% dos votos válidos. Segundo Souza (2013), Petrônio foi o prefeito mais votado do Brasil em termo proporcional na época. A canção "Vaqueiro progressista", elaborada pelos cantores e compositores de forró e vaquejada Vavá Machado e Léo Costa em 2005, foi uma cortesia ao ex-prefeito. Em sua homenagem, a Rodovia BA-386 passou a se chamar Rodovia Petrônio Pereira Gomes em 2018. Filho de Rita Pereira Gomes e Pedro Gomes da Silva, Petrônio era conjugue de dona Valdeci Souza Costa Gomes (Cica), com quem deixou três filhos. Seus filhos são Pedro Gedeão Costa Gomes, Maria da Conceição Costa Gomes e Pâmela Waleska Costa Gomes.

Fontes:

ALVES, Ozildo. Ex-prefeito de Pedro Alexandre é homenageado. Ozildo Alves Notícias. Paulo Afonso. 2013.

FRANCO, Tasso. Deputado lamenta morte de ex-prefeito de Pedro Alexandre, Evaldo Carvalho. Bahia Já – Jornalismo da Integração. Salvador. 2009.

LIMA, Ricardo Junio Feitosa. Acervo enciclopédico. Bahia, junho de 2022. Facebook: Acervo Pedro Alexandre. Acesso em: 07 set. 2022.

MAX, Raul. Aos 91 anos, morre o ex-prefeito de Pedro Alexandre “João de Oiô”. Bob Charles. Bahia. 2014.

PEDRO ALEXANDRE, Prefeitura Municipal de. Dona Clotilde do Povoado Cipó de Leite, 1ª mulher a ser vereadora em Pedro Alexandre. Documentação Audiovisual. Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre. Bahia. 2022.

SANTOS, Robério. Acidente aéreo em Itabaiana mata quatro, 11° Edição, Jornal OMNIA. Sergipe. 2011.

SOUZA, Carlino. Pedro Alexandre-BA: Ex-prefeito Petrônio Gomes, comemora aniversário e é recebido com festa. Carlinosouza Notícias. Bahia. 2013.